PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SALOÁ TERÁ PEDRO E PAULO COMO PADRES


A Igreja Católica realizou na noite desta segunda feira (17), a abertura do Seminário Propedêutico de Garanhuns. Propedêutico é o nome que a igreja dá à preparação inicial para a formação dos padres. O Seminário São José, recebeu 15 jovens seminaristas, das cidades de Bom Conselho, Caruaru, Calçado, Garanhuns, lajedo, Salgueiro, São Bento do Una e Saloá. Três Dioceses se uniram para realizar uma formação intensa dos escolhidos. Além de Garanhuns, as Dioceses de Caruaru e Salgueiro.

Foi uma segunda-feira histórica para a Igreja, pois havia algum tempo que o Seminário não recebia um contingente tão grande. Apenas dois seminaristas estavam sendo preparados pela Igreja em Garanhuns, os quais se juntam aos novatos para um ano de estudo. Após o propedêutico eles seguirão para a segunda fase do Seminário que é o estudo de Filosofia (4 anos) e posteriormente Teologia (mais 4 anos).

Saloá tem dois futuros padres: Paulo Sérgio (Serginho) e Pedro Eduardo. Os dois já participavam de encontros vocacionais e tinham intensa atividade na paróquia de São Vicente. Neste momento eles deixam para traz o conforto de suas famílias para uma vida de partilha com seus irmãos seminaristas. No Seminário é tudo é comunitário, inclusive as tarefas domésticas do dia-a-dia. Eles terão que lavar suas próprias roupas, cozinhar, arrumar a casa e todo serviço doméstico necessário.

O padre Aloízio Coleta, reitor do Seminário Propedêutico, acolheu os seminaristas lembrando que terão pela frente um ano de muito estudo e muita avaliação vocacional. Mesmo estando no seminário eles serão acompanhados, inclusive por psicólogos e ao final do propedêutico saberão realmente de suas vocações. Segundo o Reitor, este ano a formação dos seminaristas será mais intensa, tendo em vista o número e principalmente a participação de outras Dioceses.

O Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, que presidiu a celebração de abertura do Seminário, destacou a preocupação que tem com uma formação eficiente e rigorosa. “Nós estamos investindo muito no Seminário. Eu mesmo faço encontro mensal com cada um deles. O Seminário é sempre a menina dos olhos do bispo, pois é sementeira, onde estamos plantando os padres de amanhã. Os padres de amanhã serão aqueles jovens bem educados, bem formados, bem amadurecidos no seminário. Estamos investindo no futuro da igreja”. Disse Dom Fernando. (Texto e fotos: Geraldo Mouret).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA