GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

LAJEDO FAZ TRABALHO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) está sendo aplicado na Escola Sebastiana Ferreira da Silva na Vila dos Prazeres realizado pela Polícia Militar com apoio da Secretaria Municipal de Educação. O Programa se destina à prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas e violência e atinge  430 estudantes da Vila dos Prazeres.
Despertar a consciência para este problema e para a violência é um dos princípios do PROERD, projeto do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Defesa Social e Polícia Militar. "Esse programa já está trazendo resultados proveitosos para a comunidade da Vila dos Prazeres que apresenta zona de risco quanto às drogas e agressividade nos alunos. Nos ajuda a disciplinar", contou a gestora da escola Socorro Lima.
Fundamentado na Teoria de Aprendizagem Socioemocional o PROERD está sendo realizado em Lajedo devido o interesse da gestão da escola e da preocupação do Capitão Leone Sena, Comandante da 2ª Companhia da PM em Lajedo. O Programa possui 4 currículos aplicados nas instituições educacionais: Educação Infantil (lúdico), do 5º e 6º anos com 10 encontros de 50 minutos com a presença de policial fardado não armado, currículo do 7º ano chamado "Caindo na Real" e também para pais e responsáveis distribuído em 5 encontros.
"Nós trabalhamos na parceria Governo, Escola e Família com o objetivo de proteger os nossos filhos", explicou o policial instrutor Marcone Zacarias. A exemplo disto, o currículo mais voltado ao público jovem "Caindo na Real" remete às siglas REAL= recusar, explicar, abster-se e livrar-se da oferta de drogas. A meta do Governo Estadual para 2016 é formar 200 mil crianças "que estejam prontos para dizer não às drogas e sim à vida", concluiu Zacarias.
Segundo a adjunta Edivaneide Cavalcante, a forma como é repassado o projeto aos alunos envolve-os e diverte-os, sendo triplicada o alcance do PROERD, efetivamente. Todos os participantes recebem uma cartilha que acompanha o cronograma de aprendizagem em: tomada de decisões, estratégias de resistência, escolhas seguras, respondendo à pressão, atividades positivas, bullying, rede ajuda, entre outros.
O projeto está na Escola Sebastiana na Vila dos Prazeres desde o dia 6 de junho e se estende até o dia 24. Logo após, mediante Secretaria de Educação, a Escola Municipal Padre Antônio Barbosa será a próxima privilegiada.

Em julho será realizada a formatura com todos os alunos das duas escolas públicas. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajedo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA