GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

ESCRITORES DE GARANHUNS RECEBEM MAIS APOIO

Reunião com escritores garanhuenses

Em busca de estreitar o diálogo e conhecer os escritores locais, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns promoveu esta semana uma reunião no anexo localizado na Rua Treze de Maio, no Centro. Durante a conversa, a secretária da pasta, Neile Barros, apresentou alguns esboços de projetos que podem incluir a linguagem artística nos eventos já existentes, além de criar outras intervenções para difundir a produção literária. O próximo encontro ocorrerá no mês de março e dará continuidade aos cadastros e às discussões de propostas iniciados ontem.

A iniciativa surgiu após indicações de que existem cerca de 40 escritores em Garanhuns, até então desconhecidos pela maior parte da população. Diante desse número, a intenção é cadastrar todos para ter condições de massificar as obras deles dentro do município, levar os livros para a comunidade escolar e criar projetos para a consolidação dos autores e da cultura da leitura. “Pudemos perceber como a reunião foi enriquecedora. Conhecemos trabalhos de pessoas que têm oito livros, outros iniciando ou precisando de incentivo. Buscaremos dar esse apoio na divulgação, angariar recursos através do Ministério da Cultura e de outras entidades que tivermos acesso, inclusive com parceiros da iniciativa privada”, disse Neile.

Apesar da reunião ter sido apenas um primeiro passo para uma integração maior, o escritor Carlos Guedes, que já publicou oito livros e duas dissertações de mestrado, saiu satisfeito. “Nós precisávamos há muito tempo que alguém olhasse para os escritores, os poetas, todos nós que trabalhamos com literatura e cultura. É uma oportunidade ímpar para ouvir e colocar nossas sugestões. Espero que seja contínuo”, declarou. Essa continuidade também fez parte das propostas da Secretaria, que pretende realizar reuniões periodicamente com o grupo.

PARQUE  - Quem frequenta o Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis, está com mais uma novidade desde esta semana. O projeto Corpo, Saúde e Movimento, proporcionará ao público em geral aulas coordenadas por dois educadores físicos, dentro do próprio parque, todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, das 6h às 7h30. Para participar, é só ir até o local durante o horário de realização das atividades. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde. 

O professor Celson Douglas, responsável pelas atividades, explica que as aulas terão como foco “o lúdico, o equilíbrio, a força e a resistência, sempre acompanhando o perfil dos participantes”. De acordo com o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, além das atividades físicas, o Projeto Corpo, Saúde e Movimento ainda objetiva ofertar, em parceria com a Secretaria de Saúde e de forma periódica, avaliações físicas, bem como serviços como aferição de pressão arterial e testes de glicemia aos frequentadores do Parque Euclides Dourado. Por enquanto, apenas as atividades físicas acompanhadas estão sendo realizadas.
Atividades no Parque Euclides Dourado


*Texto: Edméa Ubirajara, da Secretaria de Comunicação
*Fotos: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA