PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MAGNO LANÇA LIVRO HOJE EM GARANHUNS

Quarto livro do jornalista Magno Martins, “Reféns da Seca” será lançado hoje à noite na cidade, nos jardins da FAMEG – Faculdade de Medicina de Garanhuns. O local foi escolhido pelo próprio escritor, um defensor da reabertura do curso, interrompido pelo MEC após pouco mais de um ano de funcionamento.

“Reféns da Seca”, segundo o próprio autor, resulta de um “mergulho jornalístico” nos rincões do semiárido nordestino. O repórter percorreu mais de 3 mil quilômetros dos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e outros estados da região, vendo de perto o drama do homem, da mulher e da criança que sofrem por conta da estiagem.

Numa linguagem simples, às vezes poética e/ou dramática Magno faz um registro histórico importante de uma das maiores secas que atingiu o Nordeste desde os tempos da colônia, passando pelo império até chegar a República atual.

O jornalista, à sua maneira, sem a escrita rebuscada e técnica de Euclides da Cunha, dá o seu grito, faz um protesto, alerta autoridades e estudiosos: “A seca está aí, é preciso que se faça alguma coisa pelo homem e pela mulher do Sertão e do Agreste”.

O seu canto lembra o de Luiz Gonzaga no século passado, defendendo a dignidade da gente nordestina: “Mas doutor uma esmola para um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

“Reféns da Seca” já foi lançado em Recife, Brasília e João Pessoa e o autor do livro foi prestigiado por governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Também por jornalistas, professores, intelectuais, leitores interessados em se aprofundar na questão da seca.

Em Garanhuns também deve dar casa cheia. Lá estarão os colegas jornalistas, blogueiros, radialistas, o prefeito Izaías Régis, o presidente da Câmara, Audálio Filho, os representantes da FAMEG, como Márcio Quirino, a intelectualidade garanhuense e muitas pessoas que estão ansiosas para adquirir um exemplar deste livro.

Magno tem em seu currículo os livros “O Nordeste que deu certo”, “O Lixo do Poder” e “A Derrota Anunciada”. No primeiro mostra projetos econômicos capazes de mudar a realidade nordestina; no segundo esmiúça uma outra face de Brasília: a da pobreza; e no último conta a vitória do operário João Paulo na eleição da Prefeitura do Recife, em 2000, quando venceu o democrata Roberto Magalhães, representante das oligarquias.

Nos livros do jornalista, portanto, sempre a temática política e social. E sua paixão pela profissão que abraçou desde jovem, desde quando saiu da sua Afogados da Ingazeira.

Um comentário:

  1. SÃO DOIS BLOGs QUE EU FAÇO QUESTÃO DE LER TODOS OS DIAS: ROBERTO ALMEIDA E MAGNO MARTINS.DEPOIS EU LEIO OS OUTROS TAMBÉM PARA NÃO FICAR COM POUCAS INFORMAÇÕES E TIRAR MINHAS CONCLUSÕES E FAZER TAMBÉM OS MEUS COMENTÁRIOS.

    PARABÉNS PELO LANÇAMENTO DO LIVRO QUE ESTÁ TENDO REPERCUSSÃO PELO PAÍS AFORA . E PARABÉNS POR LUTARES EM PRO DA FAMEG. GARANHUNS E O AGRESTE MERIDIONAL AGRADECEM.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA