CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EDUARDO CAMPOS É RECEBIDO COMO CANDIDATO

Izaías, Eduardo e Rosa na chegada ao Parque
Rosa, o bispo Dom Fernando, Expedita Lopes,
 Eduardo Campos e João Lyra

Na sua passagem por Garanhuns, nesta sexta-feira, Eduardo Campos foi recebido como um governador forte, de prestígio, e também como pré-candidato a presidente da República. O socialista chegou ao Parque de Exposições, na Boa Vista, pouco depois das 10h. Para recebê-lo, um batalhão de jornalistas, prefeitos e vereadores de praticamente todos os municípios do Agreste, deputados, secretários e alguns populares.

O governador veio à cidade anunciar um verdadeiro pacote de ações importantes para toda a região do Agreste Meridional. Assinou ordem de serviço para a construção de mil barragens no Estado, distribuição de toneladas de sementes destinadas ao plantio, tratores para associações de produtores rurais e R$ 16 milhões que serão usados em obras de saneamento em Garanhuns.

Independente das ações, Eduardo foi recepcionado como um autêntico pop star. Todos queriam estar junto dele, tirar uma foto com o socialista, se possível puxar uma conversa. Não deu para atender todo mundo e até a entrevista coletiva à imprensa, marcada e remarcada pelo menos três vezes, terminou não acontecendo. Quem estava interessado em política teve de ficar atento aos gestos e aos discursos.

A cerimônia no Parque de Exposições foi demorada e cansativa. O sol em alguns momentos castigou os presentes, que ouviram os discursos em pé, sem muito apoio num solo de paralelepípedos. O primeiro a falar foi o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, que fez um balanço do seu trabalho e do governo, relatou o drama da seca mais uma vez e revelou toda a luta para enfrentar os efeitos da estiagem.

Também usaram da palavra o senador Armando Monteiro, o Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Almir Cirilo, o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Todos os oradores enalteceram o trabalho do governador Eduardo Campos, alguns insinuando que o Brasil precisa ter no Planalto um trabalho como o que está se fazendo em Pernambuco.

PEDIDOS – O prefeito Izaías Régis, além da agradecer ao governador pela ações, lembrando inclusive a obra da Barragem do Cajueiro, que livrou Garanhuns do racionamento de água, aproveitou para fazer dois pedidos ao socialista: 1º) Que o Estado cedesse o Parque da Boa Vista para o município transformá-lo num local permanente de feiras, exposições e negócios; 2º) Solicitou um terreno para que o município possa atrair uma fábrica que irá gerar 400 empregos diretos na cidade.

Eduardo Campos fez um balanço dessa última viagem pelo interior, que começou na quarta-feira, com passagem por cidades do porte de Caruaru, aldeias indígenas, distritos e comunidades rurais. O governador relatou a tristeza da seca e defendeu que se preparasse Pernambuco para conviver com a estiagem. Segundo ele, daqui a 10 anos é possível ter uma estrutura muito melhor do que a atual para suportar a falta de chuvas.

O socialista confessou estar feliz por poder viver o Brasil da redemocratização e do enfrentamento dos problemas. “Fazer mais”, foi uma expressão repetida no discurso. É uma frase que está ligada à sua pré-campanha à presidência da República.

Na avaliação do governador, a resistência à seca foi feita pelo povo, que diariamente dá lições aos políticos. Procurando deixar uma mensagem de otimismo, o governante disse que “o amanhã será melhor do que o hoje. Só depende de nós”.

Quando todo mundo terminou de falar passavam das 12h30. Uma faixa, ao lado do palanque improvisado no Parque de Exposições, sintetizou o principal significado da solenidade e das ações anunciadas por Eduardo Campos.  “Governador você fez muito por Pernambuco, temos certeza de que fará muito mais pelo Brasil”, pregava a mensagem assinada pelos Agricultores do Agreste.

PRESENTES – Dentre as autoridades presentes ao Parque da Boa Vista anotamos os seguintes nomes: Bispo Dom Fernando Guimarães, padre Roberto Júnior, professor Pedro Falcão (UPE), Francisco Alencar(INSS), Paulo Lins (GRE), Fátima Cavalcante (IPA), tenente coronel Tenório Maranhão (Comandante da Polícia Militar), Capitão Udson Moura (PM), delegado Jorge Cordeiro e praticamente todos os secretários do Governo Municipal.

Acompanharam o governador em Garanhuns o vice João Lyra,  os secretários Ranilson Ramos (Agricultura), Tadeu Alencar (Casa Civil, Aluízio Lessa (Articulação Regional), além dos dirigentes do IPA, Júlio Zoé e Adagro, Erivânia Camelo.

Dos prefeitos e vices-prefeitos da região anotamos os seguintes nomes: Izaías Régis e Rosa Quidute (Garanhuns), Rossine Blésmany e Ramos (Lajedo), Danilo Godoy (Bom Conselho), Neide Reino (Capoeiras), Armando Duarte (Caetés), Ricardo Alves (Saloá), padre Jorge (Iati), Genivaldo Menezes (Águas Belas), Ronaldo Ferreira (Brejão), Genaldi (São João), Edmilson da Bahia (Correntes), José Renato (Palmeirina), José Teixeira (Paranatama), Alexandre Martins (Terezinha), Celina Brito (Jupi) e Ernandes Bezerra (Venturosa).

Também prestigiaram a visita do socialista alguns ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos, caso de Ivo Amaral, Márcio Quirino, Nenen, Sandoval Cadengue e Eudson Catão.

18 comentários:

  1. Pois é se não falou com imprensa, é por que não tem respeito com a população de Garanhuns.
    Como é que um politico aparece anualmente na cidade e não atende a imprensa local, não existe desculpa pra isso. Em Caruaru ele teve tempo suficiente e se dirigiu até a sede da Tv local para conceder entrevista.
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto: Qual é a sua dívida com esse tal "Cap. Udson Moura" para incluí-lo no rol das autoridades presentes juntos com o Bispo Diocesano, o Comandante do Batalhão, todos os Secretários de Estado e Prefeitos Municipais ? Você não acha que muito pouco cargo pra tão grande homenagem nesse estranho nivelamento ? Esse moço vive À SEIS ANOS chaleirando todos os deputados da região para ser nomeado Diretor do Hospital D. Moura. Porque é que ele sonha tanto que chegou a anunciar nos blogues que era o preferido do filho de Romario ? Porque é que tudo que ele não quer é ser militar ? É medo dos bandidos ? Qual é a justificativa ?

      Excluir
  2. Garanhuns vivia na ronda policial com a falta dágua e esse governador livros nós desse sofrimento. ESSE É O CARA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS ESPECIALISTAS TÊM RAZÃO SIM.

      Eu morei em Garanhuns de 1977 a 1979 quando estudava no Colégio Diocesano de Garanhuns e jogava bola no Iac do saudoso Everson Espinhara o grande goleiro, do Mazinho e Ismaradona.Foram belos momentos vividos em Garanhuns.

      A água na Rua do Correntes somente chegava por volta das 04:00h da madrugada.O maior atraso de Garanhuns foi justamente a falta de água.Qual é o empresário que quer colocar uma grande indústria aonde não existe água em abundância?

      Agora sim, a barragem do cajueiro salvou,repito,Garanhuns do colapso total nesta seca que atingiu todo o Nordeste.

      Excluir
    2. É livrou do racionamento mas em compensação a conta de água de casa quase que triplicou de preço (de R$33,00 para 90,00. É ESSE Q QUER SER PRESIDENTE? MAIOR CESTA BASICA DO PAIS, MENOR SALARIO DE TODO O BRASIL NAS CATEGORIAS (PROFESSORES, DA SAUDE E OUTROS)

      Excluir
  3. EM QUEM DEVEMOS ACREDITAR??????????? Estamos cheios de promessas

    ResponderExcluir
  4. È querida mas até agora só promessas!

    ResponderExcluir
  5. CLARO SE ELE É O GOVERNADOR DO ESTADO TEM POR OBRIGA
    ÇAO FAZER OBRAS NO ESTADO OU NAO? E SOBRE O DOM MOURA ELE FALOU ?

    ResponderExcluir
  6. ARMANDO MANDOU ARI NEM CHEGA PERTO DELLE ESTE FOI O RECARDO

    ResponderExcluir
  7. Esse é o cara! Tem vocação Política, sabe o que quer, pensa nos pequenos, tem determinação, fez o que ninguém faria. Parabéns Eduardo! Estamos com o Sinhor pro que der e vier. Continue fazendo o bem em nossos municípios e seja modelo e exemplo para os prefeitos atrasados que só sabem reclamar que não tem verbas e ficam de braçoscruzados como é o caso dalguns por aí. Quem se arrisca em citar?

    ResponderExcluir
  8. Este não é o momento de se atirar pedras no Governador de Pernambuco quando o mesmo resolve trazer um pouco de alegrias ao Agreste Meridional depois de tanto sofrimento com a SECA.

    Garanhuns precisa sim se preparar para este grande momento.Não podemos e não devemos ficar apenas no passado triste e melancólico,no passado de atrasos,de ineficiênca,de incompetência,de falta de habilidade política para se trazer as obras para Garanhuns.

    Durante a campanha a nossa querida Garanhuns vivia toda dividida politicamente.As lideranças locais apenas falando mal uma das outras,as perspectivas futuras caídas pró terra,chegaram a dizer que "Garanhuns não tinha nenhum homem capaz de governá-la" e eu fiz questão de citar que tinha sim senhor.

    O Governador de Pernambuco não é diferente de nenhum outro político pernambucano e brasileiro,apenas ele pensa diferente.Ele pensa grande e trás um ESPÍRITO FORTE herdado de seu AVÔ Dr. Miguel Arraes de Alencar que não tinha medo e rancor de topar em falar e abraçar o povo.

    Esta foi e é a grande virtude do nosso ex-prefeito e atual,Marquidoves Vieira Marques.

    Assim que os Governadores e Presidentes da República ganharam as eleições partiu firme em busca de obras para Lagoa do Ouro, o que poucos os prefeitos têm coragem de fazer, isto é, esquecer as brigas paroquianas e tentar de todas as formas conseguir recursos extra-orçamentários para o seu município.

    Garanhuns e seu povo juntamente com o Prefeito,Vice e seus Vereadores, Secretários e servidores têm que abraçar essa causa.

    ResponderExcluir
  9. ESSE ENCANTAMENTO, SEDUÇÃO E ATÉ MESMO OS ARROUBOS DO GOVERNADOR DO ESTADO SÃO MUITO CONHECIDOS POR NÓS GARANHUENSES E SEQUER TOMAMOS VERGONHA NA CARA PARA REPREENDÊ-LO SEVERAMENTE E DEPOIS CASTIGÁ-LO ATRAVÉS DO VOTO. OI DE GATO TEM UM DÉBITO COM GARANHUNS, SIM SENHOR!!! ELE PRECISA EXPLICAR-SE E NOS CONVECER DA SAFADEZA QUE PRATICOU NO FATÍDICO CASO ANTONIO JOÃO DE LAJEDO!!! POIS BEM, ANTECIPADAMENTE, TOMEI CONHECIMENTO QUE O “BUNITINHO DO ARRAIA” NÃO IRIA PRESTAR CONTA A IMPRENSA DE GARANHUNS POR SUAS PERALTICES COMETIDAS COM O NOSSO ORDEIRO POVO. DAÍ, PESSOALMENTE, FIZ QUESTÃO DE NÃO COMPARECER AO EVENTO DO PARQUE DE EXPOSIÇÃO, ATÉ PORQUE EU JÁ ESTAVA COM A MINHA PERGUNTA NA PONTA DA LÍNGUA QUE SERIA ESTA: GOVERNADOR, ATÉ ONDE O SENHOR FEZ OU NÃO OUVIDO DE MERCADOR?!?!?! ATÉ ONDE O SENHOR DEU OU NÃO UMA DE JOÃO-SEM-BRAÇO?!?!?! ATÉ ONDE OU NÃO O SENHOR PASSOU A MÃO NA CABEÇA DURANTE CINCO ANOS NO CASAL COMUNISTA PIOLHO E LÊNDEA PELA LADROAGEM QUE COMETERA NA DIREÇÃO DO HOSPITAL DOM MOURA?!?!?! CASO ELE NÃO ME RESPONDESSE A CONTENTO, SEM TITUBEAR OU SEQUER MOVER UM OSSO DA FACE EU REPREENDER-LHE-IA À ALTURA... DE RESTO, NA MINHA MODESTA CONCEPÇÃO, POLITICAMENTE FALANDO, O GOVERNADOR E O SEU PARTIDO PSB(QUE DE SOCIALISTA NÃO TEM NADA), FORMAM, SÃO OU SERÃO O "VIAGRA DA DIREITONA SAFADA". E MAIS: GOVERNADOR, DATA VÊNIA, DESCULPE A REBELDIA E IGNORÂNCIA DESTE POBRE E HUMILDE GARANHUENSE, PORÉM GOSTARIA DE ENFATIZAR QUE, POLITICAMENTE FALANDO, O SENHOR É BONITINHO, MAS ORDINÁRIO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a eleição fosse hoje nem pra governador ele ganhava mais, pois o povo tá cansado de promessas e mentiras. Construação de barragens isso é recurso FEDERAl, sementes e aração de terras é o estado mais ele não falou que a quantidade é 50% a menos que nos outros anos, isso no ano de seca ele diminui. O povo tá cansado de mentiras de um governo que vive perseguindo os funcionários, como se diz ele é o inimigo n° 1 dos professores, pergunte a um professor, a um agricultor o que ele acha de Eduardo Campos.
      Precisamos de mudanças e com certeza essa mudança não vai ser com Eduardo.
      Sou apenas um politico da oposição a Eduardo Campos, que esta querendo o melhor para Pernambuco.

      Excluir
  10. DUDU BELEZA É TRAÍRA E NÃO GOSTA DE GARANHUNS.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite caro Roberto!! Fico feliz por essas ações do senhor governador atender os pedidos do prefeito de Gus, mas ainda não o considero preparado para ser o nosso presidente, é preciso ainda muito amadurecimento, eu acredito que os professores não iram votar no Sr. Eduardo, pois a classe anda muito triste por não ter recebido o valor que realmente merece. Faço das palavras do Deputado Romário as minhas " O Brasil só sairá do atraso quando o professor receber o que realmente merece, ser reconhecido seu valor, pois o salário é uma vergonha, por tanto eu Prof. Carlos não voltarei no Sr. Eduardo pelo o que faz com a classe dos educadores"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU CARO, PROFESSOR CARLOS PEREIRA.

      Eu discordo em dizer que o Governador Dr. Eduardo Campos ainda não "é preparado para ser Presidente da República".

      Se Dr. Eduardo Campos chegar a Presidência da República ele tem todas as condições de fazer um grande governo.

      Esse medo eu confesso a Vossa Senhoria,eu tive quando o Lula chegou a Presidência em 2002.Quando o Lula chamou o Deputado Federal pelo PSDB, Dr. Henrique Meirelles de Goiás para ser o Presidente do Banco Central do Brasil, eu disse consigo mesmo,o homem endoidou.

      Quando ele preservou todas as Políticas Públicas deixada por Fernando Henrique Cardoso, o Lula mostrou maturidade.

      O maior erro de Lula para mim, mas para ele deve estar certo, foi receber de braços abertos todas aquelas figuras do passado que ele mesmo criticava.Mas como ele se intitulou de "uma metamorfose ambulante" ele deve ter tido intimamente suas razões e motivos,o que eu respeito demais.

      A única objeção que eu faço a candidatura do Governador de Pernambuco a Presidente da República é quanto a quebra de rupturas que ele terá que fazer para poder chegar entre os dois mais votados para disputar a Presidência em 2014.Acho muito emblemático demais e muita pirotecnia diante de uma classe política que só pensa em poder custe o que custar.

      A maior crise administrativa que a Presidenta Dilma recebeu foi pegar um país no fundo do poço. Entregaram o Brasil com uma carga tributária feroz,com as finanças públicas desmanteladas,com todo mundo querendo aumentos e aumentos em função de os nossos Deputados terem dados 61,83% em seus salários e os trabalhadores apenas
      9%.

      Até agora ninguém pegou a mulher compactuando de escândalos e safadezas em sua administração.Não que não exista,mas que os que praticarem estão recebendo suas punições através dos órgãos de fiscalização ( Ministério Público, Corregedoria Geral da União e Polícia Militar,Civil e Federal bem como o Supremo Tribunal Federal).

      Excluir
  12. Armando, saber o quer faz

    ResponderExcluir
  13. Esse cara nimguem quer nem para lavar banheiro mais, imagina para ser presidente ou ele penssa que o povo esquece, que ele so da apoio aos politicos corrupitos igual a ele sim pq essa cara de lindinho dele tem muita é ruindade , maldita hora q esse cara vem carregar o nome de ARRAS que foi um homen e um politico, diferente de seu neto que so deu apoio a corruptos por ser alido a seu partido, vc nao chega numca aquela rampinha pq para chegar ate ali so teve um pernambucano que olha pelo o rico e pelo o pobre que se chama LUIZ INACIO LULA DA SILVA .

    ResponderExcluir