PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CAETÉS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS

Por Altamir Pinheiro

Sempre achei que um dos mais graves problemas dos municípios subdesenvolvidos é sua incompetência na descoberta dos seus verdadeiros inimigos e, entres eles, está a ignorância ou a falta de instrução de uma comunidade. Assim, por exemplo, os responsáveis pela nossa verdadeira pobreza não é apenas o assistencialismo governamental  incompetente e interesseiro (leia-se: bolsa esmola), mas a falta de educação básica(leia-se: ensino fundamental), seja ela tanto no espaço físico em construção de colégios adequados quanto no seu conteúdo curricular propriamente dito. Afinal, O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele...

O inesquecível Ayrton Senna, mesmo morrendo prematuramente deixou um legado com a sua fundação que é comandada por sua irmã. O grande campeão costumava dizer o seguinte: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro dos municípios  e do Brasil seja digno”.
A marcha da sabedoria  de um município só pode alcançar a grandeza ao mesmo passo que avança sua educação. Daí, vem o pensamento pitagoriano que ao se educar uma leva   de crianças, em termos de futuro, não será necessário castigar os homens...

A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que o ensino como um todo é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades, desde que a criança tenha uma cadeira para sentar, uma banca para escrever, uma “TIA” para lhe dá atenção e uma merenda digna e nos padrões higiênicos para se alimentar. Sendo assim, faz-se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento  da sua escolarização e que o seu aprendizado passe a ser difundido com mais intensidade em sua escola.  Agora, para isso é de fundamental importância que exista estrutura física, ambiente adequado para se desenvolver o potencial dessa criança.

Um município que tem gestor progressista de visão educacional futurista e uma secretária de educação que tem as ventas no seu devido  lugar, sabe muito bem que, cada vez mais as escolas estão proporcionando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho. A arquitetura escolar tem como objetivo criar o espaço ideal e necessário para desenvolver as atividades escolares. A experiência da criança com o ambiente escolar é sempre marcante. A escola é de fato sua segunda casa, é um lugar onde se passa grande parte do dia. Até o final do ensino médio o aluno terá passado aproximadamente de 10 a 12 anos  dentro de uma  escola.

Certa vez ou quase sempre em conversa que mantenho com uma sobrinha, arquiteta, que presta serviços a uma empresa especializada na criação de projetos voltados para a área educacional(Portal Met@lica Construção Civil),  dizia-me ela naquela oportunidade: Tio, Há uma carência no mercado da construção civil de profissionais que se dediquem e sejam especializados em arquitetura escolar. "A escola tem que ser pensada de forma diferente. É um tipo de edificação por onde todos nós passamos e, convivemos diariamente com pessoas diferentes de nós por mais de 10 anos de nossas vidas. Por isso, quando chamamos a escola de “SEGUNDA CASA”, não é um exagero. Os profissionais precisam interessar-se mais em pedagogia e educação, além, claro,  da arquitetura", disse-me ela. O desafio maior da arquitetura escolar é tornar o ambiente interessante, aprazível e incentivador para os estudantes de forma que eles não encarem a escola como um purgatório, prisão ou masmorra,  apenas cumprindo a rotina escolar mecanicamente. Mas, sendo realmente um lugar agradável e confortável e, de fato, sua segunda casa.


Para quem quiser e a quem interessar possa, eu fiz parte de uma equipe(a turma do Pau Pombo) que juntos participamos diretamente do embelezamento do aspecto natural e paisagístico, através do plantio de tapetes de grama esmeralda, árvores frondosas e palmeiras imperiais que implementamos no ambiente externo daquele novo e espaçoso colégio municipal possuidor de uma suntuosa estrutura de primeiro mundo(eu também, honestamente,  ganhei meu dinheirinho ali....). Porém, mudando de um polo para outro, mas seguindo no mesmo eixo imaginário que me leva a estrada e ao mundo de Caetés, tenho uma ligeira impressão que o prefeito, Armando Duarte, quando pensou em construir aquele monumental e grandioso colégio, de repente, não mais que de repente, deve ter baixado o espírito do Papa nos seus miolos. Refiro-me, NÃO ao jesuíta argentino  Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, mas ao PAPA da literatura infantil, Monteiro Lobato, que dizia com todas as letras: Um país se faz com homens e livros...

36 comentários:

  1. O seboso de Caetés e analfabeto chamado de Luiz Inácio Lula da Silva foi quem teve a coragem de sancionar o PISO NACIONAL DE SALÁRIO DO MAGISTÉRIO.

    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (14) que o novo piso salarial dos professores terá aumento de 11,36% a partir de janeiro de 2016. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64.

    Os filhos dos pobres hoje andam de ÔNIBUS graças ao avanço da Educação nos governos do Lula e da Dilma.Hoje se tem muito mais livros nas escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FICA ESPERTO ZÉ RUELA,O PISO VAI PRA 2.135,64 COMO VC FALA,MAIS RESPONDA,O NOME DE UMA PROFESSORA OU PROFESSOR QUE GANHA ESSE PISO EM CAETÉS,ALÉM DO MAIS ESTE PISO FOI EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.

      O SEBOSO DE CAETÉS FEZ MUITO MENOS DUQUE DEVIA,PRA ESTA GENTE TÃO SOFRIDA CONTERRÂNEO DELE, OUTRA COISA PASSOU 8 ANOS NO PUDER, E AGORA MAIS 5 COM A SUCESSORA, E ELE NÃO FOI CAPAZ DE LIBERAR VERBA PARA UMA CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM PARA O MUNICÍPIO DE CAETÉS.

      A BATATA DELE ESTA ESQUENTANDO,LUGAR DE CORRUPTO É NA PRISÃO,

      Excluir
    2. CAETÉS PASSOU 20 ANOS NAS MÃOS DO ZÉ DA LUZ.ENGENHEIRO POR FORMAÇÃO E UM HOMEM COMPETENTE.O PROJETO SOMENTE VEM COM O PEDIDO FORMAL DO PREFEITO E DOS VEREADORES.SERÁ QUE AMBOS DE CAETÉS NÃO FORAM INCOMPETENTES QUE NÃO SOUBERAM PEDIR? TENHO MINHAS DÚVIDAS.

      MAS NÃO FIQUEMOS PREOCUPADOS. O SEBOSO E A ANTA DE CAETÉS PERNAMBUCO,DAS MINAS GERAIS VÃO EM BREVE ENTREGAR A MAIOR OBRA DO NORDESTE QUE É A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E QUE DR. EDUARDO CAMPOS RECEBEU E O ESTADO DE PE RECEBERÁ MAIS DE 2 BILHÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA CONCLUIR A ADUTORA DO AGRESTE QUE TRARÁ ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO PARA ABASTECER CAETÉS E CAPOEIRAS E MAIS DE 12 FAMÍLIAS DE NORDESTINOS IRÃO TER ÁGUA DE VERDADE.

      CUJAS ÁGUAS VIRÃO DEPOIS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO NA BAHIA E QUE AS MESMAS DESEMBOCAM PARA O MAR E O MAR NÃO PRECISA DE MAIS ÁGUA E SIM O NORDESTE BRASILEIRO.

      Excluir
  2. CALA A BOCA CABEÇA OCA!!! ESTE COXINHA VERMELHO FICA AQUI MATANDO E MORRENDO POR GENTE QUE NÃO ESTÁ NEM AI PARA ESSE COITEIRO VADIO. JÁ FOSTE CONVIDADO ALGUM DIA PARA PESCAR EM ATIBAIA, TABACUDO DO PT?!?!?! JÁ FOSTE NADAR NA PISCINA DO ZÈ DIRCEU, PANACA?!?!?! ESTE SINDICALISTAZINHO DE RESULTADO FICA AQUI DEFENDENDO ESSES BOSTAS....TOMA VERGONHA NESSA TUA CARA ENFERRUJADA SUJEITINHO INDECENTE!!! ESTAIS MONTANDO TEU PALANQUE NO GUARUJÁ OU E EM ATIBAIA, HEIN, PANACA?!?!?!

    P.S1.: - É purquê os fi dos pobe e os pobrinhos e mimimi & blábláblá...

    P.S2.: - Oh, panaca!!! Tu estais Engajado no MSS - Movimento do Sem Sítio, OU no MST - Movimento do Sem Triplex...

    P.S3.: - Junta-se com esta Anta Biruta e vais ensacar vento e matar mosquitos, petralha mulambento!!!

    ResponderExcluir
  3. Perdemos a guerra da educação. Com mais de 50 milhões de brasileiros adultos sem o ensino fundamental, ainda que um governo sério decida fazer a revolução na educação de base, as crianças já nascidas chegarão à idade adulta despreparadas para enfrentar o desafio da era do conhecimento; não serão capazes de levar o Brasil ao desenvolvimento que precisamos.
    Perdemos feio a guerra contra a desigualdade social. Mesmo depois de 15 anos de Bolsa Escola/Família, continuamos campeões de desigualdade, e os resultados na luta contra a fome estão regredindo por causa da inflação.
    Cristovam Buarque.

    ResponderExcluir

  4. .......... Hoje se tem muito mais livros nas escolas... PERFEITA E ABSOLUTAMENTE CORRETA ESTA OBSERVAÇÃO DO PANACA ANÔNIMO(13:21). VAMOS AOS FATOS, AS TRAMOIAS, PROPINAS E O BALACOBACO DOS AMIGOS DO LULA, PARA ENFATIZAR QUAL A RAZÃO DE HOJE HAVER MAIS LIVROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO GOVERNO PETRALHA...

    PARA QUEM NÃO SABE, JONAS SUASSUNA, UM DOS LARANJAS DE LULA NO SÍTIO EM ATIBAIA, BENEFICIOU-SE DE UMA LEI ASSINADA PELO PRÓPRIO LULA. POIS BEM!!! TRATA-SE DA LEI QUE OBRIGOU TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADAS A POSSUIR, ATÉ 2020, PELO MENOS UMA BIBLIOTECA COM NO MÍNIMO UM TÍTULO POR ALUNO. SÓ QUE, ANTES DA LEI SER PROMULGADA O LARANJA JONAS SUASSUNA FOI AVISADO PARA ABRIR UMA EMPRESA PARA FAZER PARTE DE UMA LICITAÇÃO MAIS HONESTA DO QUE JOGO DE PÔQUER NOS SALOON DOS FILMES DE CAWBOY NORTE AMERICANO...

    A EMPRESA DO LARANJA CHAMA-SE NUVEM DE LIVROS E FOI CONTRATADA PELA REDE PÚBLICA PARA DISTRIBUIR LIVROS A FOLE. ATÉ EM JUCATI DEVE TER BIOBLIOTECA COM A MARCA REGISTRADA DA NUVEM DE LIVROS DO LARANJA DO LULA JONAS SUASSUNA, INCLUSIVE LIVROS VIRTUAIS (E-BOOKS). É MOLE OU QUER MAIS!!!

    P.S1.: -Gente!!! Um momento para reflexão: O curioso nisso tudo é que não dá para entender como uma empresa iniciante como essa, superou os maiores grupos editoriais do país como o Grupo Abril e as editoras Saraiva e Record que têm mais de meio século no ramo e uma merdinha como a NUVEM DE LIVROS de Jonas Suassuna em muito menos de uma década de fundada superou as gigantes brasileiras. Será que nessa licitação teve gato na tuba, Boi na linha ou ocorreu dentro dos padrões de pura lisura como os jogos de pôquer no velho oeste...

    P.S2.: - Na verdade houve um equivoco quando colocaram o nome da empresa de NUVEM DE LIVROS. Seria muito mais coerente se a distribuidora de livros para todo o Brasil até o ano de 2020, tivesse a alcunha de, NUVEM DE LARANJAS...

    ResponderExcluir
  5. Os elogios aos PREFEITO DE CAETÉS, Armando Duarte,são justas,mas é preciso reconhecer e ponderar que ele somente faz um grande governo graças ao apoio que ele vem recebendo do Governo Federal e do Senador Armando Monteiro ambos do PTB E PT.

    Graças,portanto, ao advento do Projeto de Lei apresentado pela Deputada PETISTA, Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte em 2007 e que foi aprovado pelos petistas.

    O piso salarial do magistério foi reajustado em 13,01% em janeiro de 2015, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor do piso para 2015 é de R$ 1.917,78 e para 2016 é de R$ 2.135,64.

    O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no artigo 60, inciso III, alínea e do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

    Veja a evolução do Piso dos Professores.

    2009....................R$ 950,00
    2010....................R$ 1.024,67
    2011....................R$ 1.187,14
    2012....................R$ 1.451,00
    2013....................R$ 1.567,00
    2014....................R$ 1.697,39
    2015....................R$ 1.917,39
    2016....................R$ 2.135,64

    Estes foram os apoios que o analfabeto de Caetés e a Anta deram a Educação do Ensino Fundamental do Brasil graças a Fundef e Fundeb cujo relator José Jorge de Vasconcelos não teve a coragem de aprovar como RELATOR de ambos e que o cachaceiro e dono do Aeorolula teve a coragem de sancionar a referida lei citada acima.

    Ainda vem alguns bestas e idiotas e dizem que o cara nada fez pela EDUCAÇÃO DO BRASIL.Vai que é tua,Lula e Dilma.

    ResponderExcluir
  6. .......... Os filhos dos pobres hoje andam de ÔNIBUS graças ao avanço da Educação nos governos do Lula e da Dilma... Ô POVINHO PRA SE CONTENTAR COM POUCO!!! SE NÃO FOSSE A FISCALIZAÇÃO RIGOROSA DO CONTRAN OS ESTUDANTES ESTAVAM INDO AS ESCOLAS DE PAU-DE-ARARA ATÉ EM PLENA CIDADE DO RECIFE. A PROVA É TANTA QUE, NOS RINCÕES TIPO CHAPADAS DOS VEADEIROS NOS GOIÁS E MINAS GERAIS DA VIDA, A DEPENDER DE FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA PÁTRIA EDUCADORA DA DILMA, A CRIANÇADA JAMAIS SAIRÁ DE CIMA DE UM CAMINHÃO VELHO. ALIÁS, NO SERTAZÃO DA BAHIA, PIAUÍ, MARANHÃO E BOA PARTE DE ALAGOAS, SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO, GERALMENTE, SÃO EMPRESÁRIOS QUE, POR NÃO HAVER UMA BOA FISCALIZAÇÃO DO CONTRAN(PRINCIPALMENTE NA ZONA RURAL), OS COITADOS DOS ESTUDANTES CONTINUAM INDO AS ESCOLAS EM ÔNIBUS VELHOS E CAMINHÕES PAU-DE-ARARA, A TORTO E A DIREITO... ALIÁS, O ESTUDANTE ANDAR DE ÔNIBUS CONFORTÁVEL É UMA COISA RELATIVAMENTE ELEMENTAR, OBRIGATÓRIA, UM DIREITO DA CRIANÇADA, MAS PARA OS PUXA SACOS DA DILMA DA PÁTRIA EDUCADORA, ACHAM QUE O PROGRAMA CAMINHO NAS ESCOLAS É COISA DO OUTRO MUNDO. QUEM ASSISTE FILME AMERICANO(PRETO E BRANCO) DA DÉCADA DE 50, VÊ AQUELES ÔNIBUS CARREGANDO OS SEUS ESTUDANTES, SÓ NA DÉCADA DE 80 É QUE PODEMOS CONSTATAR AS CORES DAQUELES SCHOOL BUS QUE SÃO AMARELOS E PRETO...

    P.S.: - Diga-se de passagem que só viemos descobrir as cores dos SCHOOL BUS graças a Century Fox, Columbia Universal ou Metro-Goldwyn-Mayer(que o mascote era um leão urrando), que inventaram o CinemaScope...

    ResponderExcluir
  7. .......... O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64... PASMEM!!! ISTO É ORDENADO DE UM SAMANGO DA PM DO PIAUÍ QUE SEQUER É EXIGIDO UM CURSO UNIVERSITÁRIO E TRABALHA 18 HORAS PARA FOLGAR 72. ESSE POVINHO DILMISTA QUE SE CONTENTA COM MIGALHAS, ADEPTO DO COITADISMO, AINDA DIZ: PIOR ERA ANTES?!?!?! QUANTA MITIGÂNCIA OU QUANTA MITIGAÇÃO!!! NÃO DEIXAM DE CARREGAREM A TARJA DE ESMOLERES, FEITO O MUNDIÇAL REMELENTO DO BOLSA ESMOLA... Até quando?!?!?!

    P.S.: - No governo da pátria educadora com um professor ganhando uma dinheirama dessa ainda tem imbecil e idiota(isso deve ser professor petralha-exdireitão) que se dá por satisfeito, apesar de dizer que era pra ser melhor, mas pior era no governo não sei de quem... Ô POVINHO PRA PENSAR MIUDINHO... Pela defesa intransigente e a satisfação de um professorzinho panaca desse, chegamos a conclusão que tudo isso é o que podemos chamar de gozo do galo!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando tivermos um salário digno para o professor, tenho certeza que bons alunos serão atraídos para a profissão e com isso teremos excelentes profissionais.Em termos de governo do PT, a continuar, meu filho jamais será um professor, JAMAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem aprovou o salário de um vereador em mais de R$ 12.000,00 em cidades de porte médio? Em mais de 19.000,00 nas capitais? Em R$ 25.000,00 de um deputado Estadual e de Federal de R$ 33.700,00? De um juiz federal em R$ 39.000,00 e de um Prefeito em 25.000,00? Foi Lula ou foi Dilma,professores letrados e especialistas em Educação?

      Excluir
  9. Como professor universitário eu não tenho o que reclamar. É lamentável o SALÁRIO de um professor que entra em uma sala de aula do ensino fundamental. Até mesmo em países da América Latina como Chile e México, os professores recebem um salário consideravelmente maior que o brasileiro, muito maior! Com a disparada do dólar, ultrapassando a casa dos 4 reais, as entidades internacionais já têm pesquisas, que os salários dos professores da redes estadual e municipal, em dólares, já é considerado entre os 10(dez) menores do mundo! Este anônimo -05:17 - deve ser um tremendo de um idiota ou então é presidente do sindicato de algo protetor do PT. Isso é uma vergonha um sujeito desse elogiar salários do professorado brasileiro. Se for professor, meu chapa, vá se reciclar, imediatamente ou então vá se medicar...

    ResponderExcluir
  10. Esses dois babacas que tem a pinta de ser a mesma pessoa e geito de professor babão desse governo citou leis, constituição, artigo e incizo só para se amostrar que é intendido e não disse nada. Mais nada mesmo. Só convessa mole típico de quem é defensor de algo que estar mamando por isso defende esse governo. Vai te catar adulador mamador de tetas!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babaca, como é que um cara faz um elogio a um prefeito como se ele não tivesse votado no Lula e Dilma e ao mesmo tempo os trata o ex-presidente e a atual presidente de bandidos, terroristas, sebosos, cancerosos,anta, ladrões e deseja a morte... como se os filhos dele e os demais parentes não tivessem recebido nenhum benefício do governo? Será que essa gente não sentiu a derrubada dos juros de 24,95% para menos de 12% em 12 anos de governo?

      Excluir
  11. Hoje tenho 50 anos de idade e estou meio longe de me aposentar como professor. Se tivesse 25 a menos não pensaria duas vezes em ir embora desse país. Porque a sensação que tenho é a que o Brasil nunca terá jeito. E essa raça do PT tá destruindo mais ainda a nossa educação, principalmente o tratamento do faz de conta que esse governo presta as crianças brasileiras. É só ver a quantidade de adolescentes que deixam a escola para entrar no crime e se nós professores formos falar com eles duro a gente apanha. Com o salário que eu ganho eu não dou um pio para impor ordem a uma criança marginal eu é que não vou levar uma facada ou um soco que eles dão mesmo, principalmente se quem estiver num sala de aula seja uma professora. Eles amedrontam mesmo a mulher. Com esse salário irrisório eu é que não vou morrer pelos outros...

    ResponderExcluir
  12. Fica difícil ver tantas riquezas naturais, nesse país, sendo desperdiçadas, a Petrobras assaltada, e a educação sempre pior, nesses últimos anos, os professores respeitados, só trabalharam para se sustentar, bandidos, políticos, e preguiçosos fazem a farra com o dinheiro que deveria pagar bem a um coitado de um professor da zona rural. A educação fundamental no Brasil é um bagaço de cana moída.

    ResponderExcluir
  13. O que eu voiu dizer é porque eu tenho conhecimento de causa. Mesmo os quatro governos do PT vem sendo uma desgraça por pagar salário baixo. Mas, dado o despreparo e falta de didática da maioria (não todos, que fique claro) dos professores das redes públicas, é compreensível o baixo nível salarial. Contratam qualquer um, que passe a matéria de qualquer jeito, como se já não bastasse o nível de demência e analfabetismo funcional dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação agora que teve uma melhora salarial, imagine os anos de chumbo grosso que vem de longos anos ainda tivesse recebendo apenas R$ 50,00 e R$ 210,00 reais mensais?

      Excluir
  14. Jailson Ferreira de Souza16 de fevereiro de 2016 às 07:37

    Não é de se admirar que a educação no Brasil nunca foi PRIORIDADE e continua, também, não sendo nesse governo do PT. A valorização do magistério é apenas para clichê de campanha eleitoral; há muito blá-blá´blá e pouca ação na valorização do professor. Sou professor federal atualmente mas já fui da rede estadual e ganhava o PIOR SALÁRIO do Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Estou há mais de 20 anos na educação da Paraíba, me aposento em 4 anos e tudo o que ouvi nesse tempo foi: “Vai melhorar…”

    ResponderExcluir
  16. Deixa de ser terrorista anônimo(13:21 e 05:17) Está bem claro que você é petista (deve ser da tropa da Internet do Lula). Tu não tens a mínima ideia do que é ser professor. Aliás, você confunde o internauta se é mesmo um terrorista ou um babão!

    ResponderExcluir
  17. Deixa de ser imbecil anônimo das (08:14) o que fora escrito e dito foi para mostrar a contrariedade de quem escreveu o texto acima quando diz uma coisa e faz outra.Não tem senso de responsabilidade e pensa do umbigo pra baixo.Faz um elogio e ao mesmo tempo ataca quem melhorou a vida de muitos professoras que ganhavam um salário de fome e de miséria e nunca reconheceu quem executou e sancionou a lei.Será que você se lembra quem foi o relator do Fundef e Fundeb nos governos de FHC E LULA?

    ResponderExcluir
  18. A educação fundamental no Brasil é um bagaço de cana moída....

    Eu acho que esta frase sintetizou tudo em que estado deplorável se encontra tudo isso que está aí que eles chamam de "EDUCAÇÃO". Estamos longe, muito longe; Perdemos feio, muito feio. Que pena! Será que ainda há tempo, professor Cristovão Buarque?

    ResponderExcluir
  19. Vergonhoso para um país que quer ser potência na América latina. Atrás do México. Aff! Se o PSDB estivesse no poder com certeza que seria do mesmo jeito como foi.

    ResponderExcluir
  20. Mais de uma década de domínio do bolivarianismo-petismo. Mas pensando bem para quem alguém iria querer educação de qualidade e professores bem remunerados? Temos bolsas e cotas.

    ResponderExcluir
  21. Um comentarista disse aí que um policial(sem curso superior) ganha mais que um professor e ainda folga 72 horas. Mas enquanto isso no parlamento, nossos queridos parlamentares também folgam muito e ganham mais que nos EUA, Reino Unido, etc… bem discordante de nossa renda per capita... sei que larguei o ensino, além do salário mixuruca, mas foi por levar todo dia várias atividades para fazer em casa, meu marido até reclamava... No fim do governo do PSDB, dei um tempo antes de pedir demissão e esperar pelo PT eleito e jogamos toda nossas esperanças em um professor chamado Cristovam Buarque o único brasileiro capaz de organizar a educação no país. Surpreendi-me com sua demissão. Porém, não tive dúvida, logo após sua saída pedi a minha demissão e até hoje, com a evolução do mundo, o ensino fundamental do Brasil regrediu. A cada dia temos mais alunos ruins nas escolas públicas e o que mais grave: não tem cura é um caso sem solução. Fiz concurso público, fui aprovada e hoje vivo em paz e ganhando razoável. Mas não nego que minha vocação não era pra ser professora. Eu amava o que fazia mesmo com todo sacrifício e a remuneração uma miséria. Mesmo gostando tive que abandonar de uma coisa que eu mais gostava de fazer: ensinar crianças a ser gente na vida. Porém, contudo, todavia...

    ResponderExcluir
  22. Tanto o PT como os outros partidos a todos eles só interessam um povo sem escolaridade, cuja população não saiba votar, dando votos aos que a compram com bolsa isso ,bolsa aquilo, sem escolaridade o povo é massa de manobra, isso explica a baixa remuneração aos profissionais da educação. Isso explica a colocação do Brasil que em pleno século vinte e um paga um dos menores salários do mundo aos seus professores..

    ResponderExcluir
  23. Esse é o Brasil onde vereador é mais bem remunerado do que uma professora. a maioria desses políticos vereadores são quase analfabetos e ganha cinco vezes mais do que uma professora que passa seus conhecimentos ao futuro de uma nação que é a criança e nem isso esses partidos de esquerda como é o PT não veem isso. Foi uma decepção o PT no campo da educação, uma decepção daquelas!
    Creuza Lins

    ResponderExcluir
  24. Você sabia que depois de 1O anos o analfabetismo voltou a crescer no governo Dilma? E que o resultado do IDEB divulgado no começo de 2015 não alcançaram as metas que já eram baixas? O Brasil está indo de mal a pior. Sabem quantos ministros o PT teve em 13 anos de governo: 9(nove). Alteram sempre, sempre, os ministros, mas os salários dos professores quase nada. 90% dos elogiáveis comentários postados aqui são negativos isso é uma prova que o professorado está insatisfeito e é contra a política educacional implantada por esse governo do PT.

    ResponderExcluir
  25. É preciso aumentar o salário e, AO MESMO TEMPO, oferecer melhor formação aos professores. Também é preciso uma reforma da educação com foco na formação integral da criança e do adolescente para a realidade contemporânea. A escola tem de ser um lugar onde a criança aprenda e se sinta acolhida e FELIZ, como será nesse colégio de Caetés.

    ResponderExcluir
  26. Apesar desse valor irrisório que recebemos e do pior governo que já existiu na face da terra que é esse que está aí por ser comprovadamente desonesto, nada substitui o sorriso/abraço do aluno(a) agradecido(a)!

    ResponderExcluir
  27. Não concordo que o PT seja o culpado pelo fracasso da educação nesse país. O PT é apenas relapso, cheio de malfeitos e paga mal, mas isso já vem de longe. Os políticos em geral não estão nem aí para educação nesse país. Temos que exigir do governo federal uma educação de qualidade para nossas crianças e denunciar os corruptos que estão dilacerando o erário. Quando se fala em denúncia isso NÃO quer dizer ir a uma delegacia de polícia, um ministério público ou a um tribunal de justiça, NADA DISSO! É se dirigir a urna eletrônica e exercer a sua cidadania com altivez e consciência. Da minha parte, PT nunca mais!

    ResponderExcluir
  28. TEM UM DOIDO LÁ EM CIMA O ANÔNIMO(13:21), QUE FEZ O PRIMEIRO COMENTÁRIO, QUE TEM CARA E CU DE SINDICALISTA DA CUT E MILITANTE DO PT QUANDO AFIRMA COM TODA ÊNFASE(ATITUDE DE PUXA SACO), MOSTRANDO A LEI PROMULGADA PELOS PETRALHAS AO AFIRMAR QUE O PISO SALARIAL É DE R$ 2.135,64. OS CRITÉRIOS PREVISTOS NA LEI DO PISO SÃO DE PLENO CONHECIMENTO DE TODOS OS PREFEITOS E GOVERNADORES. DESDE QUE FOI CRIADA ESSE SABUJO DE LEI QUE OS MUNICÍPIOS(90%) DESMORALIZAM O PT, PASSAM POR CIMA DA LEI E NÃO PAGAM PORRA NENHUMA DESSA VERGONHA QUE É O PISO SALARIAL QUE O PT CANTA EM VERSO E PROSA QUE FOI CRIADO POR ELE. PARA SE TER UMA IDEIA, EM PERNAMBUCO, A LEI É DESCUMPRIDA HÁ TRÊS ANOS.

    P.S.: - Essa gentalha que faz parte do babaovismo petralha, esses canalhocratas pensam que alguém aqui é bobo?!?!?! Esse anônimo bunda mole, ao anunciar o tal piso, quis aplicar nos otários de galochas, dose extra de cinismo para manter a fantasia que historicamente substitui e camufla a realidade. Sai pra lá sindicalista da CUT, vagabundo genocida do Fidel!!

    ResponderExcluir
  29. Tem comentarista e crítico neste Blog de Roberto Almeida que gostar de agredir os outros,mas quando o é agredido se sente ofendido.

    O Pré-sal vem aí e quando o Brasil duplicar a produção de petróleo atualmente uma grande parcela virá para a Educação brasileira.Antes do PT o salário é uma lástima de baixo.Depois aumentou. Tá bom,que nada. Vale um Professor(a),claro que sim.Deveríamos ganhar pelo menos 30% do ganhar um DEPUTADO FEDERAL que ganhar hoje R$ 33.763,00.Nós PROFESSORES E PROFESSORAS deveríamos ganhar pelos menos o que ganha um vereador de Caetés e Capoeiras em torno de R$ 6.000,00.Mas o meu e o teu deputado federal somente olha para eles e os outros vão a pqp.

    ResponderExcluir
  30. TEM COMENTARISTA E PUXA SACO NESTE BLOG DE ROBERTO ALMEIDA QUE GOSTA DE APARECER PERANTE OS OUTROS, COLOCAR PALAVRA NA BOCA DOS OUTROS, MAS QUANDO É REBATIDO COM ARGUMENTOS, CORAJOSAMENTE, SEM SE ESCONDER NO ANONIMATO, O OUTRA LADO SE SENTE ACUADO E SEM ARGUMENTOS PARA CONTRADIZER, PARA REBATER O QUE FOI DITO. SEU ÚNICO RECURSO É MENTIR E TENTAR CONVENCER OS OTÁRIOS REPRESENTANTE DE UMA CATERVA ACADEMICISTA MARXISTA IDIOTA, CONHECIDA COMO A PETRALHADA MULAMBENTA OU A REPÚBLICA DA TURMA DO PÃO COM MORTADELA...

    P.S.: - Vão àquele canto, seus marginais vagabundos anônimos, vigaristas, vão fazer idolatria e culto à personalidade lá em Cuba, na Coréia do Norte ou em Lagoa do Ouro, bando de fanáticos stalinistas lixo anônimo. A Democracia está para o Partido Terrorista como a água está para o óleo, jamais irão se misturar.

    ResponderExcluir
  31. É PRECISO O CARA TER CUNHÃO DE AÇO, PARA NÃO REVIDAR IMEDIATAMENTE ESSA BALELA IRRESPONSÁVEL DE ENTRAR UM ANÔNIMO FANÁTICO NESSE BLOG E TENTAR BOTAR PAPA NA NOSSA BOCA QUE ESSE TAL DE PRÉ-SAL VAI BENEFICIAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DINHEIRO DO PRÉ-SAL TEM TUDO A VER COM LAVA JATO. SINCERAMENTE, É SER MUITO CARA DE PAU UM COMENTARISTA ANÔNIMO DESTE, PARA NÃO DIZER OUTRA COISA. ANÔNIMO!!! LOROTA DESTE NAIPE, É A MESMA COISA DE DIZER QUE DINHEIRO DO CPMF VAI PRA SAÚDE DO MESMO JEITO QUE DINHEIRO DO PRÉ-SAL VAI PARA EDUCAÇÃO...

    P.S.: - O que me causa espanto é que há gente que ainda crê piamente em tudo o que esses destrambelhados petralhas propalam aos quatro ventos a respeito do pré-sal. É querer injetar na veia, dose extra de cinismo para manter a fantasia que historicamente substitui e camufla a realidade...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA