GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A MISSA DOS 90 ANOS DE LUZINETTE LAPORTE


A igreja do Mosteiro de Garanhuns ficou lotada, hoje pela manhã, quando da celebração da missa pelos 90 anos da professora e escritora Luzinette Laporte.

Padre João, que celebrou o ato religioso, destacou o trabalho desenvolvido por Luzinette quando estava na ativa como professora, ensinando e influenciando diversas gerações que estudaram com ela num dos bons colégios da cidade.

Em sua pregação, o sacerdote disse que numa sociedade de consumo, como a que vivemos no Brasil, a idade avançada parece incomodar algumas pessoas.

“Mas a idade também traz mais sabedoria e dentro de nós sempre trazemos uma criança, trazemos o próprio Deus”, acentuou o padre, que contou até uma história para chegar a essa conclusão valorizando os idosos.

Acompanhado de jovens do Mosteiro e do veterano Frei Joaquim, Padre João lembrou ter sido aluno de Luzinette Laporte durante dois anos e revelou que ela sempre lhe passou lições valiosas em sua vida, inclusive depois, quando se ordenou para a vida religiosa.

O celebrante conviveu com a professora na época em que o diretor do Colégio Diocesano era o Monsenhor Adelmar da Mota Valença, de quem foi confessor.

Como tinha muita gente na missa – entre professores, literatos, médicos, advogados, comerciantes, jornalistas e outros profissionais que foram homenagear a aniversariante – é impossível registrar o nome de todos.

Faço uma citação, aqui, dos que me são conhecidos, mais próximos de mim ou da minha atividade profissional. Estavam na igreja do Mosteiro, dentre outros, a diretora do Colégio Santa Joana D´Arc, Maria Almeida; o ex-diretor do Colégio Diocesano, Albérico Fernandes, os professores Carlos Janduy, Eugênio Sobrinho e Lenice Couto (que foi contemporânea de Luzinette no Diocesano), os jornalistas Jodeval Duarte e Manoel Neto Teixeira, o ex-prefeito de Iati, Luiz Tenório, a educadora e técnica em literatura Marcilene Pereira (SESC) e o vereador Audálio Ramos Filho.

Após a missa, foi cortado o bolo de aniversário da professora e foram entregues lembrancinhas ao presentes a este segundo momento, com uma foto atual de Luzinette.

Lúcida, feliz, sorridente, a professora e escritora recebeu muitos cumprimentos, conversou com os amigos e ex-alunos, parecendo ter muito menos idade do que está em seu registro.


Na verdade ela exibia na igreja (no bom sentido) uma jovialidade que parece vir de dentro, do mais profundo do seu ser. Talvez confirmando a citação do padre, de que todos nós temos dentro de nós uma criança que nunca envelhece, como um dom de Deus.
Igreja do Mosteiro de São Bento em Garanhuns


*Fotos cedidas pelo professor Eugênio Sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA