SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO

OS RETIRANTES DE SÃO PAULO


 A manipulação de fatos e indicadores entrou tão fundamente no processo de produção da mídia tradicional no Brasil que mesmo o leitor crítico, que pela experiência sai vasculhando contradições e inconsistências, tem dificuldade para encontrar o viés que os editores querem impor ao público. Não basta analisar as manchetes e avaliar as escolhas de destaques entre as principais notícias; também não é suficiente ler nas entrelinhas o que a narrativa jornalística tenta esconder: é preciso adivinhar a malícia e seguir suas pegadas.

Vejamos, por exemplo, o que acontece com o noticiário sobre a crise de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo: a estratégia de comunicação do governo paulista consiste em desviar a atenção para a questão da energia, e com isso colocar na perspectiva do público a parte de responsabilidade que cabe ao governo federal.

Como se faz isso? Com parcelas da verdade, cuidadosamente articuladas para que pareçam compor a verdade inteira. Por exemplo, ao afirmar que 1,2 milhão de moradores da região Oeste de São Paulo ficaram sem água na quarta-feira (21/1), porque faltou energia numa estação de bombeamento, a Sabesp não está mentindo. Está apenas colocando um fato menor como tapume para esconder a causa principal da crise hídrica: a falta de investimento na melhoria de sua rede. Mas essa vertente cria uma chance para a imprensa fazer a perigosa mistura de água e eletricidade e criticar o governo federal.

Essa estratégia é referendada pelo próprio Palácio dos Bandeirantes e realizada pelos principais veículos de comunicação, que gostosamente embarcam na ficção criada para esconder a irresponsabilidade dos que governam o mais rico estado da Federação desde antes da virada do século.

Mas a mentira dissimulada em meias-verdades tem pernas curtas: uma pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro de 2014 e publicada na sexta-feira (23/1) revela que 68% dos paulistanos — ou alguém da família — tinham sofrido problemas de falta de água já nos últimos meses do ano passado, ou seja, antes da onda de calor que inaugurou o verão. E a maioria deles afirma que a crise hídrica foi provocada por “falta de planejamento do governo estadual”.

Pau-de-arara de paulista

A consulta faz parte do estudo conhecido como Irbem – Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município —, encomendado pela ONG Rede Nossa São Paulo e pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Os dados apontam, segundo o Globo, que 91% dos paulistanos puseram a culpa do problema no governo do estado e na Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Sobre as perspectivas diante da crise de abastecimento, há um evidente pessimismo: 82% acreditavam, em dezembro, que é grande o risco de a água acabar completamente.

O estudo inclui 25 temas na percepção dos moradores da capital paulista sobre suas condições de vida, entre eles saúde, educação, habitação, lazer, trabalho, sexualidade e consumo. Além de mostrar que o noticiário não consegue esconder completamente a verdade da população, o estudo revela que, no quadro geral, o paulistano ainda considera que a crise não afetou severamente sua percepção de bem estar: mesmo com a falta de água e apesar do intenso noticiário falando em crise econômica, metade dos entrevistados diz que a qualidade de vida ficou estável no ano passado e 37% afirmam que até melhorou.

Considerando-se os dois grupos, pode-se concluir que a grande maioria tem uma visão muito mais otimista da realidade do que a imprensa. No entanto, a pesquisa mostra uma evidência clara da deterioração das condições gerais de vida na maior cidade do país: 57% dos entrevistados afirmaram que, se tivessem a oportunidade, se mudariam para outra cidade.
Os jornais escondem essa realidade, porque a constatação de que a maioria dos paulistanos pensa em inverter o fluxo migratório os obrigaria a criticar as políticas públicas adotadas em território paulista nos últimos anos.

A imagem de uma enorme fila de orgulhosos paulistanos engarrafando as estradas rumo ao Nordeste, numa inversão do processo migratório clássico, é uma ideia que a imprensa não pode assimilar.

Mas é isso que os indicadores do estudo apontam: se pudessem, muitos daqueles que reelegeram Geraldo Alckmin embarcariam aliviados num pau-de-arara (com ar condicionado, claro), em busca de uma vida melhor.


Luciano Martins Costa/Site Contexto Livre

17 comentários:

  1. VIVEMOS NUM PAÍS SUI GENERIS. ELE É O ÚNICO DO MUNDO ONDE EXISTE UMA RAÇA HUMANA CHAMADA PETRALHAS... ESTA RAÇA, CONHECIDA NO POPULAR COMO PETEZADA, PELO SEU MODUS OPERANDIS DE PRATICAR CRIMES DE ESTELIONATO EM SÉRIE, FEZ COM QUE E CRIOU UMA OJERIZA TÃO GRANDE AOS BRASILEIROS QUE TEM OS PÉS NO CHÃO E NÃO SÃO DOUTRINADOS POR ESSE BANDO DE BANDIDOS BARBUDOS QUE FORMOU UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE MUITOS DELES (INCLUSIVE ESTE HUMILDE E PACATO ESCRIBA QUE ORA ESTÁ COM OS GADANHOS EM CIMA DO TECLADO), TEM ÓDIO A ESSA RAÇA TANTO QUANTO OS NAZISTAS TINHAM DOS INOCENTES E COITADOS DOS JUDEUS NO COMEÇO DO SÉCULO XX.
    POIS BEM!!! TODO ESSE ÓDIO CONTIDO ENTRE OS PAGADORES DE IMPOSTOS DO BRASIL, ENTRE TANTOS MOTIVOS, O PRINCIPAL É O BOLSA ESMOLA (COMPRA DE VOTOS) QUE TAMBÉM É USADO COMO CRITÉRIO DE SEPARAÇÃO. SOMOS NÓS E ELES. ELES, OS USUÁRIOS. NÓS, OS INSENSÍVEIS. ELES (DO PT) SÃO DONOS DO PROGRAMA. NÓS, MEROS OBSERVADORES DO QUE FAZEM. DÁ PRA “TULERAR” UMA RAÇA DESSA, HEIN?!?!?! LEMBREM-SE: O BRASILEIRO DE BOM SENSO NÃO TEM ÓDIO DESSES COITADOS MORIBUNDOS QUE VIVEM PERAMBULANDO POR ESSES CANTÕES AFORA DO NORDESTE BRASILEIRO UMA AJUDINHA OU O MEIO DE VENDER SEU VOTO ATRAVÉS DO BOLSA ESMOLA, MAS A INDIGNAÇÃO E O ÓDIO CONTIDO É PELA INSTITUIÇÃO CHAMADA PT QUE, NO PASSADO ABRIA O COMEDOR DE LAVAGEM E DIZIA: O PT NÃO ROUBA E NÃO DEIXA ROUBAR, COMO TAMBÉM PELA RAÇA QUE TEM COMO PAJÉ, UM SEBOSO E, COMO ESTELIONATÁRIA MENTIROSA UMA EX-TERRORISTA QUE, NO PASSADO, MATAVA MAIS GENTE À TRAIÇÃO DO QUE SE SANGRA PORCO E BODE NO SERTÃO NORDESTINO...
    PARA SE TER UMA IDEIA DA SAFADEZA QUE ESSES VAGABUNDOS PETRALHAS PRATICAM COM ESSA NAÇÃO, ELES ESMOLAM COM UMA MIXARIA, 13 MILHÕES DE FAMÍLIAS QUE EQUIVALEM A CERCA DE 50 MILHÕES DE PESSOAS, DENTRE ESSA SUB-RAÇA DO ESMOLISMO, 35 MILHÕES TÊM ACIMA DE 15 ANOS E PODERIAM MUITO BEM PEGAR NO BATENTE E TRABALHAR. ISSO QUER DIZER QUE, A PETEZADA DÁ ESMOLA A UMA GERAÇÃO DO TAMANHO DO PAÍS ARGENTINA. ISSO MESMO, NO BRASIL, UMA ARGENTINA (35 MILHÕES DE PESSOAS), VIVEM SEM DAR OU ENFIAR UM PREGO, SEQUER, NUMA BARRA DE SABÃO!!!
    ESSES “VAGABUNDOS INOCENTES” (COM TOTAL APOIO DO PT E SEUS DOUTRINADOS QUE SOFRERAM LAVAGEM CEREBRAL) NÃO PRODUZEM UMA “RUELA”, UM PARAFUSO, UM PREGO CAIBAR... VIVEM VAGABUDANDO E BATENDO PERNA POR AÍ, BEBENDO CACHAÇA E FAZENDO MENINO, DE CU PRA CIMA, E AS MULHERES PARINDO QUE SÓ COELHOS ENCHIQUEIRADOS, TUDO NO AFÃ DE RECEBEREM AQUELA MICHARIA DO INSS QUE É O SALÁRIO MATERNIDADE E, LOGO APÓS BOTAREM O DINHEIRO NO PÉ DO CIPA, ENTREGAM A CRIA PARA A MÃE OU OS AVÓS SE VIRAREM E, OH!!! ELAS CAEM NA GANDAIA AO SOM OU CURTINDO EM PRAÇA PÚBLICA, SHOWS GRATUITOS, DE BANDAS COMO CALCINHA PRETA, MASTRUS COM ESPERMA E OS GAVIÕES DA FIEL... DE BEM COM A VIDA, CURTINDO, NÃO ESTÃO NEM AÍ. AFINAL, NO EXATO DIA QUE MARCA LÁ NO SEU CARTÃO, VÃO AS CASAS LOTÉRICAS RETIRAR A ESMOLA EM DINHEIRO VIVO. DINHEIRO ESTE, QUE NÃO TEM UM PINGO DO FRUTO DO SEU SUOR...

    – Continua –


    ResponderExcluir
  2. (Continuação)...

    UMA DAS RAZÕES DO RETORNO DESSES RETIRANTES DO SUL/SUDESTE PARA O NORDESTE, EM PARTE, NÃO TEM NADA A VER QUE O NORDESTE ESTEJA UM PARAÍSO, QUE NADA!!! ELES VÊM PORQUE TÊM A QUEM VENDER O VOTO. EMPREGADAS DOMÉSTICAS COM CARTEIRAS ASSINADAS, NEM PENSAR!!! SE FIZEREM ISSO, PERDEM A BOQUINHA DO BOLSA ESMOLA!!! E OUTRA: AQUI TÃO JUNTOS AOS SEUS FAMILIARES, ALUGUEL É RELATIVAMENTE BARATO, VIVEM SEM PERSPECTIVA DE VIDA PELA ETERNIDADE, MAS VÃO TOCANDO O BARCO, PELO MENOS TÊM A FARINHA, A TRIPA DE PORCO E A PIABA OU CANDUNDA “PRA NÓIS PESCAR” PARA FAZER O PIRÃO E COMEREM, AS PRAÇAS PÚBLICAS PARA VADIAREM E O HOSPITAL DOM MOURA, QUANDO PRECISO, PARA TRATÁ-LOS...

    POR OUTRA VERTENTE, QUANDO SE ANALISA ESSE POVO QUE VIVE BANGOLANDO NOS QUINTAIS DA VIDA, NOS DEPARAMOS COM COISAS DO ARCO DA VELHA, SENÃO VEJAMOS: O BRASIL QUE PAGA IMPOSTOS, RECENTEMENTE ASSISTIU AO VIVO E EM CORES, UMA MULHER RECLAMANDO DO VALOR RECEBIDO, POIS ERA INSUFICIENTE PARA COMPRAR UMA CALÇA DE R$ 300,00 PARA A FILHA(ESSE POVO É LUXENTO!!!). OUTRA CONFESSOU CANDIDAMENTE QUE ESTAVA DEPOSITANDO DINHEIRO NA POUPANÇA DO MARIDO. SÃO INÚMEROS OS EXEMPLOS(NO MÍNIMO, ESSE POVO TEM CARGO COMISSIONADO NAS ESTATAIS DO PT QUE SÃO APENAS 23 MIL CARGOS). HÁ CULPA?!?!?! SIM, MAS QUE NÃO SE ELEJA O BENEFICIÁRIO DESTE PROGRAMA COMO ALVO. ELE APRENDEU QUE ESTUDAR ERA DISPENSÁVEL (QUEM NÃO ESTUDA CORRE O RISCO DE CHEGAR A PRESIDENTE DA REPÚBLICA!!!). QUE TRABALHAR PODE SER UMA MÁ OPÇÃO FRENTE A RECEBER SEM TRABALHAR. QUE O DINHEIRO MENSAL NÃO É DE AUXÍLIO, MAS SIM DE ESMOLA COM NOME OFICIAL. EM TROCA, OS USUÁRIOS DÃO O QUE TÊM. O VOTO. A ADORAÇÃO DOS NOVOS PAIS E MÃES DA PÁTRIA!!! NÃO ENTENDEM QUE ESTE DINHEIRO RECEBIDO POR ELES É DERIVADO DA OBRIGAÇÃO DE TANTOS OUTROS DE PAGAR IMPOSTOS. JUSTOS OU INJUSTOS. O QUE VALE É A SANHA ARRECADADORA QUE FINANCIA PACS E ESMOLAS E a PETROBRÁS DO PETROLÃO...

    P.S1.: - Eis a filosofia do petralha e seu respectivo puxa-saco: Pouco me importa quem pariu Matheus. Importa-me – e muito – é que, passados doze anos, continua sendo a mesma mão que balança o berço. Um sono de 12 anos. Quando Dilma diz que o programa é “eterno”, está dizendo que a miséria será sempre presente no país petralha. A conversa da perua é uma só, esmolar um contingente de pessoas que equivale a uma Argentina dentro do Brasil.

    P.S2.: - O assistencialismo explícito é visível. O ser “contra” o programa – posição politicamente incorreta – hoje é assumida de modo claro. E não sinto que haja alguém que queira simplesmente extinguir o Bolsa-esmola (a crentinha Marina Silva, doida pra ganhar a eleição, sacaneou até com a propaganda que no seu governo daria o décimo terceiro ao mundiçal remelento do bolsa esmola, pode!!!). O que se quer é um uso efetivo do auxílio, para além da dádiva oficial. Que dá o nosso dinheiro sem nenhuma contra partida. Para o lulopetismo, miséria certamente é uma doença cujo remédio não é emprego ou renda. Simplesmente, é troca de votos por esmolas...

    ResponderExcluir
  3. Bela explanação. Arretada essa sua explanação, Altamir. Nunca tinha parado para pensar: temos uma argentina dentro do Brasil sem trabalhar e sendo remunerada todo o santo mes. Valeu a observação!

    ResponderExcluir
  4. Se o blog é bom, seus comentaristas são melhores ainda. Parabens pela qualidade dos artigos e dos comentarios.

    ResponderExcluir
  5. DA PARTE QUE ME TOCA, AGRADEÇO A GALERA DE ANÔNIMOS AÍ DE CIMA.

    P.S.: - Nada contra, muito pelo contrário. Mas até para elogiar o blog a turma prefere o anonimato...

    ResponderExcluir
  6. Tambem acho muito bom. Bom mesmo. O Roberto estar de parabens.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Altamir
    Você meu caro não alivia, quando você me disse que votaria em bode cheiroso e que no Brasil não teria ninguém capaz e/ou honesto para comandar nossa nação, é sua opinião e eu respeito, porém meu caro você me faz transparecer que o PT parece ser o único partido corrupto e a Presidente o único que não merece seu voto, além de não acreditar que se existe o eminente colapso d'água em São Paulo e que nossos irmãos conterrâneos estão voltando, porque o que restar de água o Governador não vai mandar para os bairros pobres e sim para a classe rica. Esse Governador é da elite podre de São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Edmar,

    Você está mentindo escandalosamente quando afirma que eu VOTARIA em Bode Cheiroso. CORRIJA-SE, meu prezado!!! Para, logo após, a gente prosseguir com a nossa prosa ou confabulação...

    P.S.: - QUANDO EU ALEGO QUE VOCÊ ESTÁ MENTINDO ESCANDALOSAMENTE, GOSTARIA DE DEIXAR BEM CLARO QUE EU NÃO SEI E AINDA NÃO DEDUZI SE A MENTIRA FOI PROPOSITAL OU MALICIOSAMENTE... OU ENTÃO, QUEM SABE, NO PLENO SENSO DA SUA SANTA INOCÊNCIA...

    ResponderExcluir
  9. Eu lhe perguntei há algumas semanas, em quem você votaria, já que você faz críticas mais contundentes ao PT e também aos outros partidos, acho que você esqueceu, não afirmo palavras tão duras ofendendo de "mentiras" e "mentiroso" e você respondeu nesse mesmo Blob que, se estivesse vivo, você votaria em bode cheiroso. Veja se você se lembra se não Roberto tem isso gravado. não o trato de mentiroso, no máximo de um equívoco ou de um lapso.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Altamir,

    Apesar das palavras, "mentindo escansalosamente" "mentira" vou mostrar-lhe que, o que disse é a pura verdade, aliás, tenho uma série de defeitos eu sei , contudo esse não.
    Em 19 de jan de 2015 às 20:53 lhe fiz a seguinte pergunta: Prezado Altamir, Quem seria, ou nós não temos quem governaria nossa nação?
    Você respondeu em 20 de jan de 2015 às 07:14: Tenho a resposta na ponta da língua:se fosse vivo, BODE CHEIROSO...

    ResponderExcluir
  11. Prezado Edmar,

    EU QUERO QUE VOCÊ PROCURE, TANTO NA SUA PERGUNTA QUANTO NA MINHA RESPOSTA SE VOCÊ ENCONTRA O VERBO "VOTAR" OU PELO MENOS UM SINÔNIMO DESTE VOCÁBULO. CASO VENHA A ENCONTRAR, TANTO NA PERGUNTA QUANTO NA RESPOSTA, PODE FICAR CERTO QUE EU NÃO VOU LHE CHAMAR DE CEGO, MAS CONFIRMAR QUE VOCÊ ESTAR MENTINDO ESCANDALOSAMENTE... PROCURE!!! VEJA SE VOCÊ ENCONTRA PELO MENOS NA DEDUÇÃO OU NAS ENTRE LINHAS QUE ALTAMIR PINHEIRO DISSE OU INSINUOU QUE VOTARIA EM BODE CHEIROSO. CLARO QUE NÃO, MEU CHAPA!!!

    P.S1: - Constantemente, o blogueiro Roberto Almeida, chama atenção de alguns comentaristas de seu blog em razão de muitos criticá-lo sem ter interpretado o texto que ele escreveu e fez a devida postagem. Hoje mesmo, uma cidadã, reclama de uma tal fotografia e logo após outro cidadão a repreende, como também o blogueiro pede para ela melhor interpretar e observar os dizeres que estão logo abaixo da fotografia. Meu Prezado Edmar!!! Quando eu lhe trato dessa maneira, fique certo que não é lhe afrontando não, em absoluto!!! Mas eu tinha certeza que jamais teria usado esse verbo que você disse e teimou em repetir que eu falei. NÃO FALEI CARA!!! NÃO, NÃO e NÃO!!!

    P.S2.: - Dou o assunto por encerrado.

    ResponderExcluir
  12. Cabe no meu modo de ver uma retratação do sr. Altamir Pinheiro ao sr. Edmar R. Dias que comprovou o que o senhor realmente disse, e na minha ótica o ofendeu dizendo que ele mentiu escandalosamente, que era mentira, ou no pleno senso da sua inocência.

    ResponderExcluir
  13. esse altamir deve estar bebado mais uma vez,de cinco e cinco minuto ele toma uma temperada.

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo sóbrio(21:29),

    Eu acho que eu estou sabendo mais ou menos quem é você seu canalhinha. Por dedução ou eliminação mais cedo ou mais tarde você deixará de me provocar aqui nessas páginas, mesmo sendo um covarde por se esconder no anonimato. Mas olha!!! No dia que eu constatar quem é o patife que estou pensando, não tenha dúvida, eu vou aí na sua casa lhe arrastar ou puxar da cama pelos pés e nós vamos dançar um coco argentino. OU VOCÊ PREFERE UM TANGO!!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo safado (20:16),

    Pelo o que você escreveu(sem conhecimento de causa) percebe-se que você é um canalha de Marco maior. Eu jamais me retrato por está absolutamente correto. Se você acha que não, você passa a ser de agora em diante um levantador de falso safado. Se o Edmar provar que eu estou errado volto a afirmar: ele, também, mentiu escandalosamente. PROVEM QUE EU ERREI, PROVEM?!?!?!

    ResponderExcluir
  16. Prezado Altamir, eu lhe disse o dia e a hora que perguntei e também o dia e a hora em que você me respondeu, dou por encerrado o caso, não vamos ficar no disse me disse, você e eu temos outras obrigações para cumprir.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Edmar,

    DEPOIS DESTA SUA RESPOSTA, É IMPOSSÍVEL DÁ O CASO POR ENCERRADO. ESPERO QUE VOCÊ SE CORRIJA E MOSTRE-ME ONDE FOI QUE EU ESCREVI QUE VOTARIA, VOU REPETIR: VOTARIA, MAIS UMA VEZ: VOTARIA EM BODE CHEIROSO, HEIN?!?!?!

    P.S..: - Por favor, não deixe eu corrigi-lo!!!

    ResponderExcluir