GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

UPAE E SENAC ESCLARECEM SOBRE CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é especial, principalmente para as mulheres, pois a campanha mundial "Outubro Rosa" busca chamar a atenção do sexo feminino, através de campanhas educativas e ofertas de exames, para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e também do colo do útero. Embora homens também possam desenvolver câncer de mama, a doença é mais comum entre as mulheres.

Nesta segunda-feira (24),  a UPAE Garanhuns recebeu o Senac para duas palestras para as pacientes e acompanhantes do setor de exames, e também para as funcionárias da casa. Segundo Gustavo Amorim, coordenador geral da Upae Garanhuns, a intenção é tornar as funcionárias multiplicadoras da importância da prevenção, no contato diário com as mulheres que passam pela Unidade de Saúde.

O encontro foi realizado pela coordenação de enfermagem da UPAE Garanhuns, sob a responsabilidade de Tayana Guerra, e contou com o enfermeiro responsável pelo setor de exames, Luiz Cezar, como palestrante, cuja apresentação focou no auto-exame das mamas.

SENAC Garanhuns

A enfermeira Suelane Santos, instrutora do Curso Técnico de Enfermagem, do Senac Garanhuns, versou sobre a "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero". A profissional contou com a participação de estudantes do curso, com material didático, para melhor aprendizagem das pessoas presentes.

Câncer de Mama

O auto-exame é importante  para detectar possíveis nódulos, secreções e outras anomalias nas mamas, que ao serem identificadas, tanto mulheres quanto homens,devem procurar um especialista. Luiz Cezar apresentou imagens e destacou estatísticas que mostram a importância do auto-exame. Por exemplo: A doença atinge 1 milhão de mulheres a cada ano. Em sua fala, Suelane Santos informou que detectando no início, a mulher tem 95% de chance de cura; Apenas 20% das mulheres fazem o auto-exame, e a maioria não o faz corretamente.

Um panfleto sobre os procedimentos para o auto-exame está sendo entregue aos pacientes da UPAE Garanhuns durante todo este mês, e terá continuidade nos setores destas especialidades.

SERVIÇOS

A UPAE Garanhuns oferece, dentre suas especialidades, mastologia e ginecologia. Oferta também exames como mamografia,  ultrassom endovaginal e de mama, PAAF (Punção Aspirativa por agulha Fina) além dos demais exames laboratoriais.

Para consultas, as pessoas devem buscar os postos de saúde mais próximos de suas residências. As Secretarias de Saúde dos municípios da base de atuação da UPAE Garanhuns, marcam as consultas através da regulação, após encaminhamento médico. (Da Assessoria de Comunicação da UPAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA