Os
estudantes pernambucanos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica
(OBR) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das
Princesas, nesta terça-feira (3). A conquista dos jovens alunos da rede pública
estadual foi classificada pelo chefe do Executivo como uma
"inspiração" para os demais estudantes. A competição, encerrada no
último domingo, em Uberlândia (MG), reuniu talentos de todo o País.
A equipe
NanoBit, da Escola Estadual José Alencar, localizada em Paulista, conquistou o
quarto lugar nacional, na categoria Nível Médio. Edyson Keysiano Macário
Acioli, Hugo Cesar Silva, Larissa Barbosa e Marcus Vinicius levaram ainda o
Prêmio Inovação. O grupo, que ficou em primeiro lugar na etapa regional, já
participou da fase internacional da competição, ocorrida em 2013. Na audiência
com o governador, eles apresentaram o robô Jurema.
"Eles
estão de parabéns. Essa escola de Paulista é a melhor escola pública do Brasil,
já que as que obtiveram as três primeiras colocações são da rede privada. Isso
mostra, claramente, que temos potencial para estar entre os melhores do País. É
essa capacidade de sonhar que queremos que nossos alunos tenham cada vez
mais", destacou Paulo Câmara.
A jovem
Larissa Barbosa, de 15 anos, já está de olho na edição 2016 da olimpíada, que
acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda. Para a estudante, sediar o
torneio será uma grande vantagem para os pernambucanos. "Vamos perder
pouco tempo com viagens, nos deixando mais livres para aprimorar a nossa técnica.
Essa foi uma ótima experiência; espero que, no próximo ano, a gente
ganhe", disse.
MOTIVAÇÃO
- A equipe
Hazer, composta por alunos da Escola Benedita Moraes Guerra, de Macaparana, na
Zona da Mata, conquistou o Prêmio Extra Dedicação. Arthur Theodósio Borba,
Karoline Vitória Macêdo, Kassio Augusto de Moura e João Gabriel ficaram em 19ª
colocação final. Já Adriel da Costa Salgado representou a EREM Senador Paulo
Guerra, do Recife, na Mostra Nacional de Robótica.
Arthur
Borba, 15, ressaltou que o segredo para bom desempenho foi a dedicação.
"Não tínhamos tanto tempo para treinar, mas era um empenho muito grande.
Então, nas horas do recreio e do almoço nós treinávamos. Foi tanto que, quando
chegamos na fase regional, ficamos em primeiro. Na Estadual, mais difícil,
ficamos em terceiro", explicou o jovem.
Para
secretário de Educação, Fred Amâncio, o excelente aproveitamento da robótica
pelos alunos da rede pública estadual é o diferencial da grade pedagógica.
"A gente não tem robótica nas escolas públicas para conquistar prêmio, mas
para melhorar o desempenho dos alunos. Agora, eles estarem com bons resultados
em competições é consequência desse trabalho", frisou, pontuando que o
programa está sendo executado em 324 unidades de ensino da rede. (Fonte: Secretaria de Imprensa do Estado).

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