PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PREFEITURA DE GARANHUNS DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE MESTRE DO REISADO OS TRÊS REIS DO ORIENTE

A Prefeitura de Garanhuns divulgou nota de pesar pela morte do mestre Benoni, do reisado Os Três Reis do Oriente, o mais antigo em atividade no município. “O mestre havia recebido, este ano, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular, promovido pelo Governo de Pernambuco. Lamentamos a morte desse grande ícone da nossa história e o Poder Executivo determina o decreto oficial de luto de três dias pelo ocorrido”, registra a nota da Prefeitura.
Em julho, quando Mestre Benoni foi premiado no Estado, o jornalista Cloves Teodorico escreveu a seguinte matéria sobre o feito do garanhuense:
O Mestre Benoni, do Reisado Os Três Reis do Oriente, de Garanhuns, venceu a categoria Mestre dos Saberes e Fazeres do I Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O resultado foi divulgado na noite de dessa quinta-feira (07).
Emocionado com o resultado, o garanhuense Benoni Bezerra de Carvalho, de 74 anos de idade, relembra a trajetória de vida e sua relação antiga com os reisados. “Eu comecei muito cedo, em 1954, na época eu tinha 12 anos de idade. Passei por outros dois reisados. É uma luta diária manter viva essa história”, comenta Benoni.
Desde o ano de 2007, o Mestre Benoni comanda o Reisado Os Três Reis do Oriente – um dos mais antigos, com 103 anos de atividade, no Estado. Ele recebeu, em 2013, uma homenagem durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no palco de Cultura Popular, e sempre é convidado para a grade de programação de eventos locais.
A solenidade de entrega do prêmio de 10 mil reais acontecerá no dia 18 de julho, no Recife. Para a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, o momento é de alegria. “Os reisados vêm passando por um trabalho de resgate e foco de luz muito grande. Com isso, fortaleceu a importância dos grupos e de seus mestres, projetando para outras regiões de Pernambuco”, destaca a titular da pasta.
Mais sobre o prêmio – O Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi lançado no ano passado, durante o FIG, com o objetivo de premiar e reconhecer saberes e fazeres da Cultura Popular, além de estimular a escrita, revelando novos dramaturgos. Outro garanhuense será premiado, Alex Apolônio Soares, que ficou em 2º lugar na categoria Teatro de Formas Animadas – o texto de sua autoria é intitulado “Severino Brincante”.

Foto: Magda Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA