PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GUADALAJARA VAI VIRAR PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS

Dominguinhos, ainda criança, com Luiz Gonzaga

A Praça Guadalajara, que recebeu este nome na administração de Amílcar Valença, por conta da conquista do tricampeonato mundial pelo Brasil na cidade mexicana, deve em breve ser rebatizada. O prefeito Izaías Régis (PTB) irá apresentar na Câmara Municipal proposta denominando o local, principal polo do Festival de Inverno de Garanhuns, de “Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos”.

A homenagem é das mais justas e certamente todos os vereadores irão concordar com esta mudança de nome. Dominguinhos, para Garanhuns, Pernambuco e o Brasil é muito mais importante que Guadalajara, apesar desta cidade ter proporcionado aos brasileiros uma grande alegria, 43 anos atrás.

COMOÇÃO - A morte de Dominguinhos causou uma comoção no país semelhante a de Luiz Gonzaga, ocorrida no início de agosto de 1989. No palco da Guadalajara, ontem, a noite era de samba, mas os artistas que se apresentaram saíram do script e fizeram questão de cantar músicas do cantor, compositor e exímio sanfoneiro.

Por determinação da diretoria da Fundarpe hoje, em todos os polos, os artistas farão homenagens ao artista garanhuense. Na Guadalajara, Paulinho Groove, Adiel Luna, Os Sertões, Santanna e Maciel Melo farão uma noite do forró toda especial, catando músicas que imortalizaram José Domingos de Morais, uma das maiores expressões da música nordestina e brasileira.

Nas rádios da cidade, hoje, a manhã foi dedicada à música de Dominguinhos. O programa 100,5 Brasil, na FM Sete Colinas, só tocou músicas do artista garanhuense. A emissora apresentou o melhor do repertório do mestre, cantando sozinho ou na companhia de artistas do porte de Luiz Gonzaga, Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença ou Gilberto Gil.

O radialista Marcos Cardoso, no programa Manhã Total, da Marano, seguiu na mesma linha tocando canções inesquecíveis de Dominguinhos, como Amizade Sincera, interpretada num dueto mágico com Renato Teixeira. O comunicador garanhuense, inclusive, fez um comentário dos mais interessantes. Após uma das canções do compositor garanhuense, Marcos observou: “Estão indo embora os grandes artistas, que faziam letras tão bem elaboradas e surgem uns por aí fazendo músicas que não dá nem pra comentar, é só apelação”. Foi mais ou menos isso que expressou o comunicador.


NOTA – O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que irá homenagear Dominguinhos mudando o nome da Praça Guadalajara, divulgou nota, hoje cedo, lamentando a perda do artista.

“O Mestre Dominguinhos era dono de uma simplicidade e humildade cativante. Conversava com todos, recebia a todos, ouvia a todos. O nosso Dominguinhos nunca esqueceu as suas raízes e sempre exaltou ser filho de Garanhuns, inclusive manifestando o desejo de ter seu descanso final nesta terra. Dominguinhos cantou Garanhuns por onde passou e com a sua partida Garanhuns perde um filho muito querido, que será sempre lembrado por todos nós”, escreveu Izaías, que decretou luto oficial no município por três dias. 

17 comentários:

  1. ELE MERECE COM CERTEZA


    ResponderExcluir
  2. José Mário Corrêa24 de julho de 2013 às 15:45

    Justa homenagem, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Grande Dominguinhos!!!! Mais uma medida acertada de Izaias!

    ResponderExcluir
  4. É uma homenagem justa e merecida ao filho ilustre de nossa querida Garanhuns.

    ResponderExcluir
  5. Prefeito tira esse nome pomposo de ESPLANADA e põe PRAÇA MESTRE DOMINGUNHOS coisa de povo como era o cantor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau com vc João Ricardo. É mais do justo essa homenagem ao grande Dominguinhos.Se quiser fazer uma enquete creio que todos os moradores desta linda cidade vota a favor. Estamos juntos!

      Excluir
  6. A PALAVRA ESPLANADA É MUITO MAIS BONITO DEIXA ASSIM.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  7. EU SOU CONTRA POIS O NOME GUADALAJARA E HISTORICO, E NÃO MERECE SER APAGADO POR UMA PESSOA QUE A FAMILIA NAO RESPEITA NEM A CIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Acho que deveria fazer essa homenagem a ele sim,mais a praça guadalajara continuaria com o memso nome,porque não colocar o nome dele naquele túnel na entrada da cidade:túnel Dominguinhos.

    ResponderExcluir
  9. SEVERINA CARVALHO DE ARAÚJO24 de julho de 2013 às 20:01

    MERECIDO, E BEM, MERECIDO VAI FAZER FALTA PRA NOSSA MUSICA................

    ResponderExcluir
  10. Marcílio Reinaux Maia24 de julho de 2013 às 20:02

    Mais que merecido amigo Roberto Almeida. Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. É o mínimo que podemos fazer para homenagear aquele que, com sua arte, elevou e levou o nome de nossa cidade para além fronteiras.

    ResponderExcluir
  11. Dominguinhos merece, com toda certeza homenagens do povo Garanhuense. O Prefeito Izaias - que não costuma observar nenhuma lei, terá que verificar a Lei Orgânica Municipal, que diz:
    Art 9º. Cabe à Câmara Municipal, com a sanção do Prefeito, legislar sobre as matérias da competência do Município, especialmente:
    ....................
    X – denominação dos próprios, vias e logradouros municipais, vedada a mudança das denominações já existentes, salvo, neste caso, se em decorrência de decisão plebiscitária;
    Ou seja, mais uma vez o Prefeito fala antes de saber da legalidade. Sou favorável a mudança, porém, depois de uma consulta plebiscitária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu vem citando lei e nem diz o nome, ô gente covarde, Isso num precisa de plebiscito não meu todo mundo é a favor da homenagem a dominguinhos otaro. Meu nome é JOSE FERREIRA DE LIMA E SILVA e moro na BOA VISTA.

      Excluir
    2. Caro Sr José Ferreira, tal argumentação é típica de quem não sabe o que fala. Procure estudar um pouco e, depois, quem sabe, me apresento ao senhor.

      Excluir
  12. ... Uma vez que toda a "nação" forrozeira, durante o FIG, se apresenta no Parque Euclides Dourado , que tal denominar aquele espaço "Mestre Dominguinhos"?

    Sei que seu legado para música é bem maior, mas mudar o nome da Praça Guadalajara para Mestre Dominguinhos é como querer mudar a logomarca Bombril para esponja de aço. A homenagem/proposta é muito mais que justa, não para esse espaço. Fica a dica!

    Carla Branco




































































































































    ResponderExcluir
  13. Quando se esta vivo nossas autoridades não dão a mínima importância. Agora quando se morre ai "vamos fazer Homenagem". Deve-se honrar e valorizar as pessoas enquanto estão vivas, mas depois que morre não vale de nada. Nossas autoridades são muito ingratas, agora Dominguinhos morreu ai querem homenageá-los mudando o nome da praça. Dominguinhos merece ser homenageado SIM, mas não se deve mudar o nome porque esta praça é uma homenagem ao tricampeonato da seleção brasileira e mudando o nome da praça é uma forma da prefeitura pegar dinheiro para reforma-la e gastar dinheiro à vontade. Uma sugestão seria colocar o nome de Dominguinhos na BR que liga Garanhuns a São Caetano (RODOVIA MESTRE DOMINGUINHOS).
    Jonathas.

    ResponderExcluir
  14. É uma boa idéia, a Br423 se chamar rodovia Mestre Domiguinhos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA