PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O PROJETO DO NOVO POP SHOP


Nas imagens enviadas pela Secretaria de Comunicação, como ficarão o Mercado 18 de Agosto e a Avenida Santos Dumont após as mudanças que serão realizadas pela prefeitura.

Na última segunda-feira o prefeito Izaías Régis, em conjunto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira e de Planejamento, Fernando Nunes, realizou uma apresentação das sugestões de projetos para adaptações e melhorias de infraestrutura no Mercado 18 de Agosto e nas lojas do Pop Shop, localizados no Centro da cidade. Representantes dos comerciantes do ponto de comércio – Pop Shop – participaram do momento, que aconteceu no Gabinete do Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal.

O prefeito Izaías Régis aproveitou a ocasião para esclarecer que o trabalho de sua gestão é pautado no planejamento estratégico, pensado no melhor e maior para o município. “Nós queremos e podemos ter uma Garanhuns melhor. Eu conheço a história desta terra, sei alguns caminhos que podemos trilhar. Vamos sentar juntos, vamos discutir juntos, algo digno para vocês. Tudo que mostramos, hoje, aqui, ainda está sendo construído com muito estudo. Ainda teremos muitas outras reuniões para definir algo”, disse.

Atualmente, o local concentra, em sua estrutura, 150 boxes. Numa detalhada apresentação, os convidados puderam ter a noção dos benefícios socioeconômicos que uma possível relocação traria para a melhoria do espaço de venda dos trabalhadores.

Entre os tópicos apontados por Geandré Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico está: nova edificação, espaços internos projetados para esse tipo de comércio, serviços de segurança, condições para ações conjuntas e de atração ao público, transportes de fácil acesso ao público consumidor, comunicação visual para lojas, espaço para atividades culturais e manutenção.  “O Pop Shop é, sem dúvida, uma potencialidade econômica de Garanhuns. Com um espaço maior, numa melhor infraestrutura de ocupação, os lojistas com certeza terão aumento de público consumidor e poderão concentrar o ponto de venda que proporcione bem-estar físico aos vendedores e compradores”, comentou, ainda.

Quanto à intervenção que pode ser feita no Mercado 18 de Agosto, o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, pontuou que a ação seria estratégica, já que, atualmente, o prédio não está adaptado para a demanda e possui problemas estruturais antigos. “São 87 boxes no térreo e 98 no piso superior. Os banheiros estão precários, carnes e cereais são vendidos sem higiene adequada, falta visibilidade, que prejudica o acesso”, detalha.

Potencialidades – No projeto que vem sendo desenvolvido, o novo Mercado 18 de Agosto teria a viabilização para mais um pavimento, uma praça de alimentação, área de convivência, espaço de artesanato e um mirante. Com a capacitação dos profissionais, acesso integrado para deficientes, oferta de banheiros, iluminação, ventilação e vagas para estacionamento no entorno, a intervenção centralizaria um novo polo turístico cultural para o município e para a região do Agreste Meridional.

Ainda de acordo com Fernando Nunes, o plano, após as discussões junto aos trabalhadores e o sinal positivo para as obras, iniciaria com a regularização da titularidade do prédio, seguida da participação popular em discussões com a sociedade na finalização do projeto. “Precisamos estabelecer as estratégias, monitorar o funcionamento para trazer um padrão de qualidade à sociedade. Faremos em conjunto com o prefeito, sociedade e com os comerciantes”, esclarece.

O projeto está orçado em torno de dois milhões de reais, mas os recursos ainda não estão alocados.

Texto:  Jornalista Cloves Teodorico Neto

9 comentários:

  1. Muito bonito o projeto espero vê-lo tornar-se uma realidade melhorando o espaço urbano e a vida desses comerciantes que dão duro para sobreviver

    ResponderExcluir
  2. Fiz à pouco referência a esse belíssimo projeto, e por acaso citei algumas mudanças semelhantes a essa ocorridas em décadas passadas, lá em Recife. Falei das confusões que ocorreram por lá etc. e fui negligente com o nosso povo que é ordeiro e educado,e diferente dos de lá, e eu sou nascido e criado em Recife onde passei 28 anos de minha existência,lá são 2 milhões de pessoas e ninguém conhece ninguém, e é a lei de Gerson que funciona, assim como em outras megalópoles,diferentemente daqui, que se Deus quiser não teremos maiores problemas. É que o homem e é natural, as vezes não sabe nem do que se trata, mais já é, ou está contra, é próprio nosso não parar para pensar,e ter ojeriza às mudanças, mesmo que depois venha a ser beneficiado. Novamente, Avante Sr. Prefeito, uma administração que muda e empolga seu povo.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O projeto está muito bonito. Tomara que as obras sejam logo iniciadas. Só não entendi os protestos de ontem na Avenida Santo Antônio! Protestar porque o Prefeito quer fazer uma obra desta magnitude? Graças a Deus vivemos em uma democracia, assim podemos expressar nossos protestos, desacordar dos atos administrativos dos governantes! O que não temos é o direito de impedir os melhoramentos, obrigando o povo a conviver com aquela imundice. Basta ver os banheiros de onde é comercializada toda carne que a população consume. Aqui cabe aplicar aquela celebre expressão que diz: "Uns chora porque apanham, e outros choram porque não apanha". Registramos o nosso apelo ao primeiro gestor desta querida cidade, não desanime, vá em frente, e vamos concluir as obras, pois Garanhuns Merece.
    José/Boa Vista

    ResponderExcluir
  4. Atualmente no térreo do Mercado 18 de agosto, existe alguns boxes que comercializa confecções, sapatarias e produtos de cama mesa e banho, devido ao boxe ser pequeno, algumas pessoas ampliaram, mas infelizmente tem que acabar com a prática desses comerciante de expor essas mercadorias no corredor, ocupando os corredores do mercado.
    Existem alguns boxes próximo do sanitários que são bem maiores e desocupados, que poderiam ser trocados e ocupados por estes comerciantes que ocupam os corredores com mercadorias.

    ResponderExcluir
  5. Afinal como ficará a situação dos comerciantes do beco do fumo?.
    Ou será que irão fazer uma reforma no mercado e deixar aquele beco daquela forma, vai ficar horrível, se permanecer naquela situação.

    Outra questão! A prefeitura poderia aproveitar essa futura reestruturação da Rua Santos Dumont estudar uma maneira de desapropriar um imóvel para ampliar aquela pequena travessa estreita enfrente ao estabelecimento de João de bolinha, pois aumentaria o fluxo para o escoamento do trânsito naquela localidade, além de oferecer mais segurança para os traseutes daquela localidade principalmente a noite.
    Lindomar

    ResponderExcluir
  6. Se for verdade será muito bom. Aquela carniça de mercado de carne e aquela feira tem que sair do Centro mesmo. Este mercado de Carne é um nojo. Não existe higiene nenhuma, é um deposito de carnes podres.Ninguém sabe o que se passa durante a noite com estas carnes expostas e sem refrigeração e a maioria é sem origem. A grande maioria da população não come carne e si carniça. Carne não pode ficar sem refrigeração, é contra a lei sanitária e é um crime vender carne sem ser conservada no frio. Quando não se vende a carne e não serve mais para ser consumida, vira carne de sol e com bastante sal. Carne de sol muito salgado é carne que já esta em fase de putrefação.
    Jonathas.

    ResponderExcluir
  7. Parabens Izaias vc vai abrilhantar nosso centro e melhorar a vida de cada um dos comerciantes do pop shop

    ResponderExcluir
  8. Todo projeto no papel é muito bonito, mas esquecem que envolve o trabalho e o meio de vida das pessoas, a prefeitura deveria ter tomados algumas providencias antes de soltar esse projeto:

    I. Ter CONSEGUIDO RECURSOS e com o dinheiro em caixa, iniciado de vez as obras de revitalização e ampliação da CEAGA;
    II. Após isso tinha transferido os comerciantes do mercado público para CEAGA,
    III. Com prédio desocupado teria iniciado uma reforma no Merc.18 de agosto e depois de inaugurado transferido o pessoal do pop shop, para o interior do mercado e reaberto a avenida Santos Dumont.

    Isso foi falta de um bom planejamento, talvez tivesse causado menos problemas, pois Toda população de Garanhuns torce para que dê tudo certo, mas também que seja positivo para ambos os lados, prefeitura, comerciantes e a sociedade que almeja as melhorias do trânsito caótico.

    Como pode alguém dizer que é dono de boxe, que comprou, se é um patrimônio público, localizado no meio da rua ou em logradouro publico, Isso não existe!.


    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA