GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

LIXÃO CAUSA PROBLEMA SÉRIO EM ANGELIM E AFETA OUTROS MUNICÍPIOS DO AGRESTE MERIDIONAL

O vereador Oliveira (PT), do município de Angelim, levou à discussão, na Câmara Municipal, o problema de um lixão localizado em Palmeirina,  que fica próximo ao distrito de Quatro Bocas e de alguns sítios angelinenses.

Esse lixão, segundo Oliveira, está causando fedentina e quando queimam os resíduos a fumaça se espalha causando problemas respiratórios devido aos seus componentes tóxicos.

Segundo o vereador o problema é ainda mais sério, pois além de Angelim e Palmeirina envolve os municípios de Correntes, Calçado, Canhotinho e São João.

Oliveira propôs que os municípios formassem um consórcio municipal, com participação da Codeam, presidida pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB), para construção de um aterro sanitário de uso comum.

Eduardo Neves, morador de Angelim, em sua página do Facebook publicou o relato completo sobre o problema do lixão. Como a questão afeta a população de seis municípios do Agreste Meridional, achamos importante transcrever o texto completo do internauta, a partir do debate feito pelo vereador petista:

Na reunião da Câmara de Vereadores de Angelim, no dia 21,  o tema que mais gerou discussão foi sobre o lixo que vem da cidade de Palmeirina, sendo depositado próximo a áreas bastante habitadas de Angelim. Moradores do Sítio Chapéu de Palha e o distrito de Quatro Bocas pertencente ao município de Angelim são prejudicados, conforme informou o vereador Oliveira,  que esteve no local. 

Centenas de pessoas que residem nas proximidades do lixão estão sendo atingidas com um grande volume de fumaça tóxica. E no dia a dia ainda convivem com o mal cheiro, (o lixo fede mesmo) mosqueiro e o chorume provocado pelo lixo que atinge as nascentes de rios, cacimbas e barreiros, prejudicando o meio ambiente portanto, sua destinação é incorreta.

Na reunião, os parlamentares mirins foram unânimes em apoiar a discussão aberta por Oliveira, autor da proposição, adiantando que "o prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves, ficou sabendo do incêndio do lixão, tomando uma iniciativa rápida para amenizar o problema das chamas e fumaça, enviando máquinas e caminhões pipas para controlar a ação do fogo, bem como o gestor público fez apelo ao prefeito de Correntes para que não deposite seu lixo no lixão de Palmeirina, na tentativa de diminuir a grande quantidade alí depositada. Ele herdou este mal estar público, da administração passada". Frisou Oliveira.

O presidente da Câmara Municipal de Palmeirina é sensível a uma tomada de providência, até recorrendo ao Ministério Público para que haja uma solução plausível ao angustiante problema que afeta a saúde das pessoas.

Vereadores de Angelim estão propensos a envolver os municípios de Palmeirina, Correntes, Calçados, Canhotinho e São João, viabilizando a criação de um Consórcio implementando um Aterro Sanitário, cujas discussões serão mantidas ainda esta semana com a presidente da CODEAM, ( Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional) prefeita de Capoeiras Neide Reino, visando apoio para acabar com os lixões e os substituam por aterros sanitários.

Neste contexto não está descartada solução para o lixão de Angelim, que já começa a prejudicar moradores da Cohab e rua da Lama.

*Na foto reproduzida da página de Eduardo Neves, o vereador e o lixão de Palmeirina.

3 comentários:

  1. Obrigado amigo Roberto Almeida, por sua contribuiçao na matéria em discussão,são de pessoas como você que precisamos para esta a ffrente das grandes imprensas Brasileira. Parabéns pelo Blog e pelo trabalho sério que vem prestando a nossa região. Obrigado de poder poder nos ajudar neste debate que não é só das câcâmar de vereadores, prefeituras, mas de todas as pessoas de bem que lutam por um planeta mais limpo e por uma qualidade de vida melhor. Grande abraço Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Roberto Almeida, por sua contribuiçao na matéria em discussão,são de pessoas como você que precisamos para esta a frente das grandes imprensas Brasileira. Parabéns pelo Blog e pelo trabalho sério que vem prestando a nossa região. Obrigado de poder poder nos ajudar neste debate que não é da câmara de vereadores, prefeituras, mas de todas as pessoas de bem que lutam por um planeta mais limpo e por uma qualidade de vida melhor. Grande abraço Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo o Vereador Oliveira, do PT de Angelim pelo discernimento em buscar solução para problema tão sério. O lixo é um problema mundial e requer Atitude e Coragem na sua Gestão.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA