PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DESEMBARGADOR FAZ DESAGRAVO A CHICO BUARQUE


Do desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro, no jornal O Globo:

Chico Brasileiro Buarque de Holanda! Desde que me entendo por gente, que sou embalado pelas poesias e músicas maravilhosas desse brasileiro que tanto nos orgulha e acalenta. Quando todos nós nos sentíamos abandonados e perdidos com tantas desilusões, ele apareceu com sua ?Banda? cantando coisas de amor para a gente sofrida, para o homem sério, para a namorada, para a moça triste, para o velho fraco... E a meninada toda se assanhava e acabava o desencanto com todo mundo, cantando coisas de amor.

Quando nossa desilusão voltava diante de tantas perdas, famílias separadas, liberdades suprimidas, censura impedindo qualquer tipo de manifestação, vinha o poeta e nos enchia de esperança anunciando que amanhã seria outro dia com o galo cantando e a gente se amando. E até aquele que inventou o pecado teria o perdão. Ainda restam, porém, os intolerantes, que se esqueceram de inventar o perdão.

Mas Chico, que inventou o amor letrado e ama esta cidade e seu povo, gosta de passear por aí e não percebeu que a cidade era um vão que, dependendo das pessoas que nela vivem, podem embaraçar nossa visão. E pessoas intolerantes não respeitam as diferenças e nos fazem, tantas vezes, catar as poesias entornadas no chão.

Um dia, Chico e seus amigos se encontraram nas ruas do Leblon, onde tantas vezes divaguei ao som de suas músicas, com jovens que não foram amamentados com o leite da tolerância e do respeito às diferenças, jovens que ficaram velhos antes do tempo e, mesmo tendo vida de príncipes, vivem maldizendo aqueles que, com os olhos embotados de cimento e lágrimas, comem arroz e feijão como se fossem príncipes, e constroem a cidade onde vivem junto com pessoas que não respeitam a diversidade.

Mas Chico, com seu jeito manso que é só seu, não deu a resposta desejada por seus provocadores, e apenas invocou que deixassem em paz seu coração, que é um pote até aqui de mágoa, e qualquer desatenção, pode ser a gota d'água. E partiu, estancando seu sangue quando fervia, oferecendo seu corpo, sua alegria e sua eterna poesia.

Então, Chico, passe ao largo desses moleques do internato, que, errantes, jogam pedras sem saber o patrimônio que estão atingindo, talvez por serem cegos e tenham escolhido a pessoa errada para soltar seus complexos, cuspindo num guerreiro tão vistoso, tão temido e poderoso. Pense que você ainda é muito amado e vive na cidade dos seus amores e, quem dera os moradores e o prefeito e os varredores, e os pintores e os vendedores, os guardas e os inspetores, fossem somente crianças para ter a pura compreensão da força de sua poesia, sua literatura, sua presença numa sociedade tão carente de amor e respeito.


Diz pra eles, Chico, que pode te odiar nunca mais olhar para ti, mas não faz, não faz mais assim e respeita teu direito de ser Mangueira, Fluminense, Politheama e o que mais quiseres, assim como respeitas o direito de serem o que querem. E volta, Chico, para seu lugar, junto ao povo que te ama e respeita! É lá e é ainda lá que hei de ouvir cantar uma sabiá, colher a flor que já não é, e muito amor talvez possa encontrar para retribuir tudo que fizestes e fazes por esse país e seu povo humilde ou não.


*Na foto o desembargador Siro Darlan

5 comentários:

  1. José Fernandes Costa22 de janeiro de 2016 às 17:17

    Esse artigo / desagravo é um belo POEMA!! - E esse juiz é o que se pode chamar de: HOMEM DE BEM!! - O desembargador Siro Darlan EM NADA se parece com os "homens de bem" que, um dia, quiseram incutir na minha cabeça que, só por ser filho da "família tal ou qual", (um sujeito qualquer) seria o bastante para ser um "homem de bem"!!! - PARABÉNS, ao juiz Siro Darlan, que vive semeando o BEM; e que dá VALOR a quem TEM VALOR!! - Siro Darlan OUVIU A BANDA PASSAR E SOUBE INTERPRETAR O QUE A BANDA TOCOU!!! - Seja da banda de lá, seja da banda de cá!!! - Tanto se lhe dá!!! - ObrigadOOO!!! /.

    ResponderExcluir
  2. Esse juizeco é o que começou a modinha de JUIZ criador de lei no Brasil, foi pai do casamento GAY no Brasil, e da adoção de crianças por Gays, mesmo não havendo lei no país sobre esses temas ele reinterpretou as leis provavelmente à luz de suas próprias fantasias sexuais e desde então tornou-se normal Juizes atropelarem a constituição interpretando como bem querem. Na verdade esse Juiz é em grande parte o responsável pela esculhambação geral em que se encontra o país hoje.

    ResponderExcluir
  3. aprovado Souto. Deve ser mais um vermelhao que esculhambou o Brasil

    ResponderExcluir
  4. Viva Chico Buarque de Holanda, um verdadeiro artista brasileiro. Só um acéfalo ou desculturado não sabe a importância do artista Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  5. NÃO SE TRATA DO BOM POETA, BOM COMPOSITOR E RAZOÁVEL ESCRITOR CHICO JABUTI. TRATA-SE DELE APOIAR GOVERNO LADRÃO, COMPROVADAMENTE...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA