O jornalista Magno Martins
comenta hoje em sua coluna da segunda-feira, no blog, que candidatos em baixa
nas pesquisas ao invés de usar os números para uma reflexão e correção dos
rumos de suas campanhas passam a bater de frente com os institutos responsáveis
pelo levantamento.
Ele cita o caso do candidato
do PR a prefeito de Serra Talhada, Victor Oliveira, que usou o seu guia
eleitoral no rádio para levantar suspeitas sobre a ampla desvantagem que
enfrenta em relação ao prefeito Luciano Duque (PT).
“Atitude semelhante tomou
Sivaldo Albino, candidato do PPS a prefeito de Garanhuns. Se estivessem na
frente, com certeza estariam batendo palmas para o instituto”, frisou o
jornalista da capital.
Por sinal um amigo jornalista
me telefonou hoje lembrando dois fatos da campanha de quatro anos atrás: O
Instituto Opinião fez uma pesquisa em Garanhuns, quando Silvino ainda não tinha
renunciado, e acertou em cheio nos percentuais obtidos por Zé da Luz, Izaías
Régis e demais candidatos. “Os votos obtidos pelo prefeito que venceu eleição
davam exatamente a soma do seu percentual com o de Silvino”, observou o colega
da imprensa.
Em 2012 o Opinião também fez
uma pesquisa em Lajedo, faltando pouco mais de 15 dias para a eleição e acertou até nos
décimos. Tanto em relação a Rossine, que venceu com 3.500 votos de frente, como
no percentual de Joãozinho Dourado e até num terceiro candidato que tinha na
cidade, sem muita expressão eleitoral. Este teve 0,5% na pesquisa e nas urnas
foi a mesma coisa.
Acredito que Magno está certo. Pesquisa deve ser usada, no caso de quem está atrás, para corrigir rumos de campanha e não para ser contestada. A não ser no caso de uma empresa fajuta, o que não é o caso do Instituto Opinião, que tem acertado sempre nas eleições de vários municípios pernambucanos.
Acredito que Magno está certo. Pesquisa deve ser usada, no caso de quem está atrás, para corrigir rumos de campanha e não para ser contestada. A não ser no caso de uma empresa fajuta, o que não é o caso do Instituto Opinião, que tem acertado sempre nas eleições de vários municípios pernambucanos.
PAULO CAMELO e SUAS CONSIDERAÇÕES:
ResponderExcluir1 - Precisamos saber porquê o jornalista e bloguista Magno Martins, é tão "bonzinho" e paga cerca de R$10.000,00 por uma pesquisa? Esta é a questão central. Se o Instituto Opinião vai acertar, ou não, é também outra questão;
2 - É público e notório que Izaías Régis, tem um alto índice de rejeição, onde a pesquisa não assinala, dentre outros;
3 - Se o candidato, Izaías, a Prefeito, mesmo com alto índice de rejeição, vai ganhar, ou não, é outra questão;
4 - Tem um ditado popular que diz: "uma mentira contada diversas vezes" tem o objetivo de torná-la verdadeira.
Amigo anônimo 12/09/2016 15:55;
ResponderExcluirAcho que você não entende nada mesmo de política e além de tudo não respeita o jornalismo, pois bem, o Jornalista Magno Martins não é bonzinho e sim ele é um grande profissional onde tem vários patrocinadores no seu blog e no seu programa para bancá-lo mas como você não entende nada de política então você nunca ouviu nem falar em Magno Martins, agora o que me intriga é que você sabe até quanto foi né, acho que foi você que pagou os R$ 10.000,00 que você mesmo diz que foi para ver como estaria o seu candidato né? e ai como o resultado não foi como você imaginou daí tanta indignação e te digo mais saiba que nessa eleição é o fim dos ALBINO em nossa querida Garanhuns é que hoje por exemplo a candidatura do JHONY foi INDEFERIDA.
Será que um meio de comunicação precisa pedir autorização a quem quer que seja para fazer uma pesquisa afim de deixar o seu leitor, telespectador e etc informado? sendo assim vamos falar com a rede Globo para pedir a você autorização quando eles forem encomendar uma pesquisa.