PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SECRETÁRIO DIZ QUE CORTE DE ÁRVORES NO PARQUE EUCLIDES DOURADO ERA INEVITÁVEL

Um dos assuntos dominantes na cidade, esta semana, foi o corte de árvores no Parque Euclides Dourado. A medida tomada pela prefeitura recebeu críticas no Facebook e uma matéria de Ronaldo César, publicada em seu blog, repercutiu nos quatro cantos de Garanhuns. O Secretário de Agricultura do Município, Epaminondas Borges, acompanha todos os fatos e fala sobre o caso demonstrando muita segurança. E garante: “O corte dos eucaliptos do Parque Euclides Dourado era inevitável, por uma questão de segurança”.

Epaminondas Borges é agrônomo, formado pela Universidade Federal de Uberlândia. É Mestre em Desenvolvimento Econômico e doutor em Economia Aplicada pela Unicamp. Mesmo com todo esse currículo, ao constatar que as árvores do parque estavam doentes e pondo em risco à população, convidou dois colegas da UFRPE, que trabalham em Recife, para visitar Garanhuns.
Um agrônomo e um engenheiro florestal. Os três – o secretário e os dois profissionais da capital – chegaram a mesma conclusão: as árvores precisavam ser sacrificadas.
Epaminondas fotografou cada um dos eucaliptos doentes e revela estar muito tranqüilo com relação à decisão tomada, uma vez que tem todas as provas de que agiu corretamente – dentro da lei e procurando preservar a vida dos que frequentam o Parque Euclides Dourado.
“Se uma árvore dessas cair na cabeça da pessoa é morte na certa”, alerta. Segundo ele é melhor tomar a medida necessária agora do que esperar pelo pior. “Caso não tomássemos a providência e acontecesse o pior iam culpar o secretário ou o prefeito”, salientou, assegurando que da parte do governo está havendo responsabilidade.
PROBLEMA ANTIGO - Questionamos o secretário por que só agora, no Governo de Izaías, descobriram que os eucaliptos estão doentes e expondo os moradores da cidade ao perigo. Ele disse que o problema é antigo, vem de muitos anos e somente se chegou a esse ponto porque nunca ninguém ligou, não se fez um tratamento no tempo certo para salvar os eucaliptos.
“Uma pessoa que nunca foi ao médico não significa que esteja saudável. Quando fizer uma consulta pode descobrir que está com câncer”, exemplificou o Secretário de Agricultura. “O caso dos eucaliptos do Euclides Dourado é a mesma coisa”, frisou.
O agrônomo disse que as críticas da população e da imprensa são muito bem-vindas, porque demonstram que as pessoas estão adquirindo consciência ambiental. “Os moradores da cidade estão se preocupando e isso é bom”, ressaltou, ponderando, porém, que no caso em discussão o mais importante é preservar a vida humana e que não havia outra saída.
Lembrou que no casarão de Ferreira Costa, na Avenida Rui Barbosa, o problema foi parecido e uma árvore caiu em cima de uma banca de feira que acontece em torno da Rua Oliveira Lima. “Por sorte não houve vítima”, observou. Salientou que a propriedade citada é particular e o dono optou por cortar todos os eucaliptos depois de um laudo dado por engenheiros agrônomos. E a medida foi tomada sendo feita comunicação ao Ministério Público, Codema e CPRH.
No Parque Euclides Dourado uma árvore também já tombou, caindo sobre a rede elétrica. A área pertence ao município e o que se pode fazer agora é replantar dos eucaliptos. E isso, assegura, será feito no tempo certo. “Nós estamos com 300 mudas no parque e qualquer cidadão pode visitar o local e conferir”, informou.
Epaminondas explica que o novo plantio só será feito depois de concluído o corte das árvores doentes e da saída de um circo instalado no parque público. O secretário disse que os eucaliptos são árvores exóticas e que não são tombadas. A sua derrubada, garante, pode ser feita sem necessidade de pedir autorização a nenhum órgão. Mesmo assim "a Prefeitura tem agido com responsabilidade, usando de critérios científicos e procurando acima de tudo preservar a vida dos frequentadores do parque”.

Abaixo postamos algumas fotos que o Secretário de Agricultura mandou tirar, com a situação dos eucaliptos do Euclides Dourado.
Árvore afetada por queda natural
Eucalipto oco
Mudas para replantio

11 comentários:

  1. Parabens ao secretário por fazer valer se conhecimento tecnico em favor de nossa cidade, se todos os politicos colocassem tecnicos competentes nas pastas devidas desde o inicio Garanhuns seria muito melhor. Parabens, quanto aos idiotas que não sebem de nada e ficam distribuindo por aí a arrogância da burrice, quando o burro quer se dar o direito de palpitar sobre algo que ele desconhece e até ignora, devemos manda-los se calarem sempre que houver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém mostrou a cara para dar uma satisfação a população sobre a derrubada das árvores no parque que fique a lição de que a população está atenta as boas ações da prefeitura, mas também esta atenta se algo estiver sendo feito e que desagrade.
    Fica a dica, consultem a população a respeito da necessidade e da viabilidade de certas ações como esta, não é pedir autorização é consultar e informar tais procedimentos.

    ResponderExcluir
  3. É cada comentário sem cabimento... imaginem se todas as obras ou serviços tivessem que ser consultados junto a população... O negócio não anda meu querido, as pessoas estão lá para tomar providências antes que algo pior aconteça!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Sérgio Roberto, antes de iniciar o corte das árvores toda imprensa foi comunicada, durante este período 3 releases explicando os trabalhos foram enviados a imprensa e o secretário de agricultura chegou a dar entrevistas nas rádios locais. É por meio da imprensa que a secretaria de comunicação tem como chegar até a população, I
    infelizmente nem tudo que a secretaria envia é publicado.

    Atenciosamente,

    Marcella Valença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento Marcella Valença, infelizmente estas noticias não são tão amplamente divulgadas, mas a insatisfação da maioria pôde ser sentida na indignação manifestadas nas redes sociais um meio que tem sido amplamente usado para diversos fins e que poderia também ser usado para esclarecimentos sobre ajustes, serviços e obras que estão sendo efetuados por parte da atual administração, fico feliz em saber que que a administração está atenta a tais meios de comunicação para nos dar esclarecimentos.

      Excluir
  5. Nada a declarar sobre o que foi exposto. O problema é : Na Avenida ou Rua Santa Rosa, foram derrubadas várias árvores, pergunto ao secretário; qual foi o critério?

    ResponderExcluir
  6. Existem outras arvores mortas lá, e porque não derrubaram? Acho q isso tem ouro fim.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Secretário, porque várias árvores do municipio necessitam de reparos ou até mesmo a derrubada, quando este for o ultimo caso. Existem árvores muito velha e doente e a população tem que entender que quando chega a esse ponto necessita a retirada pois a propria população está em risco.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz tem tanto puxa-saco que se o Iza for dar emprego tem que mudar a administração pra os EUA! kkkk

    ResponderExcluir
  9. E o nosso competente secretario também não vê oque está acontecendo com as arvores das praças e ruas da cidade não, muitas com a praga-de-passarinho, e a unica solução é apenas o corte, essses dias for cortado uma arvore na praça Dom Moura e intessante que vizinho a ela há varias com a erva-de-passarinho e nada foi feito, nem mesmo a poda, atraz do Centro Cultural foi cortado duas arvores e assim varias outras em várias praças, e cadê as ações preventivas?? será que a unica solução é apenas o corte?? O papel de qualquer cidadão é fiscalizar mesmo, parabéns a todos que se manifestaram, mostrando que a população está de olho !!

    ResponderExcluir
  10. Confio no Prof. Epaminondas, é muito competente e responsável. Não autorizaria os cortes das árvores se estes não fossem necessários.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA