GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

CURSO DE BRAILE PROMOVE INCLUSÃO EM LAJEDO

Desde 2013 a Secretaria Municipal de Educação tem tornado o ensino uma das prioridades no município de Lajedo. Salas com alunos especiais, Educação Inclusiva trazendo os alunos para a Educação Regular, banda dos alunos especiais e curso de Libras. Um dos investimentos que são antigos, porém não são de conhecimento da população é o curso de Braille.

Baseado em aulas com teoria e prática utilizando reglete e punção, os 15 alunos tem atividades de leitura e escrita com o objetivo comum de ler e escrever em Braille e a inclusão social. “A qualificação dos profissionais na educação ligada ao interesse advindo com a Lei da Inclusão, tem formado turmas desde 2013”, contou um dos professores do curso, Adones Santos que aprendeu com o instrutor Ewerton de Azevêdo Cândido.

As aulas acontecem todas as terças-feiras no Centro de Treinamento a partir das 14h. São 3 meses de lições que garantem o aprendizado e certificado. O profissional interessado – que advém de várias áreas, principalmente educadores – torna-se habilitado a se comunicar com o deficiente visual. Segundo o professor que trabalha com três alunos cegos na Escola Dom Expedito, há poucos alunos matriculados que possuem a deficiência e alguns outros com baixa visão, entretanto isso não reduz a importância e a procura pelo curso.


Em conversa com um dos alunos desta turma de 2016, há motivação do início ao fim, pois anseiam a formatura prevista para o dia 23 de dezembro. O professor de Geografia e Arte, Rodrigo Sobral contou sobre a experiência, “estou adorando! Não tinha a perspectiva de cursar Braille e pensei que ia ser difícil, mas hoje me sinto motivado para trabalhar de outras formas e aproveito o incentivo da Prefeitura para que professores como eu possam se qualificar”, concluiu. (Da Assessoria de Imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA