PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O QUE SERÁ DOS BLOGS SUJOS COM O TEMER?


O que vai acontecer com os sites independentes num governo Temer?

A resposta cabe em duas sílabas: na-da.

Há uma imensa torcida da plutocracia para que eles desapareçam. O motivo seria o fim, neles, de propaganda do governo federal.

Há várias tolices contidas aí.

A mais importante é que quem verdadeiramente depende da publicidade do governo federal são as grandes empresas de jornalismo.

Elas não vivem e nem sobrevivem sem dinheiro público em torrenciais quantidades. Apenas a TV Globo levou nestes anos todos do PT 500 milhões de reais em média ao ano em propaganda governamental.

Foi um dos maiores erros do PT. As administrações petistas financiaram as companhias de jornalismo e contribuíram para a colossal fortuna particular das famílias Marinho, Civita e Frias, para ficar nas principais.

O efeito destruidor da internet sobre a imprensa tradicional brasileira foi extraordinariamente mitigado pelo duradouro e multimilionário mensalão da publicidade federal.

A Abril provavelmente já estaria morta, por conta do mercado, não fossem as remessas constantes de dinheiro público oriundas do Planalto.

Fazia já anos que a Veja se dedicava meticulosamente a tramar a derrubada do governo com um jornalismo bandido e, mesmo assim, cerca de 100 milhões por ano iam dar na Abril em anúncios federais publicados numa mídia já virtualmente sem leitores.

A Abril conseguiu, no apogeu da guerra de exterminação contra o PT, até um financiamento do BNDES para reformar a base tecnológica de seu sistema de assinaturas.

Acionistas então riquíssimos foram poupados de investir num negócio de interesse exclusivo dos Civitas. (O tamanho da fortuna da família é tanto que, há pouco tempo, os Civitas colocaram 450 milhões de reais na Abril.)

São as grandes empresas, repito, que não vivem e nem sobrevivem sem o dinheiro público.

Isso vem de longe. Num livro que reuniu documentos guardados pelo presidente Geisel, há um despacho de um ministro do círculo íntimo do poder que dizia que o governo deveria jamais esquecer da dependência da imprensa de favores governamentais. Era uma “arma extraordinária” para lidar com os donos dos jornais.

Publicidade, financiamentos subsidiados em bancos oficiais, vista grossa para a sonegação de impostos, manutenção de privilégios abjetos como a isenção de impostos na compra de papel — tudo isso o ministro de Geisel alinhavou para explicar por que a imprensa não se sustentaria de pé sem a mãozinha providencial do governo.

A administração Geisel usou isso, por exemplo, ao ameaçar cortar o dinheiro público que salvar as contas do Jornal do Brasil depois que este contratou como colunista Carlos Lacerda.

Lacerda já era então inimigo mortal da ditadura porque os militares ceifaram seu sonho presidencial ao decidir permanecer no poder em vez de devolvê-lo aos civis rapidamente.

Pode-se dizer que os únicos governos que encheram as empresas de mídia de dinheiro sem nenhuma contrapartida foram o de Lula e o de Dilma.

Republicanismo ou burrice, cada qual fique com sua visão das coisas.

Repare que jamais, ao execrar os gastos exagerados do governo, os jornais tocaram na questão das absurdas verbas publicitárias.

Este quadro de dependência visceral do dinheiro do contribuinte está na cultura da mídia brasileira.

O PT perdeu uma chance formidável de promover um choque de capitalismo na imprensa. Bastaria forçá-las a viver das próprias pernas. Os barões da imprensa não seriam tão bilionários, mas pelo menos aprenderiam o que é capitalismo.

Os sites independentes vivem uma realidade completamente diversa. Receberam sempre uma migalha miserável da publicidade governamental, isto quando receberam alguma coisa.

Toda a estrutura da Secom, o departamento do governo responsável pela publicidade federal, foi montada de forma a beneficiar as grandes empresas, a começar pela Globo.

Também isso o PT nunca mudou.

A internet já respondia em países como a Inglaterra por metade da verba dos anunciantes e no Brasil estatais destinavam menos de 5% de seu orçamento para a mídia digital. E mesmo assim a fatia maior desses 5% esqueléticos ia, claro, para os sites das grandes empresas.

É portanto uma falácia, um cinismo, uma piada dizer que os sites independentes foram financiados pelo PT.

É uma inversão sórdida: financiadas foram as empresas da mídia plutocrata, para usar a expressão de Glenn Greenwald.

Com seus custos obscenos — você pode imaginar os dividendos dos donos —, elas não podem se manter como são sem a publicidade federal.

Os sites independentes têm, em oposição, custos mínimos.

No caso específico do DCM, a publicidade programática — anúncios que vão diretamente para os sites, de acordo com sua audiência, e sem intermediação das agências — cobre com folga todos os custos.

O futuro é da publicidade programática. No Reino Unido, metade das verbas digitais dos anunciantes deriva da publicidade programática, e o crescimento é vigoroso.

Você depende de apenas uma coisa para ter uma receita boa nesse campo: público. E para isso, como sempre na história da imprensa, você tem que ter qualidade no conteúdo.

A mídia plutocrática, com sua partidarização, abre um mercado enorme para sites voltados para leitores que não toleram seu conteúdo manipulador.

Isso quer dizer o seguinte: ao contrário do que gostariam as grandes empresas e seus jornalistas vassalos, os sites independentes continuarão sua escalada no mercado de notícias, seja com que governo for.

O mercado os quer.

Na contrapartida, as corporações da plutocracia enfrentarão inevitavelmente a crescente erosão de sua audiência por força da internet.

Receberão de governos amigos, como o de Temer, caso o golpe se concretize, dinheiro em doses indecentes.

Mas mesmo isso não impedirá que o mercado faça com elas o que fez, no passado, com os fabricantes de carroças quando surgiram os carros: as transforme em pó.

Paulo Nogueira

No Diário do Centro do Mundo

2 comentários:

  1. O Que vai haver com blogs sujos? O Mesmo que acontece com grande mídia! Quando verem a grana governamental entrando em seus bolsos esquecerão a santidade do PT e cairão de BOCA nos políticos do PMDB!!!

    ResponderExcluir
  2. Esses petralhas vagabundos emporcalharam a imprensa na última década e nada é tão nocivo para uma sociedade democrata que uma imprensa subsidiada. A imprensa livre é um dos pilares da democracia e temos que lutar por isso. Já pensou como vai ser legal a gente conviver SEM Nassif, sem cynara, sem Sader e de contrapeso sem Tereza Cruvinel e sem Alex Solnix. Adeus, Paulo Vendido Amorim; Adeus, Revistinha Carta Capital; Adeus, Brasil/247!!! Adeus... e não voltem mais nunca!!! Nunca mais!!!


    Desta vez eles vão se lascar!!! Os blogueiros petistas vão falir sem a publicidade estatal. Mas isso não é tudo. Muitos deles podem ser também presos pela Lava Jato. Recentemente, O Estadão informou que a PF vai atacar a área de marketing da Petrobras, tida como feudo do PT. Dali saiu muito dinheiro para patrocínio de eventos a pedido de congressistas. A área era controlada por Wilson Santarosa, que se reportava ao ex-presidente Lula como um santo. Este safado, O diretor de Marketing da Petrobras, Wilson Santarosa, a CUT, está no cargo desde 2003.

    Desde os tempos de Marcos Valério, sabemos que uma parte do dinheiro roubado pelo PT é remetida para contas de publicitários no exterior. Mais do que isso: sabemos que as empresas de propaganda tornaram-se instrumentos perfeitos para esquentar notas frias e lavar dinheiro. O presidente FRANKSTEMER, segundo o Estadão, deverá rever os critérios da publicidade online do governo. A medida afetará os blogs alinhados com o despojado governo petista que sobrevivem às custas desses recursos oficiais. O 247 vai para as cucuias; o 13 será extinto. (2+4+7=?); o MORDOMO DE VAMPIRO vai cortar as asas desses abutres; todos vão sair pela porta dos fundos; até que enfim essa farra vai acabar...


    P.S1.: - Será uma limpeza e uma internet arejada e limpa para todos nós;

    P.S2.: - Aguentamos essa gente imunda por anos nos enchendo o saco;

    P.S3.: - Vão passar o tempo cuspindo um no outro, na carceragem da PF em Curitiba;

    P.S4.: - Aos poucos vamos tirando esses cripitocomunistas ladrões e picaretas da vida do nosso país;

    P.S5.: - Blogs prostitutos, que vendem seus escritos sebosos e bajuladores para quem se dispõe a pagar por favores de diversas naturezas sórdidas... XÔ CARNIÇA!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA