PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PARANATAMA FAZ "MILAGRES" PARA MANTER A SAÚDE

Paranatama é apenas mais um dos pequenos municípios brasileiros que enfrentam dificuldades para ofertar saúde para os seus munícipes, porém, merece no mínimo uma reflexão, pelos “milagres” que o prefeito José Teixeira Neto (PSB), vem fazendo para manter todos os setores e programas de saúde funcionando com os recursos cada vez mais escassos.

Um bom exemplo é o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, que foi implantado há mais de seis meses no município e que, deveria ser mantido com verbas  federais, mais até o momento, nenhum repasse chegou ao município, obrigando desta forma, a prefeitura a investir cerca de 25 mil reais por mês para manter o Centro.

O secretário municipal de saúde, José Teixeira Filho, também nos informou que hoje são cinco Unidades de Saúde funcionando com as suas equipes completas, inclusive, ofertando os serviços de saúde bucal. Com recursos próprios foram implantados dois pontos de apoio que funcionam como PSFs. Atualmente são cinco equipes de saúde bucal que somados as três equipes existentes no CEO - Centro de Especialização Odontológica, totalizam oito equipes  atendendo à  população.

Os recursos que chegam ao município para a manutenção do Sistema de Saúde Pública não são suficientes para cobrir 100% as despesas das Unidades de Saúdes, do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, do SAMU e da Farmácia Básica. E para piorar, a Unidade Mista de Saúde, Antônio Xavier Sobrinho, não recebe recursos federais, estaduais, nem tão pouco, as AIHs (Autorização de Internação Hospitalar), ainda assim,  várias reformas no prédio foram realizadas, novos leitos foram construídos e novos equipamentos adquiridos, além de oferece plantões médicos e outros serviços hospitalares. Somente com a folha salarial da saúde, a prefeitura transfere todo mês do FPM, quase 70 mil reais. Sem falar na frota de veículos, ônibus, ambulâncias, combustível, como também, a manutenção da Casa de Apoio em Recife para acolher os pacientes que buscam Tratamento Fora do Domicílio – TFD.

Perguntamos ao prefeito de Paranatama, Zé Teixeira, qual o segredo para oferecer saúde pública com tão poucos recursos? Ele finalizou com a seguinte frase:

“Quando se tem boa vontade e compromisso com o povo as dificuldades são vencidas e os recursos financeiros se multiplicam como um milagre de Deus”. (Texto: Wando Pontes)

Um comentário:

  1. Eu aqui deixo meu testemunho da dignidade de seu Zé Teixeira, pois este é o único prefeito que vai pessoalmente resolver os problemas da prefeitura, na região do Agreste inteira, os outros prefeitos estão mais preocupados com outras coisas e mandam seus puxa-sacos por eles resolver as pendências, já sei Zé Teixiera, é visto facilmente e diariamente em várias repartições públicas de Garanhuns resolvendo tudo!

    Eu já o vi na UPE resolvendo problema de transporte de estudantes, já o ví nos hospitais de Garanhuns visitando seus conterrâneos internados, e semanalmente o vemos até no DETRAN emplacando os carros da prefeitura PESSOALMENTE!!

    Um cara desses merece meus aplausos, pois está MAIS QUE PROVADO QUE ELE REALMENTE trabalha em prol de sua terra e não fica negociando picaretagens como os demais prefeitos da região.

    DEIXO AQUI MEUS PARABÉNS A SEU ZÉ TEIXEIRA

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA