CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SANTOS E APROVEITADORES

Apesar do mundo cão em que vivemos, com assassinos, ladrões, corruptos, estupradores e tanta gente ruim, eu acredito em Deus, numa força superior que dita os destinos do Universo.

Acredito também em santos, em homens capazes de captar a essência de Deus e tentar repassá-las para os pobres mortais nesta vida terrena.

Os nomes seriam muitos, mas para não tornar o artigo exaustivo vou citar apenas alguns relevantes que me vêm à cabeça.

São Francisco de Assis foi um desses santos. Um verdadeiro cristão, que abraçou os pobres e lutou por um mundo melhor e mais justo.

Dentre as mulheres, merecem ser citadas Joana Darc, em tempos mais distantes, e Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá. Elas, ao que me parecem, só praticaram o bem, defenderam a causa justa, estiveram próximas de Deus durante todas suas vidas.

Na Índia o  Mahatma Gandhi, um líder político e religioso, libertou um país gigante com um grito de paz, pregando até os seus últimos dias uma mensagem pacifista, um homem determinado contra a violência.

No mesmo país tivemos Sidarta, o Buda, que deixou a riqueza da casas dos pais, uma vida de luxo, para encontrar o sentido da existência, o caminho da iluminação, uma porta que o levasse ao divino.

Martin Luther King, um pastor negro americano, lutou contra o preconceito, foi vítima da violência, como Gandhi, porém sua mensagem era de paz, ele era do bem, também um homem de Deus.

No Brasil, ligado ao espiritismo, Francisco Xavier é um exemplo de cristão. Viveu 90 anos fazendo o bem, fazendo milagres, ajudando as pessoas, tornando o mundo um pouco melhor.

Tivemos o papa João XXIII, João Paulo II, Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns...

Pelo que conheço de sua obra, padre Fábio de Melo me parece um cristão de verdade. Escreve divinamente, convence em seu discurso, acredito que é um sacerdote autêntico, a serviço da verdade.

Você lê e relê a Bíblia, o Novo Testamento e não encontra na postura e nem na mensagem do Cristo a postura do ódio, da discriminação, da intolerância, do rancor, da inveja, da cobiça, do desejo de riqueza a qualquer custo. Jesus é sinônimo de amor, principalmente quando defende os sem-nada, os pecadores como Maria Madalena.

Atire a primeira pedra o que nunca pecou! Cristo condena os que julgam... E tem tanta gente ainda hoje julgando sem ver o próprio umbigo.

Nenhum dos religiosos citados, sejam católicos, budistas, evangélicos ou espíritas estavam ou estão atrás do dinheiro dos incautos, usam o nome de Deus para praticar absurdos e se dar bem.

Existem santos e salafrários.

Sinceramente meu amigo, minha amiga leitora. Dá para comparar Francisco de Assis ou Chico Xavier com Silas Malafaia?

Você consegue enxergar em Marco Feliciano um pouco de Martinho Lutero ou Martin Luther King?

O que tem esse pastor estuprador preso pelos seus crimes a ver com o Evangelho, com Jesus Cristo, com o Sopro Divino?

Deus é necessário. A religião pode ser muito mais do que “o ópio do povo’, como a definia Marx. Desde que estejamos do lado do bem, dos santos, dizendo não aos aproveitadores.

Fotos: 1) Papa Francisco; 2) Pastor Martin Luther King

13 comentários:

  1. ROBERTO, VOCÊ MELOU SEU TEXTO. JÁ SEI QUE NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE MARTINHO LUTERO. PROVAVELMENTE, TÊM CONHECIMENTO DA VERSÃO CATÓLICA.
    PEDRO ALCÂNTARA - JORNALISTA
    CARUARU-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você contestou sem dizer nada. Fiz uma curta referência a Martinho Lutero no texto, com simpatia, pois ele na época se rebelou contra erros cometidos pela Igreja Católica. Fez uma reforma, uma revolução, que depois outros deturparam. O texto teve objetivo mais amplo, de apontar os nomes de alguns líderes religiosos autênticos, verdadeiros, santos, independente de ser católico, evangélico, budista ou espírita. Mas você só enxergou o que quis e não entendeu a intenção do autor. Reduziu um monte de informações a expressão "melar". Muito pobre para quem se diz jornalista.

      Excluir
    2. Mais que falar de Maria, é tê-la como Mãe


      Sidineh Wosterque
      Sou o ex-pastor Sidineh Wosterque, que há mais de dez anos testemunho minha história com Nossa Senhora.

      Apesar da reforma, nós sabemos que Martinho Lutero, quase morreu com um terço na mão, foi ele quem fez uma das mais belas reflexões sobre o Magnificat. A obra que Deus realizou em Maria não poderia ficar escondida, assim como sua presença na minha vida. Já viajei por todo o país dando o meu testemunho.

      Nem os maiores exércitos podem fazer algo contra o demônio, porém Maria é aquela que esmaga a cabeça da serpente!

      Pela intercessão de Nossa Senhora hoje sou católico. Vou contar-lhes um pouco da minha vida, antes de ser missionário da Igreja Católica. Antes vamos à Palavra e Deus Lucas 1,35: “O anjo respondeu: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus'”.

      ::Ouça na íntegra o testemunho de Sidineh Wosterque

      Quero citar um dos motivos pelos quais devemos dar um espaço maior a Virgem Maria em nossa vida. Quando falamos de Maria, a partir da Palavra de Deus, o diálogo muda, começa a ter fundamento. Nossa Senhora é a mulher da glória do Senhor. Na anunciação do Anjo vemos a glória de Deus sendo manifestada.



      Os padres da Igreja, teólogos e o próprio Concílio Vaticano II chamam Maria de a "Nova Arca da Aliança", porque nela foi concebido o Filho de Deus, de forma clara e palpável. Na Arca da Aliança estavam as tábuas da Lei (encarnada), a própria lei. Também estava o Maná que sustentou o povo, por isso não podemos excluir Maria da nossa espiritualidade, pois dentro dela esteve o Alimento Vivo. Ainda estava na arca o bastão do sumo sacerdote, nela estava o próprio Sumo Sacerdote: Jesus Cristo.

      A fé da Igreja é cristológica, a janela da qual vemos Maria é o próprio Jesus Cristo, eis porque Maria não pode ser excluída do nosso horizonte. Onde está Maria, com toda certeza, está Jesus Cristo, por isso temos que ser católicos em todos os lugares e situações, levar Jesus por onde formos e assim também levamos Sua Mãe e a devoção mariana aonde formos.

      Excluir
    3. Verdade que Liberta11 de maio de 2013 às 00:00

      Favor me responda a estas duas perguntas... Quem deu a sua vida em sacrifício de Cruz para nos justificar diante de DEUS ? Voce deve conhecer a biblia e esta escrito que somente JESUS e o único mediador entre os homens e DEUS. Deixem Maria em paz pois vocês católicos e quem denigrem ela fazendo disso um verdadeiro comercio.

      Excluir
  2. UM TEXTO ESCRITO ASSIM SEM PRECONCEITO,IMPARCIAL,VERDADEIRO E CORRETO,NÃO PRECISA MAIS ACRESCENTAR QUASE NADA.

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus me perdoe pela blasfêmia o texto está do caralho.

    ResponderExcluir
  4. CARO ROBERTO: VOLTO AQUI PARA TE PEDIR PERDÃO. DEPOIS DA SUA RESPOSTA, FUI LER O SEU TEXTO NOVAMENTE E ERREI NO MEU ENTENDIMENTO. VOCÊ ESTÁ CORRETO. PERDÃO DO CONFRADE!
    QUANTO A EXPRESSÃO MELAR, TEM TUDO A VER COM JORNALISMO SIM. AFINAL DE CONTAS, JORNALISMO É POVO. OU NÃO ROBERTO?
    PEDRO ALCÂNTARA - JORNALISTA
    CARUARU-PE.

    ResponderExcluir
  5. Você citou apenas um monte de produtos midiáticos!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Roberto, um texto realmente muito belo e verdadeiro, quem dera se a humanidade seguisse o exemplo destes homens e mulheres que viveram suas vidas para DEUS e para os pobres e marginalisados . Gilson santos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Pedro, por sua humildade em se desculpar com nosso caro Roberto Almeida. Só os grandes de espírito sabem reconher os próprios erros quando os cometem. Tenho pós-graduação em História e compreendo que o texto está dentro daquilo que deve ser: imparcial e, como diria Nêumane, direto ao assunto.

    José Luciano da Silva

    Águas Belas/PE

    ResponderExcluir
  8. Seu comentário engrandece o blog Luciano. Também achei que Pedro teve um gesto de grandeza ao reconhecer o engano. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. ta de parabéns os protestantes sempre se a chão os donos da verdade com suas mentes de divisão, se julgam salvos e melhores que os outros, um bando de hipócritas

    ResponderExcluir
  10. Verdade que Liberta11 de maio de 2013 às 21:12

    Roberto ... Vamos lá estas com receio da polemica... Cade o meu comentário.

    ResponderExcluir