PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ATÉ QUE ENFIM UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE SABE FALAR O NOSSO PORTUGUÊS...


Por Altamir Pinheiro

Do lulês & dilmês para o português... Esta foi a única mudança que a nação brasileira presenciou nesses últimos dez dias. Parece que pela primeira vez em 13 anos um presidente da república usou o plural... Pois bem, sereno e com modos civilizados, sem gritos e  sem atropelos à língua, sem suor, e muito menos com o dedo em riste. O presidente interino descendente de libanês,  Michel Miguel Elias Temer Lúlia, com um risinho contido, recorreu até a uma mesóclise(sê-lo-ia).

A gente pode até discordar de quem fala empolado(discurso com palavras incompreensíveis e sofisticadas). Mas é preciso reconhecer: quem fala empolado conhece a língua. Em seu primeiro discurso à nação, o presidente  abusou do verbo   no modo subjuntivo. Muitos desconhecem(inclusive Lula e Dilma), não sabem conjugá-lo, logo, não sabem empregá-lo. Aliás, o mesmo acontece com o modo imperativo e o futuro. Fazer o quê?

Indepedente das paixões político-partidárias, não ouvir a palavra "PRESIDENTA" é violino para os ouvidos!!! Finalmente vamos nos livrar do "vô falá uma coisa pro cêis"... Depois de longos e tenebrosos anos foi uma lufada de ar puro. Educação, respeito, leveza. Parece um sonho. Um homem elegante, com  postura, ciente da liturgia do cargo.  Discurso lógico, coerente, obedecendo a gramática e com   a concordância verbal e nominal impecáveis. O Português falado pelo nosso Presidente soa como música para as nossas "oiças".

Os dois presidentes anteriores continuam sofrendo de limitações intelectuais. Definitivamente entramos numa nova era. Até que enfim um Presidente da República que não ESPANCA e não SURRA a língua portuguesa. É para respirar aliviado ao poder ouvir um pronunciamento presidencial com frases completas, respeito à gramática e raciocínio lógico. Há treze anos, no tocante à língua pátria,  não se ouvia alguém com postura de ESTADISTA neste país. 

Se discursos antecipassem a qualidade do governo, o de Michel Temer  será excelente. A fala que marcou a sua posse foi serena, segura, propositiva, apelando sempre a um conteúdo que tem feito falta ao Brasil dos últimos  anos. Pela primeira vez neste tempo, não saíram da boca do chefe do Poder Executivo palavras que jogam brasileiros contra brasileiros, que opõem o “NÓS” a “ELES”. Ao contrário!!!


Além do Brasil está nas mãos de um exímio constitucionalista, o presidente também é um gentleman!!! Basta ver o recuo dele ao devolver à cultura o status de ministério. Sem dúvidas, um grande gesto de humildade e de bons modos do Temer. Agora, é fazer com que o Ministério da Cultura seja de todos. O recuo do Presidente foi muito inteligente. Cedeu para corrigir um erro. Afinal, o ministério traz uma carga simbólica: foi criado no governo do escritor Sarney, no pós-ditadura, como sinal de um país mais humano e mais gentil e de olho nas suas tradições culturais.

Por fim, desde o tempo de Dona   Ruth Cardoso não tínhamos esse privilégio. Como é revigorante ouvir um presidente que fala nosso idioma. Uma delícia ouvir o representante maior do nosso país que sabe falar e se fazer entender!!! Finalmente os intérpretes e dicionaristas vão ter um pouco de descanso... Na verdadeira acepção da palavra, o discurso foi impecável, insisto, repito,  na forma e no conteúdo. Que seja um bom pressentimento...

*Foto: ne10.com.br


8 comentários:

  1. O ministro do Planejamento, JUCANALHA, decidiu se licenciar do cargo até que o Ministério Público Federal se manifeste sobre práticas de picaretagem com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Onde teria, através de telefonema, proposto um pacto para barrar as investigações da operação Lava Jato. - É CLARO QUE SE TRATA DE UM PÉ-NA-BUNDA; AFINAL, NÃO EXISTE MINISTRO LICENCIADO DE GOVERNO INTERINO - Com a saída do bigodudo Romero, assume interinamente o Planejamento o secretário-executivo Dyogo Henrique de Oliveira. Presidente interino, ministro interino; Dilma afastada, Jucá afastado... O BIGODUDO, por ter pedido licença não pode voltar para assumir o cargo de senador, então, o correto seria levá-lo pro Alvorada, juntinho da Dilma, mas ele deve ir mesmo é para o Palácio da Papuda!!!

    Dilma Rousseff nunca afastou um ministro investigado pela LAVA JATO. Foi assim com Edinho Silva, Jaques Wagner, Aloizio Mercadante, José Eduardo Cardozo, Ricardo Berzoini, Carlos Gabas. E ela acolheu Lula na Casa Civil, para impedir sua prisão. Essa situação se parece com o caso Hargreaves no governo Itamar. Michel Temer, por outro lado, afastou JUCANALHA em menos de 12 horas. O que a nação presenciou foi nada mais nada menos que uma resolução de princípios, firmeza de convicções, respeito aos demais. PONTO PRO TEMER!!!

    P.S1.: - “Não existe ministro licenciado de governo interino. Nenhum país suporta tanta provisoriedade”;

    P.S2.: - Não existe licença de ministro. E o Jucá também não pode reassumir como senador antes de 120 dias;

    P.S3.: - A corruptela petralha e seus asseclas estão rasgando a saia e fazendo umbuança e grande estardalhaço do episódio. São engraçadíssimos os PSOLcopatas!!! Nenhum deles pediu a prisão de Lula e Dilma por aquela obstrução bessiânica de justiça!!!

    P.S4.: - Os rotos falando do rasgado ou os sujos falando do mal lavado. Isso é o que podemos chamar de, “Bandidos escandalizados com a bandidagem!!!”.

    ResponderExcluir
  2. O Dr. Altamir perdeu de vez o tino, agora elogia o Temer pelo português, e a ética? honestidade? retidão moral? altamir cai na real, o Temer é ladrão e montou uma quadrilha no Governo. Logo, logo, você estará se explicando.

    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa23 de maio de 2016 às 23:38

    O sujeito se mete a bajular o presidente interino, exaltando o bom português etc. - Se esse moço tropeça doidamente nas palavras, não pode comentar língua portuguesa. - Vejam: ele não sabe se Nação é com inicial maiúscula ou minúscula. Escreve em minúscula, mas é maiúscula. E chega cúmulo de escrever República com inicial minúscula. Mais: uma hora escreve “13”, outra hora escreve “treze”. - Qual é o certo? NÃO sabe. E diz que mesóclise torna o verbo incompreensível?? Que é isso, meu senhor?! - Uma vez escreve "português", outra vez escreve "Português". Onde está o padrão?? - Em suma: português é com inicial minúscula ou maiúscula?? - Mas, o pior dos piores foi ele escrever "presidente da república" (aí foi um chute nos nossos ouvidos!!). - E ele falou tanto sobre emprego de verbos, mas se esborrachou ao misturar o pretérito imperfeito do subjuntivo ("antecipassem") com o futuro do presente ("fará"). - NOTEM o que escreveu ele: - "Se discursos antecipassem a qualidade do governo, o de Michel Temer ‘será’ excelente." – Isso É UMA condicional. - Então, "se antecipassem... a qualidade 'seria' excelente". - Outra: dona Ruth Cardoso nunca foi exemplo de bem falar, nem de bem escrever. - Apenas, na moderação e na simplicidade, ela sempre foi comedida. - Mas, em concordância, nem Ruth, nem Fernando Henrique são exemplos que possam ser citados. - Por que ele não citou o ex-ministro Aldo Rebelo?? - Esse, sim, entre os políticos, pode ser exemplo de bem tratar o nosso idioma. - Enfim, esse cidadão escreveu tanto, pra dizer NADA. /.

    ResponderExcluir
  4. RESPONDENDO AO Anônimo 23 de maio de 2016 22:00,

    MESMO ACHANDO QUE DOUTOR ALTAMIR É A PUTA QUE PARIU ESSE ANÔNIMO BASTARDO, AFIRMO COM TODAS AS LETRAS QUE NO QUESITO HONESTIDADE EU SÓ DEVO EXPLICAÇÃO A QUENGA DA MÃE DO ANÔNIMO...

    P.S1.: - Respondendo a puta safada da mãe do anônimo, eu tenho plena certeza e absoluta convicção que, no campo da honestidade da família de Michelzinho só existe uma pessoa honesta, na qual eu boto minhas duas mãos no fogo: chama-se MARCELA TEMER!!!

    P.S2.: - Ô CHEIRA PÓ!!! COMO É QUE ANDA A CARTILAGEM DO TEU NARIZ, HEIN?!?!?!

    ResponderExcluir
  5. CONSTRANGIDAMENTE, EU GOSTARIA DE ALERTAR O ANÔNIMO(22:00), AO INDAGAR-LHE: CARA!!! COMO É QUE VOCÊ BOTA A SENHORA SUA MÃE(POR PUTA QUE SEJA!!!) NUMA SAIA CURTA DESSA, QUANDO O DESBOCADO PINHEIRINHO DEIXA SUA MÃE NUMA SITUAÇÃO VEXATÓRIA, NUMA ENRASCADA SEM SAÍDA... SUA DIGNIDADE EXPOSTA AO PÚBLICO... RESPONDA, FILHO INGRATO!!!

    P.S1.: - Como dizia o dramaturgo e filósofo alemão, Goethe: "A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos"...

    P.S2.: A propósito, toda sexta-feira eu passo de frente à casa desta senhora...

    ResponderExcluir
  6. ESSE "VÉI SAFADO" DO ZÉ FERNANDES DEVE SER UM DAQUELES PETRALHAS QUE AINDA ESTÁ SOLTO... EU ENTENDO QUE, DEPOIS DOS 80, COMO É O CASO DESSE CÍNICO, UM INFAME DESSE PORTE, SE TORNE NUMA PESSOA "DI MAIOR" EM SITUAÇÃO DE RISCO... VAI TE DEITAR NO TÚMULO DO PT, MÚMIA VIVA!!! MÚMIA PARALÍTICA!!! ESSE CARNE DE CU DE JEGUE PARECE MAIS UM VELHOTE DE HOSPÍCIO. QUEM SABE, CASO DE INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA MESMO!!! AO INVÉS DE FICAR ENCHENDO O SACO DOS COMENTARISTAS NESSE ESPAÇO DEVERIA NÃO ESQUECER DE TOMAR OS REMÉDIOS QUE CONSOME. MAS, GENTE!!! SERÁ QUE ESSE MONTE DE FEZES É UM VELHO OBESO, HÉIN?!?!?! VESTE TUA FRALDA GERIÁTRICA JUNTO COM O PIJAMA E VAI DAR UM MERGULHO NUMA PISCINA DE FORMOL, MÚMIA!!!


    P.S1.: - Zé, CALA A BOCA, GOZO!!! Fernandes, ENTUPA-SE SUJEITO!!! Costa, RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICÂNCIA, MÚMIA PARALÍTICA!!! INÚTIL!!! VELHACO!!! PÉ NA COVA!!!

    P.S2.: - Gostaria de saber por que a mãe desse traste não tomou a pílula do dia seguinte?!?!?! Oh, Verme infecto!!! Tá na hora do remédio... Cuidado viu, no seu caso não adianta mais vacinar, só soro antirrábico...

    ResponderExcluir
  7. Quero aqui discordar do Sr. José Fernandes Costa - que me pareceu muito auto-suficiente - Pinheiro não auto se elogia que sabe escrever bem nem muito menos se livra dos seus tropeços no português, ele apenas escreveu um texto dizendo que o presidente da republica fala um português correto. Só isso! Sinceramente, Sr. José Fernandes Costa. Eu achei o Sr, muito pernóstico nesse seu comentário. Queira me desculpar, mais achei o Sr. muito afetado e pedante.

    ResponderExcluir
  8. José Fernandes Costa24 de maio de 2016 às 15:01

    Senhora Carla Veras: - Discordar é um direito de todos nós. ("Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues.) - 2. NUNCA me mostrei autossuficiente. NEM aqui, NEM em NENHUM outro lugar. - Dei minha opinião crítica, porque NÃO gosto de bajuladores de meia-tigela! - NÃO precisa a senhora se desculpar por me achar pernóstico, afetado, pedante, autossuficiente etc. - O pensamento é livre, como livre é o condor! - 3. NUNCA, em canto algum, eu me autoelogiei. - Contudo, como disse eu há pouco, costumo dizer o que penso, SEM ofender, quando vejo alguém dizendo ASNICES! - Principalmente quando são asnices que NÃO levam a NADA! - E, como ASNICES, NUNCA levam a lugar nenhum, NÃO quis deixar de expressar minha simples opinião. - SÓ!! - E MUITO AGRADECIDOOO POR SUA OPINIÃO!! /.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA