Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sábado, 25 de março de 2017

SESC GARANHUNS LANÇA PROJETO ARTE DA PALAVRA

Pensando no desenvolvimento, na difusão das artes, no conhecimento e na formação dos agentes culturais, o Sesc lança o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto  desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com outros Regionais que promoverá  no período de 27 a 31 de março a oficina Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita), ministrada pelo escritor Dennis Radünz de Santa Catarina.
O projeto Arte da Palavra, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.
O projeto consiste num circuito nacional de manifestações literárias, composto por 3 eixos:
- Circuito de Autores – circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias.
- Circuito de Oralidades – circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.
- Circuito de Criação Literária – composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.A OFICINA -Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita) que tratará de procedimentos para escrita do reconto. Infância. Memória. Fontes históricas: fábulas. A história oral. Reconto como “memória literária” (gênero da Olimpíada de Língua Portuguesa). Literatura e sala de aula. Hans Christian Andersen. Composição de cena. A descrição. O relato. O ritmo. Personagens. O ambiente. A atmosfera. O público. Em cinco encontros teórico-práticos serão elaborados recontos individuais e coletivos (na travessia dos gêneros crônica, memória e/ou fábulas contemporâneas), com o uso de técnicas de composição literária, jornalística e cinematográfica. 
Sobre DENNIS RADÜNZ - natural da cidade de Blumenau/SC, no vale do rio Itajaí-Açu, nasceu em 9 de abril de 1971, e hoje mora em Florianópolis, capital do Estado catarinense. É escritor e editor. Publicou o livro de prosas Cidades Marinhas: Solidões Moradas(2009), reunindo textos publicados no jornal Diário Catarinense, e os livros de poemas “Ossama: ultimo livro” (2016), “Extraviário (2006), “Livro de Mercúrio (2001) e “Exeus (1996/1998). Organizou e co-traduziu, com Lia Carmen Puff, o livro de poemas infantis do naturalista alemão Fritz Müller (1822-1897), História natural de sonhos / Naturgeschichte der Träume” (2004), que obteve da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo “altamente recomendável na categoria tradução. Com formação em Letras Português, é pesquisador de poesia e prosa contemporâneas e mestrando em Teoria Literária. Foi jurado das II, III, IV e V Olimpíada de Língua Portuguesa (2010, 2012, 2014 e 2016) e dos I, II e III Prêmio RBS de Educação: mediação de leitura (2013, 2014 e 2015). Ministra oficinas de criação literária desde 2004, com ações recentes na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e no circuito nacional de cultura do SESC (Cuiabá/MT, Maceió/AL, Palmas/TO, Paraty/RJ, Rio Branco/AC e Vitória/ES).
SERVIÇO:
Oficina Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita)
blico-alvo: Professores e alunos de língua portuguesa e literatura brasileira de ensino superior e médio, mediadores de leitura (contadores de história, bibliotecários, gestores públicos), escritores, jornalistas e público em geral.
Número de vagas: 15 (quinze) participantes.
Carga horária: 20 horas/atividade presencial
Período: De 27 a 31 de março das 18h às 22h
Local: Laboratório de Autoria Literária –  Rua Manoel Clemente, 136 / Sesc Garanhuns
Investimento: Com/ Dep.: R$ 10 / Usuários: R$ 20.

(Da Assessoria de Imprensa do SESC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário