sábado, 17 de janeiro de 2015

PIORA A SITUAÇÃO POR ÁGUA EM PERNAMBUCO

Com a estiagem prolongada, a situação por água piora em diversos municípios de Pernambuco. Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), pelo menos nove municípios estão com os reservatórios completamente secos ou com níveis extremamente preocupantes. Diversas cidades do Sertão e do Agreste do Estado, que enfrentam o quarto ano de seca consecutivo, estão sendo abastecidas por carros-pipas.

Segundo a Apac, a barragem de Jucazinho, maior reservatório do Agreste pernambucano, e que atende aos municípios de Caruaru, Riacho das Almas, Cumaru, Bezerros, Gravará, Passira, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama e Salgadinho, corre o risco de entrar em colapso no segundo semestre caso a situação hídrica não melhore nos próximos meses.
Naquela região, as cidades de Alagoinha, Poção e Jataúba já enfrentam colapso nos seus sistemas de abastecimento. Jucazinho registra atualmente apenas 14% da sua capacidade. No Sertão, os reservatórios de Caiçara, Parnamirim e Abóboras, que abastecem o município de Parnamirim, também estão abaixo do nível considerado aceitável.
No Agreste Meridional a situação no abastecimento d´água também é precária. Municípios como São Bento do Una, Lajedo, Capoeiras e Caetés vivem sob um pesado racionamento.
Mesmo na Região Metropolitana do Recife a situação é de alerta. Enquanto o Sistema Pirapama, o maior a atender a RMR, registra 94% de sua capacidade, o Sistema Botafogo está operando com apenas 20% do volume total.
Em todo o Brasil as previsões não são boas. Deve chover menos do que o ano passado no Nordeste, Sudeste e outras regiões do País. (Com alguns dados e foto do site PE-247).

3 comentários:

  1. "PIORA A SITUAÇÃO POR ÁGUA EM PERNAMBUCO".

    AS GRANDES BARRAGENS QUE FORAM ESTOURADAS COM AS CHUVAS DE JUNHO E JULHO DE 2010 NÃO FORAM RECUPERADAS.

    DURANTE A SECA DE 2012 ATÉ MAIO DE 2014 QUASE TODOS OS AÇUDES AQUI NO AGRESTE MERIDIONAL SECARAM.COM AS CHUVAS QUE VIERAM ENTRE OS MESES DE JULHO E DEZEMBRO D 2014 MUITOS AÇUDES E BARRAGENS FICARAM CHEIAS.

    EM LAGOA DO OURO POR EXEMPLO ,A BARRAGENS DO RIACHO DA PALHA , DA COVA TRISTE E DO DISTRITO DE IGAPÓ SANGRARAM POR MUITOS MESES DESTE ANO.

    MAS NA SECA CITADA ACIMA,A BARRAGEM DE IGAPÓ CONSTRUÍDA PELO CORONEL JOSÉ ALVES EM 1939 ,PAI DE ANTENOR PEDROSA E AVÔ DE DIMAS E BETÂNCIA PEDROSA NEM SEQUER UM MELHORAMENTO FOI FEITA QUANDO ELA QUASE SECA.

    A BARRAGEM DO SITIO CAJUEIRO EM GARANHUNS FOI A NOSSA SALVAÇÃO .AGUENTOU E AGUENTA ATUALMENTE EM DIMINUIR O SOFRIMENTO DO AGRESTE MERIDIONAL ASSIM QUE FOR PRECISO.

    A BARRAGEM DO RIACHO SECO EM BREJÃO QUANDO ESTIVER CONSTRUÍDA IRÁ AJUDAR EM MUITO O SOFRIMENTO DOS AGRESTINOS NOS PERÍODOS DE SECAS CÍCLICAS.

    A ADUTORA DO AGRESE EM CONSTRUÇÃO EM PERNAMBUCO , GRAÇAS A UMA INICIATIVA CORAJOSA DO EX-GOVERNADOR DR. EDUARDO CAMPOS JUNTAMENTE COM A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, GRAÇAS A CORAGEM DO EX-PRESDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA IRÃO SIM RESOLVER OS GRANDES GARGALHOS DA SECA QUE NOS ATINGE ASSIM COMO VEM ATINGINDO O EIXO DE SÃO PAULO NA REGIÃO SUDESTE DO PAÍS.

    ENQUANTO ISTO AS PREFEITURAS DO NORDESTE, OS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E DA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOIGIA NÃO TEM OBRIGADO OS PREFEITOS A FAZEREM REFLORESTAMENTO DIARIAMENTE.

    O EX-PREFEITO DE QUEBRANGULO ALAGOAS, MARCELO RICARDO DE LIMA VASCONCELOS NAS DUAS VEZES EM QUE FOI PREFEITO DAQUELE MUNICÍPIO DISTRIBUIU NA ZONA RURAL MAIS DE 1.000.000 DE MUDAS DE DIVERSAS ÁRVORES.

    A MAIOR RESERVA BIOLÓGICA DO NORDESTE SE ENCONTRA ENCRAVADA NOS SOLOS PERNAMBUCANO E ALAGOANO, MAIS PRECISAMENTE, ENTRE LAGOA DO OURO E QUEBRANGULO COM AS SUAS MAIS DE 100 FONTES DE ÁGUA POTÁVEL E ÁREA DE MAIS DE 4.069 HECTARES DE FAUNA E FLORA E POUCO PRESERVADA POR TODOS NÓS E OS GOVERNOS.



    ResponderExcluir
  2. SECA: É UM FENÔMENO AONDE PREVALECE OU IMPERA UM CÉU INCLEMENTE EM CONLUIO COM UM SOL CAUSTICANTE QUE DERRETE A CERA E “SÉCA” A ARGILA E OS BARREIROS TAMBÉM... DONDE, JAMAIS ACEITAREMOS CONVIVER COM ELA, JAMAIS!!! ESTE SINTOMA PROLONGADO POR ESCASSEZ DE CHUVA É UM ASSUNTO MUITO ABRANGENTE: É DESOLADOR... AMARGURANTE... TRAVOSO... CAUSA-NOS ASPEREZAS NAS MAIS RECÔNDITAS AGRURAS DA VIDA E NO FUNDO DO CORAÇÃO DE QUAISQUER NORDESTINOS E CONSEQUENTEMENTE NOS SERTANEJOS, QUE SÃO ANTES DE TUDO UNS... POIS BEM!!! NESTE MEU SIMPLÓRIO COMENTÁRIO, VOU-ME ENVEREDAR OU ME DETER AOS FAMIGERADOS CARROS-PIPA. PONTO FINAL E, PT SAUDAÇÕES!!! CARRO PIPA: INDÚSTRIA DA SECA... VOU COMEÇAR LOGO POR UM DISCURSO PRONUNCIADO POR UM ALMOFADINHA PUNHOS DE RENDAS DA CAMARILHA DO PT, NO FINAL DO ANO DE 2012, E O PRONUNCIAMENTO FOI EM PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE SANTA MARIA DA BOA VISTA, SERTÃO DE PERNAMBUCO, UM RECADO DE OTIMISMO E DE GRANDEZA ENVIADO PELA governANTA DILMA ROUSSEF. EI-LO: ABRE ASPAS - Havendo “demanda segura”, portanto, haverá água para todos ─ e sem atraso na entrega, porque tampouco falta carro-pipa. A frota já em circulação, garantiu, é mais que suficiente: 4.900 veículos. Como não custa tornar perfeito o que está muito bom, o declarante sacou do bolso do paletó outra grande notícia: a presidente Dilma Rousseff acabara de autorizá-lo a ampliar o colosso sobre rodas. “Teremos 6 mil carros-pipa”, informou. “SEIS MIL, ISSO MESMO”, FECHA ASPAS. GOSTARIA MUITO DE FALAR O QUE O LULA, ANTES DE SER PRESIDENTE, FALAVA SOBRE OS CARROS-PIPA, DO FIGUEIREDO E DO SARNEY. O PALAVRÓRIO É DE SUBIR NAS PAREDES. PORÉM, AO CHEGAR NO GOVERNO USOU DA MESMA METODOLOGIA PARA COM AQUELE POVO QUE SOFRE AS AGRURAS DAS INTEMPÉRIES DA MÃE NATUREZA E O GOVERNO(TRATA-SE DO ATUAL), NA CAÇA DE VOTOS, PROMETE MUNDOS E FUNDOS, MANTENDO-O SOBRE CABRESTO COM O FORNECIMENTO DE MÍSERAS COTAS DE ÁGUA, VIA CARROS-PIPA QUE MAL DÁ PARA LAVAR A BUNDA OU TIRAR O SEBO DA TABACA... MAS, FALANDO-SE EM FUTUROLOGIA, SERÁ QUE UM DIA, AS MINHAS NETAS IRÃO LER NESTE MESMO BLOG, MAS COM OUTRA DENOMINAÇÃO(BLOG DO VOVÔ ALMEIDA), O NETO OU NETA DE ROBERTO ALMEIDA ESTAMPANDO NO TOPO DESTE JORNAL ELETRÔNICO A SEGUINTE MANCHETE: A INDÚSTRIA DA SECA FALIU?!?!?! ACABOU?!?!?! SUMIU?!?!?! TOMOU DORIL?!?!?!

    ResponderExcluir
  3. A MINHA REVOLTA QUE EU TIVE DE FHC QUE VOTEI NELE POR DUAS VEZES FOI REFERENTE ÀS PRIVATIZAÇÕES.VENDEU 70 BILHÕES DE REAIS E NÃO TEVE A CORAGEM DE INICIAR AS TRANSPOSIÇÕES DO RIO SÃO FRANCISCO.

    SE TIVESSE COMEÇADO , CERTAMENTE,O LULA TERIA TERMINADO. QUANDO O BISPO CAPPIO FEZ AQUELA GREVE DE FOME PARA NÃO SE INICIAR AS OBRAS FOI UM ATRASO.

    ESTAMOS NO SÉCULO XXI E AINDA ESTAMOS VIVENDO UM DRAMA SECULAR. AS ÁGUAS DO VELHO CHICO VIRÁ DEPOIS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO CUJAS ÁGUAS DESEMBOCAM PARA O MAR.

    APENAS 3% DESSAS ÁGUAS VIRÃO PARA O NORDESTE. EU LI MUITO E PESQUISEI MUITO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBO NOS ANOS 80 SOBRE AS TRANSPOSIÇÕES DO RIO.

    LI PELO JORNAL DO COMMERCIO DE RECIFE O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FERNANDO GONÇAVES ESCREVER O SEGUINTE: " O LULA SERÁ UM COVARDE SE NÃO COMERÇAR A FAZER AS TRANSPOSIÇÕES DO RIO SÃO FRANCISCO".

    SE NÃO FOSSE AS BESTEIRAS E AS GANÂNCIAS PRATICADAS PELOS DEPUTADOS FEDERAIS QUANDO EM DEZEMBRO DE 2010 AUMENTARAM EM 61,83% OS SEUS SALÁRIOS E COM EFEITO CASCATA EM TODO O PAÍS, EU NÃO TENHO DÚVIDA NENHUMA, DE QUE A DILMA NÃO TERIA ENFRENTADO TANTAS DIFICULDADES DE ORDEM FINANCEIRA DE 2011 A 2014 E TERIA TIDO CONDIÇÕES DE TER TERMINADO MUITAS OBRAS NO BRASIL.

    VOTEI NELA EM 2010 , MAS NÃO VOTEI EM 2014 POR CAUSA DO PT. O PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO TEM QUE SE ENVOLVER EM CORRUPÃO DE JEITO NENHUM PARA NÃO DÁ ESPAÇO PARA QUE OS ALIADOS E AS OPOSIÇÕES REPITAM AS PALAVRAS DO MALUF, "ROUBA , MAS FAZ".

    MAS DESEJO QUE ELA E SUA EQUIPE DE GOVERNO CONSIGAM COLOCAR O PAÍS NOS EIXOS E POSSAM SOBRAR MUITO DINHEIRO PARA SE TERMINAR AS TRANSPOSIÇÕES DO RIO SÃO FRANCISCO PARA MELHORAR A VIDA DE MUITOS PERNAMBUCANOS E NORDESTINOS.

    ResponderExcluir