PARA ARNALDO JABOR TUDO É CULPA DO PT

O Brasil está um caos, nunca o país esteve tão ruim. E tudo é culpa do PT. Até a mulher que foi linchada e morta em São Paulo e o torcedor do Sport assassinado com uma bacia sanitária no Recife são crimes que podem ser debitados ao governo petista. Esse é o pensamento do cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, que prega a necessidade de “tirar esses caras do poder”.

O BRASIL COM ÓDIO DE SI MESMO – Por Arnaldo Jabor

O Brasil está irreconhecível. Nunca pensei que a incompetência casada com o delírio ideológico promoveria este caos. Há uma mutação histórica em andamento. Não é uma fase transitória; nos últimos 12 anos, os donos do poder estão a criar um sinistro “espírito do tempo” que talvez seja irreversível. A velha “esquerda” sempre foi um sarapatel de populismo, getulismo tardio, leninismo de galinheiro e, agora, um desenvolvimentismo fora de época. A velha “direita”, o atraso feudal de nossos patrimonialistas, sempre loteou o Estado pelos interesses oligárquicos.

A chegada do PT ao governo reuniu em frente única os dois desvios: a aliança das oligarquias com o patrimonialismo do Estado petista. Foi o pior cenário para o retrocesso a que assistimos.

Antes dessa terrível dualidade secular, a mudança de agenda do governo FHC por sorte criou um pensamento mais “presentista”, começando com o fim da inflação, com a ideia de que a administração pública é mais importante que utopias, de que as reformas do Estado eram fundamentais. Medidas simples, óbvias, indutivas, tentaram nos tirar da eterna “anestesia sem cirurgia”. Foi o Plano Real que tirou 28 milhões de pessoas da pobreza e não o refrão mentiroso que os petistas repetem sobre o Bolsa Família ou sobre o PAC imaginário.

Foi um período renegado pelo PT como “neoliberal” ou besteiras assim, mas deixou, para nossa sorte, algumas migalhas progressistas.

Tudo foi ignorado e substituído pelo pensamento voluntarista de que “sujeitos da história” fariam uma remodelagem da realidade, de modo a fazê-la caber em suas premissas ideológicas. Aí começou o desastre que me lembra a metáfora de Oswald de Andrade, de que “as locomotivas estavam prontas para partir, mas alguém torceu uma alavanca e elas partiram na direção oposta”.

Isso causa não apenas o caos administrativo com a infraestrutura morta, como também está provocando uma mutação na psicologia e no comportamento das pessoas. O Brasil está sendo desfigurado dentro de nossas cabeças, o imaginário nacional está se deformando. 

Há uma grande neurose no ar. E isso nos alarma como a profecia de Levi Strauss de que “chegaríamos à barbárie sem conhecer a civilização”. Cenas como os 30 cadáveres ao sol no pátio do necrotério de Natal, onde os corpos são cortados com peixeiras, fazem nossa pele mais dura e o coração mais frio. Defeitos e doçuras do povo, que eram nossa marca, estão dando lugar a sentimentos inesperados, dores nunca antes sentidas. Quais são os sintomas mais visíveis desse trauma histórico?

Por exemplo, o conceito de solidariedade natural, quase “instintiva”, está acabando. Já há uma grande violência do povo contra si mesmo.

Garotos decapitam outros numa prisão, ônibus são queimados por nada, com os passageiros dentro, meninas em fogo, presos massacrados, crianças assassinadas por pais e mães, uma revolta sem rumo, um rancor geral contra tudo. O Brasil está com ódio de si mesmo. Cria-se um desespero de autodestruição, e o país começa a se atacar.

Outro nítido efeito na cabeça das pessoas é o fatalismo: “É assim mesmo, não tem jeito não”. O fatalismo é a aceitação da desgraça. E vêm a desesperança e a tristeza. O Brasil está triste e envergonhado.

Outro sintoma claro é que as instituições democráticas estão sem força, se desmoralizando, já que o próprio governo as desrespeita. Essa fragilização da democracia traz de volta um desejo de autoritarismo na base do “tem de botar para quebrar!”. Já vi muito chofer de táxi com saudades da ditadura.

A influência do petismo também recriou a cultura do maniqueísmo: o mal está sempre no outro. Alguém é culpado disso tudo, ou seja, a “média conservadora” e a oposição.

A ausência de uma política contra a violência e a ligação de muitos políticos com o tráfico estimulam a organização do crime, que comanda as cadeias e já demonstra uma busca explícita do horror. A crueldade é uma nova arte incorporada em nossas cabeças, por tudo que vemos no dia a dia dos jornais e TV. Ninguém mata mais sem tortura. O horror está ficando aceitável, potável.

O desgoverno, os crimes sem solução, a corrupção escancarada deixam de ser desvios da norma e vão criando uma nova cultura: a cultura da marginalidade, a “normalização” do crime.

Uma grande surpresa foi a condenação da Copa. Logo por nós, brasileiros boleiros. Recusaram o “pão e circo” que Dilma/Lula bolaram, gastando mais de R$ 30 bilhões em estádios para “impressionar os imperialistas” e bajular as massas. Pelo menos isso foi um aumento da consciência política.
Artistas e intelectuais não sabem o que pensar – como refletir sem uma ponta de esperança? Temos aí a “contemporaneidade” pessimista.

Cria-se uma indiferença progressiva e vontade de fuga. Nunca vi tanta gente falando em deixar o país e ir morar fora. As mutações mentais são visíveis: nos rostos tristes nos ônibus abarrotados, na rápida cachaça às 6h da manhã dos operários antes de enfrentar mais um dia de inferno, nos feios, nos obesos, no desânimo das pessoas nas ruas, no pessimismo como único assunto em mesas de bar.

Vimos em junho passado manifestações bacanas, mas sem rumo; contra o quê? Um mal-estar generalizado e sem clareza, logo escrachado pelos black blocks, a prova estúpida de nosso infantilismo político.

É difícil botar a pasta de dente para dentro do tubo. Há uma retroalimentação da esculhambação generalizada que vai destruindo as formas de combatê-la. Tecnicamente não estamos equipados para resolver as deformações que se acumulam como enchentes, como um rio sem foz.
E o pior é que, por trás da cultura do crime e da corrupção, consolida-se a cultura da mentira, do bolivarianismo, da preguiça incompetente e da irresponsabilidade pública. 

O Brasil está sofrendo uma mutação gravíssima, e nossas cabeças também. É preciso tirar do poder esses caras que se julgam os “sujeitos da história”. Até que são mesmo, só que de uma história suja e calamitosa.

12 comentários:

  1. Precisa-se saber 1º se ele tem voto, 2º um direitista que se deu muito bem em épocas passadas, no Governo falido de FHC, quebrado, sem emprego e renda, sem casas construidas para os pobres, porque o Brasil era quebrado e desmoralizado no exterior.Trabalhava-se apenas para os ricos, vendendo-se patrimônios com dinheiro nosso, do BNDES. Quanto é a parcela ou cargo que Aécio está lhe oferecendo para mentir, e deixar o Brasil sem educação para os pobres, sem o Bolsa Família e sem as bolsas para o exterior seja o aluno pobre ou rico.Lula e Dilma quase 6 milhões de casas construídas e em construção. Arnaldo Jabor, teu voto e dos tres patetas ou dos tres Marinhos, como queiram,não elegem um vice-síndico de um prédio caixão da periferia. aliás sonegadores contumaz, deveriam os quatro está atrás das grades. Corruptos.Que fiquemos de olho, eles passaram quase 500 anos mandando nesse país, e só fizeram usurpar nosso patrimônio e nossas riquezas. Estamos de olho, Bandidos

    ResponderExcluir
  2. ESSE CARA É UM LOUCO, IMBECIL QUE JÁ DEVERIA TER SIDO BANIDO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL, POIS SÓ FALA BESTEIRA.

    ResponderExcluir
  3. Ele falou a verdade , pense num cara realista . O PT é a doença que vem matando o Brasil .

    ResponderExcluir
  4. Um idiota. Fico impressionada como as mulheres babam com este bobão.

    ResponderExcluir
  5. A maconha que Arnaldo Jabor fumou antes de escrever essa merda estava estragada. Só pode ser isso.

    ResponderExcluir
  6. Pior cego é quem não quer enxergar! Sabemos que esse cambada de marginais que está no poder, só pensam em se dar bem, a população que se exploda! E, prá nossa tristeza, se corre o risco( que Deus nos livre ) de vê-los mais quatro anos no poder colocado por quem mais se ferra com eles, a pobreza, de dinheiro e de educação!

    ResponderExcluir
  7. JABOR NÃO PASSA DE UM VENDIDO. AINDA NÃO VI ELE SE INDIGNAR COM O ESCÂNDALO DO METRÔ DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  8. ARNALDO JABOR É UM BESTA E NÃO TENHO MAIS NADA A COMENTAR

    ResponderExcluir
  9. O PT está no poder ha 12 anos então de quem é a culpa se não do PT? Nesse período, estimulou a criminalidade ao nível alucinante que nós estamos com seus criminosos no poder e ainda fazendo demonstração de orgulho de ser bandidos, como se não bastasse promoveu o desarmamento da população de bem, enquanto faz vistas grossas nas fronteiras para a compra de armas pesadas por traficantes que distribuem no Brasil as drogas compradas das FARC (aliadas do PT no Foro de São Paulo). Faliu as forças armadas e quer desmoralizar as policias criando uma força nacional de segurança que não tem previsão legal, logo trata-se de uma milícia. E os alunos das escolas públicas são insistentemente os piores em exames internacionais, criou várias universidades que só formam analfabetos funcionais e pucha-sacos do PT. O Saldo é o País mais violento do mundo e a população mais burra do planeta. E isso é culpa de quem? Do Obama ou do Imperialismo dos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EWERTON SOUTO.

      O PT errou, claro que sim. Mas não é e nunca foi "o culpado por tudo" segundo Arnaldo Jabor e você pensa.

      O PT errou quando não aprovou a criação do CPMF criada por Dr.Adib Jatene.Mas errou muito mais o PSDB e outros partidos quando reprovaram a renovação e recriação do CPMF em dezembro de 2008. Faltaram apenas 4 votos e os três pernambucanos voltaram contra Marcos Maciel, José Jorge e Sérgio Guerra juntamente com mais dois nordestinos Heráclito Fortes do PI e o médico Mão Santa do PI.Foram 40 bilhões de reais tirados da saúde anualmente.

      Errou o PT quando concordou com seus 34 deputados federais quando aprovaram 62% de aumento em seus salários em dezembro de 2010 passando de aproximadamente 16.000,00 para 26.000,00 mensal enquanto o ex-presidente Lula recebeu mensalmente 10.400,00 mensalmente.

      Errou o PT quando concordou em dar continuidade ao esquema criado por Marcos Valério do PSDB de Minas Gerais.

      Acertou o PT quando preservou todas as políticas públicas deixada por Fernando Henrique Cardoso procurado aprimorá-las,ampliando-as e colocando milhões de brasileiros a terem as coisas que eram privilégios somente dos ricos.

      Acertou o PT quando elevou as reservas cambiais de 57 bilhões de dólares para mais de 376 bilhões atualmente.Quando pagou os 3 bilhões ao FMI,quando criou 17 Universidades Federais,quando expandiu mais de 100 Universidades e criou mais de 100 escolas técnicas federais.

      Acertou o PT quando baixou os juros que chegaram a 84,32% a.m na era de Sarney e 26% a. (ambas taxas selic) para menos de 12% a.m atualmente.E acertou ainda quando criou o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.

      Pobre não tinha o direito sagrado de comer um ovo, um kg de carne, um pão, um kg de arroz e um litro de leite por dia, mas mais de 12 milhões de pobres tiveram enquanto que um DEPUTADO FEDERAL LEVA DA NAÇÃO MAIS de 139.000,00 mensal do povo sofrido do Brasil.

      O PT errou quando lutou para não deixar abrir a primeira CPI em 2005, mas o PSDB na era FERNANDO HENRIQUE CARDOSO engavetou 16 (dezesseis ) delas.

      Não foi o PT quem trouxe as figuras mais corruptas para o seu governo e sim foram elas que vieram porque o PT foi diferente governando sem discriminar ninguém e mandou muito dinheiro para os que antes lhe taxavam de corruptos, ladrões, comunistas, subversivos, picaretas e de SAPO BARBUDO E DE FAZER PARTE DE CUBA DE FIDEL CADASTRO.

      Excluir
  10. A campanha e seu bolso: você banca, ou as empresas?

    Proibida pelo STF a doação de empresas para as eleições, os políticos se perguntam como serão financiadas as campanhas. Hoje, 95% dos gastos são bancados pelas empresas. E é romântico, segundo especialistas, imaginar que pessoas comuns sustentem esses gastos. Em 2012, foram R$ 4,6 bilhões.

    Os candidatos vão bater no 'caixa dois' ou será adotado o financiamento público? E a população? Qual sua reação com campanhas pagas com dinheiro que poderia ir à saúde ou à segurança? Quem vai pagar a conta na opinião pública? Só os políticos? Ou também os ministros do STF? Ou ainda a OAB, que patrocina a Adin para mudar a regra do financiamento eleitoral.

    O financiamento público não foi adotado. Mas o Orçamento da União destinou, só em 2013, R$ 294,1 milhões para o Fundo Partidário.O horário eleitoral na TV gerou renúncia de impostos de R$ 4 bilhões em 10 anos. Em 2012, R$ 606 milhões. (Ilimar Franco - O Globo)

    PARA MIM ESTES ASSUNTOS ABORDADOS ACIMA SÃO "DE PRIMEIRA,PRINCIPAL E INQUESTIONAVELMENTE O MAIOR DE TODOS QUE AFETAM, ATRAPALHAM, EMPERRA, EMPOBRECE, AUMENTA A INFLAÇÃO, EMPOBRECE A AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DO BRASIL E TODOS OS SEUS MAIS DE 5.700 MUNICÍPIOS DO NOSSO PAÍS".

    SÃO OS POLÍTICOS QUE ROUBAM O DINHEIRO DA NAÇÃO QUANDO GOSTAM UMA FORTUNA PARA SEREM ELEITOS COM DINHEIROS DOADOS PELOS EMPRESÁRIOS E DEPOIS ATRAVÉS DAS EMENDAS DOS PARLAMENTARES RETIRAM TODO ESSE DINHEIRO GASTO.

    SÃO ELES QUE AUMENTAM OS SEUS SALÁRIOS NUMA PORCENTAGEM QUE CHEGAM A MAIS DE R$ 10.000,00 MENSAL ENQUANTO QUE O TRABALHADOR TEM UMA PORCENTAGEM DE AUMENTO EM R$ 55,79 MENSAL PARA SUSTENTAR UMA FAMÍLIA DE NO MÍNIMO 3 FILHOS NO TOTAL 5 PESSOAS PARA PAGAR ,TODAS AS DESPESAS: ENERGIA, ÁGUA, PASSAGEM, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, VESTUÁRIO, ETC.

    E A MAIORIA DO NOSSO POVO NÃO QUER NEM SABER EM DISCUTIR ESSAS COISAS. NEM SABE ELE OU ELA OU ELES OU ELAS DE QUEM SÃO OS CULPADOS: O CONGRESSO NACIONAL COMPOSTO DE DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES. SÃO ELES QUE APROVAM OU REJEITAM, FAZEM E DESFAZEM AS LEIS, QUE DÃO PRIMEIRO OS AUMENTOS DELES E APÓS OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DE 2014,ISTO É, EM DEZEMBRO DE 2014 PARA VALER EM JANEIRO DE 2015. FORA TODAS AS MORDOMIAS.

    ESSAS CAMPANHAS PARA PRESIDENTE DO BRASIL ANTECIPADAMENTE É UMA VERGONHA, QUANDO OS ASSUNTOS E TEMAS CITADOS ACIMA PELO GLOBO DEVERIAM SER DEBATIDOS NAS ESCOLAS, NAS UNIVERSIDADES, NAS RUAS, NOS SÍTIOS, NOS BAIRROS, NAS RODINHAS ENTRE AMIGOS, NAS IGREJAS, NOS LARES,NAS TELEVISÕES,NOS JORNAIS, NOS BLOGS, NAS REVISTAS EM GERAL E NA INTERNET EM GERAL.

    AFINAL, SÃO ROUBADOS PELOS GRANDES E PODEROSOS DESTE PAÍS E AINDA SÃO APLAUDIMOS PELOS POBRES!

    AS NOSSAS MÃES NÃO MERECEM ISTO NESTE SEU DIA. FELIZ DIA DE TODAS AS MÃES DO BRASIL. A MINHA QUERIDA MAMÃE, QUE DEUS LHE DÊ MUITA SAÚDE E PAZ AOS SEUS 83 ANOS DE VIDA. IRACEMA CARVALHO DA LUZ AO LADO DAS DUAS FILHAS QUE MORAM EM GARANHUNS. FELICIDADES PARA TODAS AS MAMÃES DO BRASIL E DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  11. Vocês que defendem o PT e sua corja, e querem tirar Jabor da comunicação, um dia vão pedir que ele volte para manifestar sua revolta. O PT é formado por um bando de VAGABUNDOS e SINDICALISTAS (desculpem a redundância) que estão fazendo um esforço enorme para acabar com o Brasil. Povo BURRO merece o governo que tem. Só aceita essa farra que se beneficia dela como os famigerados bolsistas...

    ResponderExcluir