PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O BRASIL ESTÁ NAS TREVAS - Por Tereza Cruvinel

Ninguém chegou ao dia 31 de dezembro acreditando no “Feliz Ano Novo” dito sem convicção. Sabíamos todos que começaria um ano tenebroso, de decrepitude política e infarto econômico, mas ninguém esperava o banho de sangue e a vergonha que explodiu no Norte, mas é produto da vida nacional. Já a pequenez, o despreparo e a velhacaria do governo Temer diante de fatos tão graves só surpreendeu os que acreditaram na feitiçaria do golpe parlamentar. Algo porém vem sendo tão chocante quanto as decapitações e esquartejamentos: a desenvoltura com que representantes da direita no poder pregam a “higienização social” e a divisão dos brasileiros entre os que têm direitos e os que devem ser tratados como animais. Para a regressão absoluta, faltou apenas a defesa de fornos crematórios nas prisões.
Quando se pensa que Temer esgotou sua cota de titubeio, hesitação e tergiversação, ele se cala por três dias enquanto o mundo se espanta com o naufrágio da civilização brasileira. Depois, joga com as palavras, e define como mero “acidente pavoroso” um fato previsível e previsto, decorrente da inépcia do Estado (vá lá que antiga e não apenas em seu governo) na gestão do sistema prisional. Acidente é aquilo que acontece por acaso, pelo qual ninguém tem responsabilidade. Tentou em vão lavar as mãos, pois seu governo foi avisado pelos gestores estaduais da situação nos presídios. Em outubro, um missão da ONU também deu copia ao governo do relatório de sua inspeção em alguns presídios, entre eles o de Manaus. O ministro da Justiça também joga desonestamente com as palavras. Primeiro lembra repasses do fundo penitenciário aos estados na véspera dos confrontos sangrentos em Manaus, como se tivesse havido tempo para a aplicação dos recursos. Nega os pedidos de socorro e é desmentido cabalmente pela governadora de Roraima. E finalmente marca uma reunião de secretários de segurança para o dia 17, como se a situação não fosse desesperadora naquelas e em outras unidades da federação, com os governadores pedindo o envio da Força Nacional de Segurança porque não têm condições de garantir a segurança nos campos de concentração, digo, nas prisões. Mas isso é Temer e seu governo, e não devia surpreender.
Já a pregação cínica da barbárie espanta porque não desperta as reações de há alguns anos atrás, quando a sociedade brasileira era mais solidária e conhecida o sentido da palavra compaixão. Bruno Júlio foi exonerado na sexta-feira do cargo de secretário da políticas para a juventude após louvar a chacina de Manaus e dizer que deveria haver uma por semana. As aparências  exigiram sua queda mas o que ele expressou foi a natureza essencial do governo Temer. Se um governo abriga gente como ele, é porque se identifica com pensamentos como o dele. Não veio, da sociedade, o devido rechaço. E depois vieram outros louvores à barbárie, culminando com a fala de Bolsonaro, de que para os presos, o direito que existe é “o de não ter direitos”. Onde está escrito isso? Onde a Constituição afirma que uma condenação judicial (sem falar nos presos não sentenciados amontados nos presídios) transforma um cidadão/cidadã em pária? Mas Bolsonaro sabe que não prega no deserto e sim para a nova direita raivosa que desde 2013 busca um acerto de contas com o Brasil progressista agora minoritário. Este silêncio, ou esta omissão, diante de tão eloquente mensagem das trevas, informa sobre aspectos da alma brasileira que o golpe vem revelando.
Temer deixou a crise para traz e embarcou para Portugal, levando a tiracolo Gilmar Mendes, que o julgará no TSE. Tudo natural. Em Lisboa, fará pose entre as autoridades europeias nos funerais de Mario Soares, que receberá merecidas honras de Estado, mas não enganará os portugueses. Em tempo real, sabem o que se passa no Brasil. Uma amiga diplomata, Maria Helena Neves, que viveu muitos anos em Brasília e ama sinceramente o Brasil, me liga no Natal e diz: “O que daqui percebemos é que deve estar sendo muito triste viver no Brasil atual. “Digo-lhe que sim, triste e difícil mas há de passar. Entretanto, a primeira semana do ano mostrou que o país continua piorando e entrou definitivamente na espiral do caos e das trevas. 
*Tereza Cruvinel já trabalhou nos principais jornais do país e hoje assina uma coluna no Site Brasil 247.

10 comentários:

  1. Nossa! - Como Temer conseguiu fazer todo esse estrago em 100 dias de governo?

    ResponderExcluir
  2. VER A PUTADA PETRALHA TOMANDO NA TARRAQUETA, NÃO TEM PREÇO!!! A PETEZADA SAFADA CONTINUA PERDENDO EM TUDO, NAS RUAS, NAS URNAS, NAS MÍDIAS, E AGORA COMEÇARAM A ASSASSINAR SEUS ELEITORES NOS PRESÍDIOS. QUER DIZER, GUERRA DE FACÇÕES ENTRE ELES MESMOS. A PATOTA QUE NÃO ROUBAVA E NEM DEIXAVA ROUBAR VEM SE AUTO DESTRUINDO, ATÉ NA CADEIA!!! A PROVA É TANTA QUE, O ADVOGADO DE PALOCCI JÁ AFIRMOU QUE O EX MINISTRO MARGINAL JÁ TEM 90% DECIDIDO PARA DEVOLVER O QUE ROUBOU DA PETROBRAS E DELATAR O “AMIGO” LULA PELOS SEUS “MALFEITOS”...

    P.S1.: - 2017 mal começou e o bando de bandidos barbudos juntamente com seus respectivos cabuetas, coiteiros e puxa-sacos estão mais indignados com a destruição do seu pr´pprio povo nos presídios e também com o prefeito João Dória de gari DO QUE Fernando Pimentel Governador de Minas buscando filho bêbado em festa com helicóptero do governo...

    P.S2.: Foi para o beleléu àquela farsa em que a putada de esquerda só se unia na prisão...

    P.S3- CONCLUSÃO: Michel Temer NÃO tem meu voto em 2018; Lula preso em 2017!!!


    ResponderExcluir
  3. O BRIZOLISTA, O PROFETA, O INDIANISTA, O EDUCADOR, O VISIONÁRIO DARCY RIBEIRO, NO ANO DE 1982, CUNHOU UMA FRASE QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE!!! EI-LA: “Se o governo não construir ESCOLAS, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.”

    P.S1.: - Coincidência ou não, 20 anos depois, um analfabeto de pai, mãe e parteira foi eleito Presidente da República...

    P.S2.: - CONCLUSÃO: Michel Temer NÃO tem meu voto em 2018; Lula preso em 2017!!!

    P.S3.: - CONTAGEM REGRESSIVA: só faltam 354 dias para 2017 arrastá-lo à cadeia...





    ResponderExcluir
  4. Do mesmo jeito que a petezada, no poder, vendeu inúmeras MEDIDAS PROVISÓRIAS, esses mesmos petralhas, fora dele, estão sabotando o governo do Mordomo de Vampiro e, consequentemente, a Pátria. Como se sabe, a putada esqerdopata petralha e até mesmo a comuna, não tem nem nunca tiveram ESCRÚPULOS!!! O professor universitário de Direito Constitucional, o Ex--vice-presidente da ANTA TONTA, respaldado constitucionalmente pelo CONGRESSO NACIONAL, como o nosso presidente efetivo do Brasil de fato e de direito, ainda mantém a nata do POLITIBURO PETRALHA em cargos chaves em todos os escalões deste governo. Dizem as más línguas que são mais de 5 mil bandidos barbudos que continuam em cargos estratégicos no segundo escalão. É mais ou menos como se apagasse a fogueira mais mantivesse muitas brasas por baixo das cinzas. Quem olha pensa que o fogo acabou, mas na realidade nunca esteve tão aceso. Para nos vermos livres dessa gentalha temos que jogar as cinzas para tudo quanto é lado e destruirmos todas as brasas a começar pela primeira que é o Seboso de Caetés, preso!!! TRADUZINDO EM MIÚDOS: qualquer brasileiro sensato que se preza vê claramente que o PT está tentando sabotar com a nação!!! Isto é óbvio e ululante!!! É aquele mesmo e famoso jargão do NÓS contra ELES e o resto que se dane!!!


    P.S.: - Agora, há uma boa saída para este governo sair desta enrascada: os delatores(tipos Palocci ou mesmo Zé Dirceu) entregarem o fígado do LULA ao juiz Sérgio Moro ou para outro juiz em uma bandeja, Como fez o Carrasco de João Batista, entregando a cabeça do profeta de Cristo, a Salomé... Só que, o brasileiro sensato não quer a cabeça má intencionada e suja do LULA. Nós, brasileiros sensatos e famintos de ética e moralidade, queremos comer o "FIGO" do SEBOSO DE CAETÉS!!!


    ResponderExcluir
  5. Após comandar o maior escândalo de corrupção da História, o PT articula acordo para apoiar a reeleição de Rodrigo Maia do DEM para presidente da Câmara. A exigência do partido é controlar a primeira-secretaria, que administra o orçamento de R$ 5,2 bilhões. Os petistas estão fora da Mesa Diretora desde 2015, quando Dilma deu ouvidos ao então ministro Aloizio Mercadante e fez o PT enfrentar Eduardo Cunha. A primeira-secretaria tem poder: cuida do Orçamento da Câmara, da nomeação dos servidores comissionados, da posse de diretores etc. Com a eleição de Eduardo Cunha, o PT ficou pela primeira vez de fora da Mesa Diretora, desde 2003. O PT também não conseguiu comandar uma só comissão permanente da Câmara, cujos cargos fazem falta à militância hoje desempregada. O gabinete do primeiro-secretário da Câmara acomoda 17 cargos de até R$17 mil mensais, e ainda pode nomear dezenas de outros.

    ResponderExcluir
  6. Os intelectuais de esquerda que falam, como essa jornalista, escrevem, denigrem e sempre tem razão em tudo, mas nunca fizeram nada em 13 anos no poder a não ser criticar o capitalismo e a direita, sendo assim, nunca haverá solução porque moeda não tem 3 Lados.

    ResponderExcluir
  7. em 2020 lula esta de volta para salvar o pais.da-lhe lulalaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. O que mais a petezada teme EM 2018 ou 2020 é se voltar ao poder e não encontrar uma só estatal pra saqueá-la ou até mesmo não poder mais usar as estatais para fins partidários. ou seja, arrumar 23 mil boquinhas de cargos comissionados para abrigar a putada esquerdopata..

    P.S.: - ESSES PETRALHAS MERECEM APANHAR DE CINTURÃO, DE BUNDA LIMPA, EM PLENA PRAÇA PÚBLICA...

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus,com tanta sacanagem,com anta brutalidade em nome de apenas uma pessoa,o Lula.Caras, o que está sendo explodido é um SISTEMA ELEITORAL que formou até hoje os políticos potencialmente criminosos.

    Esta justiça eleitoral nos diz todos os dias que comprar votos é crime.E por que esses corruptos e ladrões compram e ficam por isso mesmo? Apresente um só vereador neste agreste meridional que foi eleito sem gastar no mínimo R$ 30.000,00? Mas na justiça os caras apenas declaram que gastaram R$ 3.000,00.Os prefeitos declaram R$ 300.000,00 quando queimaram mais de R$ 3.000.000,00.

    O sistema eleitoral brasileiro é podre,corrupto,fisiológico; a prova maior estamos vendo hoje quando o Presidente já demitiu mais de 5 ministros dele por corrupção.E se apertar mesmo cai o resto e o próprio presidente que comandou essa casa grande por 15 anos.Vê se o cara abre os dentes uma só vez.Porque ele faz parte das quadrilhas que se formaram dentro do Congresso Nacional segundo Aécio Neves que também faz parte das outras quadrilhas. Vamos deixar de ser besta em atacar os outros quando bem pertinho da gente existem centenas delas.

    ResponderExcluir
  10. Esta é o que podemos chamar de desculpazinha fajuta de quem é um tremendo de um cabueta, coiteiro e puxa-saco de um Seboso que vai terminar seus dias de vida em um cubículo 4 X 4.

    P.S.: - GERALMENTE, O BABA OVO NÃO SE DEFENDE DOS "MALFEITOS" PRATICADO PELO SEU GURU. SUA PREOCUPAÇÃO MAIOR É ACUSAR OS OUTROS, COMO SE ISSO ABSOLVESSE O CANALHA DO SEU GURU...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA