PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

RENATA É O PRIMEIRO TRAVESTI PRÉ-CANDIDATO A UM CARGO DE VEREADOR (A) EM GARANHUNS

Renata Síndica, 38 anos, a primeira travesti disposta a tentar uma vaga na Câmara de Vereadores de Garanhuns.
Filiada ao PRB – mesmo partido de Zaqueu e do ex-secretário Wanderley Lopes, síndica da quadra X do conjunto residencial Manoel Camelo, Renata espera em sua futura caminhada conquistar o voto da maioria dos moradores do condomínio que administra, dos negros das comunidades quilombolas de Garanhuns e dos que fazem parte da comunidade LGBT.
Na Câmara, caso chegue lá, o travesti pretende privilegiar a luta pela igualdade entre homens e mulheres, brancos e negros, moradores do centro e da periferia, além da melhoria de vida de todos que residem em Garanhuns, seja na cidade ou na zona rural.
Embora seja a primeira vez que pretende se candidatar ao Legislativo Municipal, Renata vem fazendo política em Garanhuns há muitos anos, tendo nas últimas eleições apoiado Zé da Luz para prefeito e Nelma como candidata a vereadora.
Dois anos depois, esteve com todos os candidatos do prefeito Izaías Régis (PTB) na eleição estadual e nacional, à exceção do estadual, pois apoiou o nome de Álvaro Porto, após conversar com o petebista e ter sido liberada por este.
Com espírito de liderança, a garanhuense há três anos assumiu o cargo de síndica no conjunto residencial do Minha Casa, Minha Vida, se elegendo duas vezes com 80% e 90% dos votos.
Como administradora de uma área que tem 248 apartamentos, tem procurado conquistar o máximo possível para o Manoel Camelo. Dentre as benfeitorias, com apoio da Prefeitura, cita a melhoria da iluminação da área interna do condomínio, um posto de saúde que funciona em duas salas da administração do condomínio; instalação de quebra-molas e ônibus escolar no horário noturno, além de abrigos nas paradas do transporte coletivo.
Pelo apoio que tem recebido do prefeito e devido ao trabalho do gestor, está decidida a apoiar o seu projeto de reeleição. “Acho que ele é o melhor para Garanhuns, não tem hoje no município alguém que possa fazer um trabalho como ele vem fazendo”, justifica a pré-candidata.
Renata espera contar não só com os votos os moradores dos loteamentos em volta da Cohab II, como também dos negros e negras de comunidades como Castainho, Caluete e Timbó. Também garante ter apoios importantes no Magano, onde nasceu e se criou, assim como no bairro da Liberdade, área em que tem serviços prestados. “Tenho minha base no Manoel Camelo e arredores, mas espero pingar em todos os bairros de Garanhuns, pois sou bem conhecida e tenho amigos em todas as classes sociais”, revela.
A representante do PRB assume sua sexualidade sem problemas e vive com um companheiro há 23 anos, com contrato de união estável registrado no cartório civil desde que a Lei brasileira possibilitou a legalização entre os homossexuais.
Por ser travesti, Renata confessa que já sofreu discriminação no município, inclusive quando foi impedida de ser candidata ao Conselho Tutelar, sob a alegação que não seria uma pessoa indicada a trabalhar com crianças e adolescentes. “Mas como sempre trabalhei sério e me tornei uma pessoa pública, essa discriminação já diminuiu muito”, admitiu.
Ela valoriza muito o trabalho e a disposição dos que defendem Garanhuns. Por essa concepção, é crítica em relação aos opositores do prefeito Izaías Régis. O seu raciocínio é que temos um bom gestor, que merece apoio por tudo que vem fazendo e não faz sentido fazer oposição por motivação pessoal, “pensando mais em atrapalhar a gestão” do que em construir algo pelo desenvolvimento de Garanhuns.
Renata se orgulha de ser o primeiro travesti se preparando para concorrer à Câmara e espera ter o apoio da população, livre de qualquer preconceito. “Temos de dar um basta no conservadorismo e colocar Garanhuns em primeiro lugar. Isso é o que interessa”, prega a síndica do Residencial Manoel Camelo. 
*O blog está publicando uma série de reportagens com pré-candidatos a vereador de Garanhuns, sejam do governo ou oposição. Contatos podem ser feitos pelo telefone (87) 99938.9845 ou pelo e-mail robertoalmeidacsc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA