PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AÇUDE DO GURJÃO PEDE SOCORRO


Por Junior Almeida

A barragem do Sítio Gurjão em Capoeiras foi construída ainda quando Miguel Arraes era governador do Estado e sua adutora, que leva água para Capoeiras e Caetés, foi feita na gestão de Carlos Wilson. Localizado às margens da PE-193, entre Capoeiras e São Bento do Una, o açude fica a 12 km quilômetros de distância da primeira. 

O reservatório é um mundo d’água. O paredão e o sangrador medem um quilômetro e o açude quando está com sua capacidade máxima é uma coisa linda de se ver. Cheio, o Gurjão sem precisar de mais chuvas aguenta abastecer Capoeiras, Caetés e uma parte de São Bento por cerca de cinco anos. Em 2004 isso aconteceu, e muita gente foi ver o Gurjão despejando seu excesso. 

De lá pra cá, chuvas irregulares fizeram o reservatório deixar de fornecer água para o povo algumas vezes. Estava tudo mais ou menos normal, as pessoas com água racionada, mas eram abastecidas. Com a seca braba mais recente e a boa ajuda de um empresário do ramo de granjas de São Bento do Una, que diariamente mandava seus caminhões pipas para tirar água no açude para seus frangos, o Gurjão mais uma vez secou. 

O Ministério Público de Capoeiras proibiu a retirada d’água, mas já era tarde. O abastecimento das duas cidades foi até março do ano passado.  Este ano começou com boas chuvas em toda região, e duas trovoadas na cabeceira da baragem fez com que juntasse água para mais de um ano. O Gurjão está com 30% de sua capacidade. 

Tudo certo? Nem tanto. Para se chegar no reservatório, partindo de Capoeiras, se enfrenta quatro vergonhosos quilômetros de estrada de barro da PE 193, que nunca foi concluída. Outra coisa que não dá muito pra entender, é nunca ter sido feito uma limpeza no açude quando este estava seco. 

Choveu e o mato crescido ficou dentro. Outro problema, esse o mais grave, é que desde que o açude pegou água muita gente está indo usar o Gurjão como área de lazer. O problema é que o “bicho homem” é o único animal que suja seu habitat, e o reservatório está degradado por isso.

Durante o carnaval uma multidão foi pra lá, beber, comer, ouvir som e tomar banho, deixando seu rastro de imundície na beira do açude. Latinhas, sacolas plásticas e um bocado de garrafas de vidro foram descartados dentro e fora da água. Esta semana moradores das proximidades da barragem foram à Câmara de Vereadores reclamar da bagunça no reservatório d´água, pois as bebedeiras e o som alto agora são constantes.

Ouvimos o vereador Zé Nielson, e este nos informou que foi procurado por algumas pessoas e que é consenso entre seu colegas que os banhos e bebedeiras no açude devem ser proibidos. O parlamentar disse já está com tudo pronto para comunicar oficialmente ao Ministério Público e à Prefeitura de modo que o problema seja resolvido. 

Zé Nielson informou ainda que esteve no açude e constatou que mais de 90% das pessoas que vão para o Gurjão são de fora de Capoeiras. Segundo o vereador,  a situação é grave e precisa se resolvida "ontem". 

Esperamos realmente que todos esses problemas sejam resolvidos, pois depois de tanto tempo sem água na torneira a população merece ser tratada com mais respeito.

*Foto: Blog Capoeiras

15 comentários:

  1. Por ser bastante atuante e preocupada com o bem estar de seu povo, a nossa prefeita, juntamente com os vereadores do seu lado,e o promotor de justiça vão tomar as devidas providências. Acredito muito na fibra e do amor pelo povo de Capoeiras que nossa prefeita vai resolver mais um probleminha de nosso município e se consagrar, ela e o pai, como os melhores prefeitos da hist´ria de Capoeiras. VANTE NEIDE!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. mande a prefeita pagar o piso salarial dos professores e tambem pagar o dinheiro que pertence aos professores e aprender a tratar os professores como ARMANDO DUARTE.

      Excluir
  3. Agora lascou. Até nisso querem fazer política. Como se tivessem fazendo algum favor para o povo. Pelo amor de deus vão ter vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não é vergonha é amor pela sua terra. Neide Reino vai resolver esse caso, tenho certeza!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Prefeita do Município tem obrigação de resolver, e não usar isso como política.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Júnior Almeida o Gurjão está imundo, além de muito mato que têm lá, as pessoas ainda vão tomar banho e jogar lixos nas redondezas do açude, onde isso era para ter sido proibido antes do carnaval, como em anos anteriores já havia sido.
    Agora a "VERGONHA MAIOR PARA CAPOEIRAS" é ver quatro quilômetros dessa PE 193 do jeito q está, uma situação em que está deixando as feiras cada vez mais fracas, justamente porque alguns cidadãos capoeirenses dizem que trabalham muito para conseguir seus tranportes e que não vão acabar seus carros numa estrada dessas, que se uma pessoa for doente até a cidade pode saber que são muitas as chances de chegar na cidade sem vida, mas, como os políticos ou governantes do município só andam na estradas a passeio e de carros novos ñ estão nem ai pr quem anda com seus carros q ñ são novos, e ainda tem muita gente que só vivem babando, minha gente tomem vergonha na cara quando a pessoa ver as coisas erradas não fiquem tentado esconder não que ninguém não é não!

    ResponderExcluir
  7. A responsabilidade é da compesa querido JUNIOR ALMEIDA.esquece neide reino um pouco acho que nem o marido dela fala tanto assim nela kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li e reli meu texto e não vi em nenhum momento o nome da prefeita, seria bom ao ilustre anônimo fazer o mesmo. Talvez ache e me mostre onde está.

      Excluir
  8. A grande prefeita vai resolver a sugeira do açude e toda Capoeiras vai aplaudir ela por mais uma obra feita pela prefeita que mais trabalhou pelo nosso municipio nos ultimos anos. Capoeiras pode bater no peito com orgulho e dizer, TEMOS PREFEITO SIM SENHOR.

    ResponderExcluir
  9. Não adianta. Deixa essas briguinhas pra lá. Eu já disse que ela vai se juntar com seus vereadores, com o promotor e com a COMPESA e resolver o problema. A prefeita quer e a união faz a força.

    ResponderExcluir
  10. Pode ser que agora depois desses comentários a senhora prefeita faça alguma coisa. E pra quem colocou ela como a melhor prefeita só estando louco ou louca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ou essa, com certeza deve ser um dos puxa saco e babão dela, que não tem o que fazer e as vezes recebe até para falar bem dela e defendê-la, mesmo sabendo das coisas que ela anda fazendo, ou melhor não anda fazendo!

      Excluir
  11. Quem vai fazer deve ser o seu candidato o BATATA, né mesmo!!! Anonimo infezado-06:58- Em Capoeiras vai ter canidatura unica por que ninguem quer infrentar NEIDE REINO. Quem infrentar perde e oerde fei

    ResponderExcluir
  12. E aí? Os nossos políticos já resolveram a situação? Pra granja não faltou água. Agora falta pro povo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA