GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

POLÍCIA FEDERAL DESMONTA ESQUEMA EM PREFEITURAS

Desde as primeiras horas da manhã de hoje que 70 policiais federais e 10 membros da Controladoria Geral da União estão cumprindo 17 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João. É a Operação "Cosa Nostra", que visa desarticular uma organização criminosa que atua em diversas prefeituras da região Agreste de Pernambuco.
Segundo informações da imprensa, veiculadas inclusive no Bom Dia Pernambuco, na TV Globo Recife,  os mandatos buscam arrecadar e apreender material comprobatório (documentos, planilhas, mídias de computador) para subsidiar as investigações que estão em andamento.
Além da Polícia Federal, participam da operação o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União-CGU, e Tribunal de Contas do Estado.
As investigações da “Cosa Nostra foram iniciadas em junho de 2016, tendo como base relatórios da Controladoria Geral da União.
Tudo começou com as denúncias de um vereador de um dos municípios investigados.
Já foram constatadas, de acordo com a polícia, diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas, valendo-se de favorecimento a determinado cartel compostas de sócios-laranjas, que de forma reiterada vinha se sagrando vencedoras em licitações para execução de obra públicas com verbas federais especialmente na área da saúde e da educação e infraestrutura.
Conforme os agentes da Polícia Federal, a organização criminosa contava com a participação de agentes públicos municipais para fraudar processos licitatórios com direcionamento de seus resultados.
Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas de modo a beneficiar políticos, parentes e empresários gira em torno de 100 milhões de reais em empenhos suspeitos envolvendo 10 prefeituras.
Serão indiciadas um total de oito pessoas suspeitas,  entre políticos, representantes de empresas e servidores públicos, os quais serão responsabilizados na medida de sua participação nos crimes de frustração de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva, crime de responsabilidade, cujas penas somadas ultrapassam os 30 anos reclusão.
As prefeituras de Caruaru, São João e Garanhuns não estão envolvidas com as irregularidades.

Esses três municípios estão recebendo a visita dos policiais federais porque pessoas envolvidas nos esquemas ilícitos investigados moram numa das cidades citadas.
*Foto reproduzida do site da Globo em Pernambuco.

2 comentários:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA