GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

PAULO CAMELO CRITICA GUARDA MUNICIPAL

Sob a ingerência da Legião Estrangeira e com a anuência do prefeito Izaías Régis, assistimos precisamente nessa sexta-feira, dia 17 de maio de 2013, a Marcha dos Guardas Municipais de Garanhuns, saindo do Relógio das Flores até o Centro Cultural, com direito a buzinaço, carro-de-som e banda de música no melhor estilo da nossa saudosa Banda Manoel Rabelo, popularmente e carinhosamente conhecida como “Quebra Resguardo”. Do outro lado de fora, e no mesmo momento da chegada do pelotão dos Guardas Municipais ao interior do principal Teatro de Garanhuns, o Centro Cultural, assistimos a exposição de Flores produzidas com qualidade na cidade do Holambra, interior do estado de São Paulo.

É  público e notório que o Prefeito do Garanhuns/PE, Izaías Régis, sabe muito bem que esta ação não é a melhor maneira que o poder público possa fazer para  incentivar a recuperação da produção de Flores em nosso município, contida no Programa de Governo do PSOL nas eleições de 2012. Sabe também que não é através da exposição da produção de Flores de outra cidade que nós vamos recuperar a “fama” de cidade das Flores. Mas, a exposição em curso causa estranheza e perplexidade diante dos rumos do governo Izaías em ser voltado para a Legião Estrangeira.

Por outro lado, em sentido diametralmente oposto a PAZ que as flores trazem para todos nós, ficamos perplexos com a Marcha seguida de Palestras e Debates calorosos capitaneados por Guardas Municipais e palestrantes de outras cidades, os quais sob o argumento não convin-cente relativo a Segurança Pública, reivindicam que os Guardas Municipais portem arma de fogo. Para quê? Qual é a guerra?

Enquanto lutamos pela PAZ, e as Flores simbolizam isso, chega a Legião Estrangeira, incentivando que os Guardas Municipais de Garanhuns andem armados. Ora, um Prefeito com uma Guarda armada possui um exército sob o seu comando, podendo reprimir as livres manifestações dos trabalhadores do campo e da cidade, assim como dos estudantes, dos idosos e de outras categorias.

Pois é, é assim que a Legião Estrangeira atua em nossa cidade entre “FLORES E ARMAS”.

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti
Engenheiro Civil e Presidente do PSOL de Garanhuns

19 comentários:

  1. paulo dromedário quando o cidadão entra na carreira de guarda municipal ele não perde suas condições de de ser humano nem sua capacidade de absolver conhecimento, não buscamos ARMAS DE FOGO QUEREMOS QUALIFICAÇÃO, CONDIÇÃO DE SERVIÇO A ARMA É UMA CONSEQUÊNCIA DE UMA QUALIFICAÇÃO DE UMA GUARDA BEM PREPARADA E TREINADA, PORQUE UM VIGILANTE DE BANCO QUE FAZ UM CURSO DE 15 DIS PODE PORTAR UMA ARMA DE FOGO E GUARDA MUNICIPAL NÃO, ( NADA CONTRA ESSA RESPEITADA CATEGORIA VIGILANTES DE BANCOS)IMAGINE A CENA UM GUARDA EM UM COLÉGIO DO MUNICÍPIO 2:30 HRS SOZINHO, O COLÉGIO E INVADIDO POR LADRÕES QUE NUNCA VÃO SOZINHOS E AGORA OQUE FAZER , BATER PALMAS E DIZER SAI LADRÃO ,SAI LADRÃO TÃO PENSANDO QUE LADRÃO É GALINHA , SOUBE QUE ACONTECEU UMA PESQUISA EM UMA RADIO LOCAL COM A SEGUINTE ENQUETE,(VOCÊ É CONTRA OU NÃO QUE A GUARDA SEJA ARMADA)AI TEVE UM PROFESSOR QUE METEU O PAU RASGOU O VERBO CONTRA A GUARDA, PROCUREI SABER QUEM ERA AI DESCOBRI QUE É UM QUE É METIDO A ESCRITOR QUE ANDA BABANDO O BANDIDO DO LAMPIÃO UM FORA DA LEI,LAVA TUA BOCA PRA FALAR DE GUARDA TALVEZ SE A GUARDA TIVESSE A MESMA PRATICA DO BANDIDO QUE ELE DEFENDE ELE NÃO SERIA CONTRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto;

      Lampião foi o resultado da situação vivida pelas pessoas da época, e quem defendia a Lei agia igual e até pior que Lampião, é preciso saber o que aconteceu de verdade pois naquele contexto não se sabia quem é quem.

      Excluir
  2. PAULO CAMELO PERTENCE A LEGIÃO DOS LUNÁTICOS.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Camelo defendo também que essas guardas devem andar desarmadas, pois esse pref que está aí pode usar como um exercito particular!!

    ResponderExcluir
  4. Paulo você para poder comentar qualquer evento participe para não falar o que não sabe, gostaria que você estivesse participado do seminário para poder aprender com os palestrantes o quê é Guarda Municipal e que esses profissionais podem ajudar e muito na segurança pública, sobre os palestrantes são pessoas totalmente qualificadas e não qualquer pessoa que se diz engenheiro como você, vou dar um exemplo das formações dos mesmos, Dra. Marta Suelene (Delegada de Policia Civil e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Segurança), Dr. Bismael Batista de Moraes (Delegado de Classe especial da Policia Civil e Mestre em Direito Processual), Dr. Erick da silva Lessa (Representante da SDS/PE, Delegado de Classe Especial da Policia Civil e Mestre em Direito Processual) entre outros, que se eu for citar todos não vai dar neste comentário, de vez de você criticar faça comentários construtivos para uma melhora na segurança pública municipal, e sobre este infeliz comentário que você fala que um Prefeito com uma Guarda armada possui um exército sob o seu comando, podendo reprimir as livres manifestações dos trabalhadores do campo e da cidade, assim como dos estudantes, dos idosos e de outras categorias, eu lembro a você que a Ditadura acabou e se fosse assim o Governador botava a policia militar como seus cangaceiros.
    Davi Xavier Guarda Municipal da Brigada de Trânsito COM ORGULHO

    ResponderExcluir
  5. Como pode haver uma guarda municipal que não tenha porte de arma? Principalmente num país como o Brasil?

    Sem armas não podem nem mesmo defender-se como irá defender as pessoas e o patrimônio público?

    Eu acho que o PAULO CAMELO ta pensando que corremos sério risco de um golpe militar pelas mãos da guarda municipal.

    ResponderExcluir
  6. PQP GENERAL DAVI XAVIER,o "DR.Paulo Camelo" é um engenheiro civil do mais alto gabarito,agora vc é o que? não é policia civil nem militar,pelo teu comentário es um recalcado e como tal não deveria ser guarda municital para não descarregar tuas frustações na população.
    José Henrique - Boa Vista

    ResponderExcluir
  7. Elielson da silva pereira19 de maio de 2013 às 00:08

    Paulo camelo a questao nao e armar ou nao as guarda mas sim capacitar e equipar para que os proficionais das gurdas municipais possam oferecer um pouco mais de seguranca a nossa sociedade porque nos tambem somos pais e maes de familia e nao adimitimos que o senhor se dirija a nos como um bando de cangaceiros quero lembra lo que ninguem nasce capacitado e e isso que estamos reinvindicando ou o senhor ja nasceu engenheiro.

    ResponderExcluir
  8. Caro Sr. Paulo Camelo (Paulo Dromedário) acompanhei seu comentário sobre os guardas municipais, e em nada me surpreendeu, pois não é por acaso que tens o sobrenome dromedário, que significa animal de grande porte e muita força, mas que é facilmente dominado pelo homem, e que mesmo com a evolução das espécies, não conseguiu evoluir. Por isso tanta semelhança, você não conseguiu evoluir. Como disse o grande RAUL SEIXAS, em um trecho de uma de suas músicas você não usa nem 10% da sua cabeça animal; e fica aí parado com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar, tire sua bunda branca das cadeiras dos bares da cidade e vá estudar sobre o assunto, a proposito perdeste uma grande oportunidade de adquirir conhecimento sobre o assunto guarda municipal no sistema de segurança pública, pois tivemos como palestrantes pessoas do mais alto gabarito, tais como o Dr. Bismael Batista de Moraes ( DELEGADO DE CLASSE ESPECIAL DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO,E MESTRE EM DIREITO PROCEESUAL), Rubens Fernando da Silva (GUARDA MUNICIPAL,ESPECIALISTA EM APLICAÇÃO DE GSTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA),Cel. Marcílio Rossini(ESPECIALISTA EM GESTÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA),Cap. Hudsom Moura (MESTRE EM SEGURANÇA PÚBLICA PELO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DA POLÍCIA FEDERAL DA ARGENTINA), e o grande Maurício Domingos da Silva (GUARDA MUNICIPAL,ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA). Você é tão bom como comentarista do assunto, quanto és engenheiro, digo isto porque, tenho andado por toda Garanhuns e não tenho visto nenhuma obra com o seu nome, nem sequer uma casinha de cachorros ou de pombos, e se existe alguma obra assinada por ti, com certeza não fostes tu quem planejou, tu és tão covarde quanto uma cobra peçonhenta e traiçoeira que fica nas entocas esperando sua vítima para atacar. É, pois foi assim que você agiu entocado em algum buraco esperando os guardas passarem, não teve coragem para mostrar a cara diante do movimento, coisa que a sociedade de Garanhuns (a quem quero agradecer) fez, saíram as ruas para aplaudir-nos, parabenizar-nos, abraçar-nos e até beijos recebemos como forma de apoio a nossa causa. Aproveitando o ensejo quero convidá-lo para se inteirar sobre o assunto, indo conosco para a marcha azul marinho e o congresso nacional das guardas municipais do Brasil em Brasília no dia 03 de julho 2013, e o congresso das guardas municipais em Recife nos dias 17 e 18 de outubro 2013.

    ResponderExcluir
  9. Guadas NADA municipal,vcs deveriam pelo menos cuidar do transito q ta uma porcaria, vao la pro sesc de manha e n falar em ARMA praque arma pra poder multar mais do que ja estam multando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o Senhor esta equivocado em dizer que falamos em Arma fazemos o serviço que nos é atribuído o que cobramos com este movimento é treinamento capacitação condições de trabalho para que possamos servir a população com mais eficiência pois somos cobrados pela população e não podemos na maioria das vezes fazer nada pois estamos limitados procure conhecer melhor nossas condições de serviço e entendera o que passamos. Arma é um objetivo futuro que com o passar do tempo e demonstrando nosso serviço com treinamento conquistaremos este direito. E com relação ao transito como o Senhor mencionou no seu comentário já esta sendo feito só que mudanças não acontece da noite pro dia aos poucos será melhorado nosso transito pode ter certeza.

      Excluir
  10. PAULO CAMELO, CONTRIBUINDO COM O DEBATE:

    1 - A Constituição da República Federativa do Brasil, diz:

    CAPÍTULO III - DA SEGURANÇA PÚBLICA

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
    I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    § 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações,conforme dispuser a lei.

    2 - A Emenda Constitucional 534/2002, de abril de 2002, altera o § 8º do art. 144 da Constituição Federal, para dispor sobre as competências da guarda municipal e cria o § 10º relativo a criação da guarda nacional.

    Deste modo o § 8º passou a ter a seguinte redação:

    Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de suas populações, de seus bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais, conforme dispuser lei federal.

    3 - Infelizmente no governo do ex-presidente Lula, foi criado a Lei 10.826, a qual abriu o caminho para a Guarda Municipal portar arma de fogo. Senão vejamos:

    LEI Nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.
    Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências.

    CAPÍTULO III
    DO PORTE
    Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
    I – os integrantes das Forças Armadas;
    II – os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal;
    III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei;
    IV – os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;

    3 - Evidentemente que a discussão estar apenas começando. Desconheço que exista alguma Lei Federal que tenha alterado a Lei 10.826 que possa permitir o uso de arma de fogo pela Guarda Municipal de uma cidade com menos de 250.000 habitantes.

    TENHO DITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o senhor está um pouco desatualizado, pois a lei nº 10.867 de 12 de Dezembro de 2004 altera o art. 6º da lei 10.826/03 (estatuto do desarmamento)

      Presidência da República
      Casa Civil
      Subchefia para Assuntos Jurídicos

      LEI No 10.867, DE 12 DE MAIO DE 2004.




      Altera o art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências.

      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

      Art. 1o O art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, passa a vigorar com a seguinte redação:

      "Art. 6º.....................................................................

      .....................................................................

      IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50.000 (cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;

      .....................................................................

      § 3o A autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais está condicionada à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei, observada a supervisão do Comando do Exército.

      .....................................................................

      § 6o Aos integrantes das guardas municipais dos Municípios que integram regiões metropolitanas será autorizado porte de arma de fogo, quando em serviço." (NR)

      Art. 2o (VETADO)

      Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

      Brasília, 12 de maio de 2004; 183o da Independência e 116o da República.

      LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
      Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto

      Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 13.5.2004


      Será que ainda é preciso falar mais alguma coisa.

      Drailton Barros, Guarda Municipal.

      Excluir
  11. CARO AMIGO PAULO CAMELO O MESMO TEM TODA RASÃO QUANDO SE REFERE Á EQUIPE DE LEGIÃO ESTRANGEIRA QUE TEM DENTRO DA EQUIPE DE NOSSO PREFEITO IZAIAS RÉGIS.VOU CITAR ALGUNS EXEMPLOS DE ESTRAGEIROS QUE TEM EM SEU SECRETARIADO E DIRETORES VEJA ALGUNS DELES,POSSO CITAR ALGUNS NOMES OUTROS NÃO PORQUE NÃO SEI DO NOME.EXS.DR.HARLEY SECRETÁRIO DE SAÚDE É DE SÃO JOÃO,O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DR.FERNANDO É DE RECIFE,O SECRETÁRIO DE AGRICULTURA EPAMINONDAS É DE RECIFE,Á PRESIDENTE DA AUTARQUIA DE TRANSITO É DE RECIFE, O DIRETOR DE OBRAS EDGAR É DE CAPOEIRAS,O DIRETOR DE PATRIMONIO SE SAÚDE CACA É DE CORRENTES,O DIRETOR DE PLANEJAMENTO JOÃO PAULO GENRO DE DR.DIMAS É DE RECIFE TAMBÉM.OUTRA CONTRADIÇÃO DO NOSSO PREFEITO POIS O MESMO DIZIA NAS EMISSORAS DE RÁDIOS DA NOSSA CIDADE QUE SÓ RECEBIAM SALÁRIOS QUEM TRABALHAR UMA PURA DEMAGOGIA POI TEM MUITA GENTE EM SUA EQUIPE QUE NÃO DÃO UM PREGO NUMA BARRA DE SABÃO E RECEBEM SALÁRIOS VOU CITAR DOS EXEMPLOS E TENHO PROVAS O EX.PREFEITO DE CORRENTES JÚNIOR LÚCIO ATUALMENTE MORA EM RECIFE E TEM UM CARGO NA PREFEITURA OUTRO EXEMPLO O FILHO DO EX.PREFEITO SILVINO DUARTE,SILVIO ROLIM DE ANDRADE QUE É LOTADO NA SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO COMO DIRETOR E MORA EM RECIFE Á MUITOS ANOS.QUERO SABER COMO É QUE ESSES DOIS DÃO EXPEDIENTE AQUI NA PREFEITURA.AI EU PERGUNTO QUAL É Á MORAL QUE O PREFEITO IZAIAS TEM DE FALAR DO EX.PREFEITO LUIZ CARLOS EM DIZER QUE O EX.PREFEITO TINHA UM MONTE DE CARGO FANTASMA NA PREFEITURA,FALE AGORA PREFEITO IZAIAS É O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO,ACORDA POVO DE GARANHUNS SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO.NO PRÓXIMO ANO TEM ELEIÇÃO DE NOVO.Roberto Cardoso Heliópolis.

    ResponderExcluir
  12. Caro Roberto Almeida e estimados leitores do blog, apenas uma breve ressalva.

    O título original desse texto é "IZAÍAS ENTRE AS ARMAS E AS FLORES". Em momento algum a finalidade do nosso partido em querer publicar o referido texto foi a de atacar os membros da Guarda Municipal.

    Saudações.

    ERICK VASCONCELOS
    Juventude do PSOL em Garanhuns

    ResponderExcluir
  13. caros colegas como vcs querem que a guarda municipal atue na cidade? se é para proteger o bem municipal como um guarda vai proteger por exemplo uma escola que tenha uma sala de computadores chega um caminhao com asaltantes armados para levar o que tiver de valor, apitando ou tangendo galinhas, se o guarda pede refoço das viaturas da guarda municipal, nao ha como prender estes meliantes? quero que cada um se coloque no lugar do guarda qual a açao, ligar para policia? e nas cidades e logradouros que nao tem policia, outra situaçao um meliante esta a porta de uma casa armado invadindo para matar alguem vizinho tem uma escola municipal la encontra-se um guarda qual a atitude deste? nao ha como nem se proteger
    nao sou a favor do armamento para as guardas municipais mas estes homens nao podem defender o bem comum e a vida dos municipies so com uma farda,


    ResponderExcluir
  14. sr Paulo Camelo acredito que se confundiu pois o Prefeito Izaias em sua curta palestra se declarou contra o armamento da guarda municipal antes de publicar sem participar do congresso é nescessario ter sertesa,

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos.
    Paulo Camelo quem é essa pessoa, um político, um engenheiro ou talvez um Enéas carneiro ou um palhaço Tiririca entre outros. Faz política engraçada, (risos)...
    Fez essa crítica sem conhecimento algum sobre o assunto, Sr Paulo Camelo ou Dromedário, procure "fuçar" mais sobre os assuntos para poder criticar com mais clareza, anda toda a cidade e mesmo assim não consegue enxergar as necessidades que ela tem, observe mais ,se intere mais , para quando for questionar, saber o que está questionando de forma positiva, por isso que não conseguiu êxito em suas campanhas eleitorais, que foca o teleférico como carro chave da campanha, (risos) a população clama por SAÚDE , SEGUNÇA e ETC. Estude sobre esses assuntos e lance em sua próxima campanha, pra ver se talvez o Senhor consiga chegar a um vereador, porque desse jeito nem suplente será, não somos políticos! Esse evento foi para mostrar as pessoas que tem a mente “RETRÔ” o que a Guarda Municipal pode fazer. Comece e enxergar a Guarda Municipal com outros olhos, treinados e capacitados podemos ser mais uma opção na Segurança Pública, já somos realidade! E em parceria com os outros órgãos de segurança pública fazemos “SIM” a diferença, isso já é realidade em outros estados e porque aqui “NÃO”!
    visite o site do Ministério da Justiça (SENASP), pois verá se podemos ou não fazer Segurança Pública ou qualquer outro questionamento seu .
    GUARDA MUNICIPAL QUANDO PREPARADA E EQUIPARA FAZ A DIFERENÇA , E QUEM GANHA É A POPULAÇÃO.
    GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS MELHORANDO A CADA DIA PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO .

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA