PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JORNALISTAS DESCEM A LENHA EM JOAQUIM BARBOSA

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, depois de virar o queridinho da mídia, "caiu em desgraça" perante a imprensa. Quem antes tanto elogiava o dirigente do STF agora critica. Nos últimos dias ele foi criticado por Ricardo Noblat, Elio Gaspari, André Singer e outros jornalistas respeitados do país, que escrevem para grandes jornais.

O artigo abaixo foi publicado por Ricardo Noblat em seu blog, o mais lido do país por estar hospedado no Portal das Organizações Globo:

A SOBERBA DE JOAQUIM BARBOSA

Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é?

Que poderes acredita dispor só por estar sentado na cadeira de presidente do Supremo Tribunal Federal?

Imagina que o país lhe será grato para sempre pelo modo como procedeu no Caso do Mensalão?

Ora, se foi honesto e agiu orientado unicamente por sua consciência, nada mais fez do que deveria. A maioria dos brasileiros o admira por isso. Mas é só, ministro.

Em geral, admiração costuma ser um sentimento de vida curta. Apaga-se com a passagem do tempo.

Mas enquanto sobrevive não autoriza ninguém a tratar mal seus semelhantes, a debochar deles, a humilhá-los, a agir como se a efêmera superioridade que o cargo lhe confere não fosse de fato efêmera. E não decorresse tão somente do cargo que se ocupa por obra e graça do sistema de revezamento.

Joaquim preside a mais alta corte de justiça do país porque chegara sua hora de presidi-la. Porque antes dele outros dos atuais ministros a presidiram. E porque depois dele outros tantos a presidirão.

O mandato é de dois anos. No momento em que uma estrela do mundo jurídico é nomeada ministro de tribunal superior, passa a ter suas virtudes e conhecimentos exaltados para muito além da conta. Ou do razoável.

Compreensível, pois não.

Quem podendo se aproximar de um juiz e conquistar-lhe a simpatia, prefere se distanciar dele?

Por mais inocente que seja quem não receia ser alvo um dia de uma falsa acusação? Ao fim e ao cabo, quem não teme o que emana da autoridade da toga?

Joaquim faz questão de exercê-la na fronteira do autoritarismo. E por causa disso, vez por outra derrapa e ultrapassa a fronteira, provocando barulho.

Não é uma questão de maus modos. Ou da educação que o berço lhe negou, pois não lhe negou. No caso dele, tem a ver com o entendimento jurássico de que para fazer justiça não se pode fazer qualquer concessão à afabilidade.

Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor – sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a descriminação.

Joaquim é assim se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário.

Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro.

“Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de direito”, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Falta a Joaquim “grande conhecimento de assuntos de direito”, atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar. Mas ele é negro.

Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo.

Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

Quando Lula bateu o martelo em torno do nome dele, falou meio de brincadeira, meio a sério: “Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos. Você deve à sua cor”.

Joaquim não se sentiu ofendido. Orgulha-se de sua cor. E sentia-se apto a cumprir a nova função. Não faz um tipo ao destacar-se por sua independência. É um ministro independente. Ninguém ousa cabalar seu voto.

Que não perca a vida por excesso de elegância. (Esse perigo ele não corre.) Mas que também não ponha a perder tudo o que conseguiu até aqui.

Julgue e deixe os outros julgarem.

10 comentários:

  1. APESAR DO PT, AINDA TEMOS ESPERANÇA... PESSOAS HONESTAS E DE FIBRAS COMO A NEGUINHA MARINA SILVA E O NEGÃO QUINCAS BARBOSA FAZEM COM QUE ESSA PORRA DE PAÍS UM DIA, NO CAMPO DA ÉTICA E DA MORALIDADE, AINDA PODE CHEGAR LÁ!!! ESSES DOIS FORMAM O CASAL VINTE DA ESPERANÇA PELA MORAL DE UM PAÍS IMORAL QUE TENTAMOS CULTUAR A TODO CUSTO. PORQUE, SE DEPENDER DO SINDICATO DOS BANDIDOS BARBUDOS DO PT, TAMULASCADU!!!

    ResponderExcluir
  2. porque a imprensa as vezes atrapalha,a maioria é financiada por politicos corruptos , si fosse pobre que estivesse sendo condenado , ja estaria preso mais são os nobres politicos , o ministro joaquim estar lutando por direitos iquais , e expressando a revolta do povo, de revolta , que mas uma vez vai virar pizza,quem rouba nesse pais vira heroi,e propria midia nojenta é que faz.

    ResponderExcluir
  3. VÃO DAR ASAS À COBRA, OLHA O QUE DÁ!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este do Noblat é simplesmente imbecil. Então o ministro deveria aguentar as "chicanas gentis" do Levandowvsky só porque é negro? Imbecilidade não tem limite mesmo.

    ResponderExcluir
  5. MUITO BEM. ESSE AÍ SE ACHA SUPERIOR A TODO MUNDO. NÃO RESPEITA NINGUÉM. ÊNFASE PARA O PARÁGRAFO 14. É ISSO MESMO: QUANDO NÃO É ACANHADO É SALIENTE DEMAIS.

    ResponderExcluir
  6. Existe uma expressão dos críticos do Poder Judiciário que diz o seguinte: "O Juiz de primeira pensa que é Deus, e os de segunda instância tem certeza", imagine os Senhores o que pensa um Juiz da Suprema Corte, independente da raça! Com relação ao que disse, e o que está dizendo hoje a mídia, existe outra expressão que diz: "A mão que afaga, é a mesma que apedreja. É exatamente como estamos vendo este episódio, pois endeusaram o Ministro Joaquim, chegando até ser lançada a sua candidatura a presidente da Republica, hoje já estão criticando. Alguém já disse: “Nunca devemos nos antecipar os elogios, muito menos, as criticas”.
    José/Garanhuns.

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Costa19 de agosto de 2013 às 21:26

    Recuso-me a ler qualquer coisa que seja escrita por esse tal de Ricardo Noblat. - Dez Ricardos Noblat não valem um Joaquim Barbosa. - A diferença: Joaquim Barbosa, seja grosso, seja áspero, diz as verdades sobre a sujeira dos tribunais, onde ele, Joaquim, sempre viveu e conhece toda a podridão. - Ricardo Noblat sempre escondeu as sujeiras da imprensa que o alimenta e onde ele sempre se hospedou. - Portanto, aos quintos dos infernos os Noblats e assemelhados./.

    ResponderExcluir
  8. Esse povo do PT tem odio mortal ao iluste ministro Joaquim Barbosa e cobre de elogio aquele outro que tem um nome invocado. eu desconfiu sempre que tem alguma coisa por traz dessa raiva desse povo ao ministro. Espero que nao seja por causo de preconceito.

    ResponderExcluir
  9. O país estar carente de homem serio. No momento, esse cidadão é um dos homem mais adimirado do Brasil. Sou fã desse brasileiro que demonstra ser um homem de bem.

    ResponderExcluir
  10. Alguns falam que o PT tem ódio ao Ministro Joaquim Barbosa, há uma certa incoerência nessa colocação, pois foi Lula do PT, quem nomeou o referido Ministro. Porque não FHC, porque naturalmente ele é negro, e tucano não gosta nem de negro, muito menos de pobre.PSDB e DEM são aversos a esses nossos irmãos, com algumas poucas exceções.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA