CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MACEIÓ TEM MAIS VIOLÊNCIA QUE NO AFEGANISTÃO

Por trás da beleza do litoral de Maceió 
se esconde uma triste realidade

Maceió, lugar de tantas histórias e praias tão bonitas, já foi uma cidade tranquila. Há 20 anos, quando eu saía de Garanhuns para passar o final de semana por lá, tinha a impressão de estar chegando numa “cidade do interior com mar”. Nas últimas décadas a capital alagoana cresceu e os índices de criminalidade aumentaram tanto que o município, com aproximadamente 1 milhão de habitantes, ocupa o primeiro lugar no ranking do mapa da violência no país.

A taxa de homicídios hoje em Maceió é de 110,1 por 100 mil habitantes, índice que equivale ao quádruplo da taxa nacional, de 27,4, segundo informações da Gazetaweb.com.

Esta semana o deputado Paulo Fernando dos Santos (PT), conhecido como Paulão, esteve visitando o prefeito da capital de Alagoas,  Rui Palmeira (PSDB). Na conversa entre os dois políticos, registrada pelo Portal Brasil 247, uma triste constatação: está se matando mais gente em Maceió do que no Afeganistão. Foram 36 assassinatos em apenas uma semana, quantidade maior do que o número de vítimas fatais registrados no mesmo período no conflito do Oriente Médio.

Praticamente na mesma semana que o governador de Pernambuco comemorou um dia sem um único homicídio em 184 cidades – incluindo Recife – Alagoas aparece com esse triste índice de 36 mortes em 7 dias, isso apenas na capital. Alguma coisa precisa ser feita pelos governos municipal, estadual e federal, com participação da sociedade.

Maceió e o Nordeste não merecem essa situação.

10 comentários:

  1. Náo entindi porque ficou de fora um município pernambucano já que há 185 deles. Faltou um amigão Roberto. este problema não é só de Alagoas e sim do Brasil a violencia está sem controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 185 dizem respeito a 184 municipios mais o arquipelago de Fernando de Noronha. Acredito que este ultimo seja o que ficou faltando.
      Marco Henrique- Heliopolis

      Excluir
    2. João Rixa, o problema da violência é de todo o Brasil, mas em Alagoas o descaso supera, e muito, a média nacional!!!
      Foi decretado estado de emergência na segurança pública de alagoas, Deus sabe quando, e foi prorrogado por mais seis meses...
      É a festa dos contratos sem licitações!!!
      A maior aquisição de armas em Alagoas, nos últimos anos, foi o recebimento de 1000 (mil) pistolas usadas, do estado de São Paulo.
      Se eles deram, é porque não queriam mais... Não é comum um estado fazer uma graça dessa se as armas estivesses boas!!!

      Excluir
  2. José Fernandes Costa4 de maio de 2013 às 14:43

    Morei muitos anos em Alagoas. - É um dos estados mais pobres do Brasil. E um dos que têm os piores políticos do nosso paísl. - Nos anos 1950 Alagoas já se destacava pela bandidagem dos políticos. Naqueles tempos houve o tiroteio dentro da Assembleia Legislativa da Alagoas (1957). Foi bala pra todos os lados. - Antes, em 1951, o deputado estadual Oséias Cardoso matou Luiz Campos Teixeira que havia perdido a eleição para governador, concorrendo com Arnon de Mello. - Oséias Cardoso atirou em Campos Teixeira na porta do Bar Colombo, na Rua do Comércio, Centro de Maceió. - Naquela época, a Rua do Comércio era a principal artéria da capital alagoana. - O crime ocorreu por volta do meio-dia. - E ninguém sofreu nenhuma penitência pela morte de Campos Teixeira. - De lá para cá crimes de pistolagem e outros homicídios acontecem todos os dias e nada se faz, para punir os criminosos de colarinho engomado. - Então, não estranha que outros bandidos menores prefiram o Estado de Alagoas para praticarem crimes de toda ordem. - Infelizmente, metade de minha família mora em Alagoas./.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos com medo numa cidade como Maceió. Tão bela, mas tão repleta de pobreza, mazelas sociais e, agora, violência, MUITA violência. Enquanto isso, o Governo de Alagoas veicula com pompas inócuas na TV comerciais alegando a diminuição nas taxas de homicídios. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Roberto,

    Por varios motivos já se disse muto esta expressão: "Cada povo tem o governo que merece"! Me parece que esta matéria reforça mais este pensamento.











    ResponderExcluir
  5. Na realidade a violencia está presente em todo pais. O que o missivista quiz dizer, que em Alagoas a violencia é bem maior, inclusive, lá morre mais gente de que mesmo na guerra do AFEGANISTÃO!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei o que é que vcs ainda estão fazendo aqui em Maceió, vão embora seus sulistas de merda aqui nós já temos desgraça demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos culpa, se aqui no sul predomina a cultura da boa educação sem ladrão. Nossas cidades são limpas, sem falar de um povo trabalhador e honesto.

      Excluir
  7. Quem so fica na orla, e nos hoteis/bares/restaurantes/baladas a beira mar tem a impressão assim que é uma cidade do interior a beira mar, mas se for andar pelos bairros da cidade é melhor se cuidar...

    ResponderExcluir