PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PÉROLAS DO YOU TUBE

Fagner e Zeca Baleiro
Roberto Carlos e Orlando Silva

No You Tube é possível encontrar verdadeiras pérolas da música brasileira e internacional. Encontros memoráveis de grandes artistas estão registrados nesta ferramenta da internet. Ana Carolina e Seu Jorge, Gal Costa e Elis Regina interpretando “Estrada do Sol”, de Tom Jobim;  Ivete Sangalo e Caetano Veloso, Fagner e Zeca Baleiro cantando “Fanatismo”, a canção do cearense a partir de um poema da portuguesa Florbela Espanca...E tem também um vídeo incrível de Ney Matogrosso numa interpretação belíssima de “A Distância”, da dupla Roberto e Erasmo.

Mas um dos vídeos mais bonitos e emocionantes que encontrei no youtube até agora foi o que registrou o encontro de Roberto Carlos, eleito o “Rei” da música brasileira pelo comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, com Orlando Silva, que ao se tornar um fenômeno em seu tempo foi chamado pela imprensa de “o cantor das multidões”.

E por que esse encontro é tão significativo? Por tudo que Roberto representa na música popular brasileira, tendo se tornado o maior ídolo popular do Brasil a partir da década de 60 e ainda hoje está aí, produzindo e fazendo shows.

Orlando veio lá de trás. Começou a despontar na distante década de 30 do século passado e nos anos 40 era o cantor mais popular do país, com interpretações memoráveis de Rosa (Pixinguinha), Jardineira (Benedito Lacerda e Humberto Porto), Nada Além (Custódio Mesquita e Mário Lago) e Aos Pés da Santa Cruz (Marino Pinto e Zé da Silva).

Menino pobre, negro, Orlando chegou ao auge da fama, mas não se cuidou bem, extraiu os dentes de uma forma desastrosa e teve a voz afetada. A partir daí entrou em decadência, porém viveu até os anos 70 e ainda gravou discos significativos, num deles incluindo o clássico “Carolina”, de Chico Buarque de Holanda.

O encontro de Roberto e Orlando aconteceu em 1976 e os dois cantores, representando épocas distintas da música e da cultura do Brasil, interpretaram “A Deusa da Minha Rua” (Newton Teixeira e Jorge Faraj). Bela interpretação e um momento inesquecível da MPB. O ídolo dos anos 40 morreria em 1978, no mesmo Rio de Janeiro onde nasceu.

Disponibilizamos abaixo dois vídeos, ideais para quem não está curtindo o carnaval. No primeiro Fagner e Zeca Baleiro, com a citada “Fanatismo” e no segundo Roberto Carlos e Orlando Silva cantando “A Deusa da Minha Rua”.



Se você tem uma TV smart em casa de 50 ou 60 polegadas vai poder apreciar ainda melhor esses dois vídeos históricos. É fácil encontrá-los pelo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA