PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IATI INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A partir dessa terça-feira, dia 4, o município de Iati inicia a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite (Paralisia Infantil) e o Sarampo. O objetivo será manter a erradicação da poliomielite e controlar os casos de sarampo.

A campanha contra a poliomielite em Iati espera vacinar 95% das crianças em todo o Município, tendo como alvo desde bebês de 6 meses até crianças menores de 5 anos. Serão oferecidas doses da vacina oral poliomielite (VOP), a “gotinha”.

Serão duas semanas intensas de campanha: do dia 4 ao dia 28 de novembro. Já nesse sábado, dia 8, acontece o dia “D”, quando todos os Postos de Saúde estarão abertos e os seus profissionais realizarão a imunização. “É importante também que os pais ou responsáveis possam atualizar o cartão de vacina dos seus filhos, pois só assim as crianças ficarão imunes de várias doenças”, registra Juliana Klart, coordenadora da Atenção Básica em Iati.

PARALISIA INFANTIL - Também conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal.

SARAMPO - Já o sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. O principal sintoma da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Em gestantes, a doença é especialmente grave, pois pode provocar parto prematuro e até mesmo aborto. A única forma de prevenção da doença é por meio da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA