SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

domingo, 26 de maio de 2013

BETE MENDES FOI TORTURADA PELO CORONEL USTRA

Bete Mendes já foi um dos rostos mais bonitos da televisão brasileira. Hoje quem a vê na telinha, gorda, envelhecida, não imagina como era a atriz na juventude, com o rosto meigo, lindos cabelos, olhos e bocas atraentes.

Maria Mendes de Oliveira é filha de um oficial da Aeronáutica e nasceu em Santos, no interior paulista, em 1949. Cedo descobriu a vocação para o teatro e se tornou artista conhecida nos palcos, no cinema e na televisão.

Seu primeiro papel na telinha foi na novela “Beto Rockfeller”. Aí não parou mais. Fez Meu Pé de Laranja Lima, Insensato Coração, Tieta, Gabriela, O Rei do Gado, dezenas de outros trabalhos. Hoje participa de Flor do Caribe, o folhetim de Globo no horário das 18h.

Um dos seus trabalhos no teatro foi a peça A Cozinha. No cinema se destacou em filmes como Vestido de Noiva e Eles não usam Black-tie.

Além de atriz de talento, Bete Mendes foi também militante política, tendo integrado organizações de esquerda na época da ditadura. Foi presa em 1970 e torturada pelo coronel Brilhante Ustra, o fascista criminoso que está sendo desmascarado de vez pela comissão da verdade.

Ela foi uma das fundadora do PT, se elegeu deputada federal duas vezes e foi casada com o ator e diretor Denis Carvalho. Mas a sua paixão mesmo é pelo trabalho de atriz.

Num depoimento à jornalista Eleonora Lucena, publicado no Portal Brasil 247, Bete relata o que passou nas mãos dos militares de 1964.  A artista se emocionou ao relembrar os momentos difíceis de sua vida.

O RELATO DE BETE MENDES

Fui presa duas vezes. Na primeira, não fui torturada fisicamente. Na segunda, foi total. Fui torturada [em 1970] e denunciei [o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra]. Isso me marcou profundamente. Não desejo isso para ninguém --nem para meus inimigos. A tortura física é a pior perversidade da raça humana; a psicológica, idem.
Não dá para ter raiva [de quem me torturou]. A gente é tão humilhado, seviciado, vilipendiado que o que se quer é sobreviver e bem. Estou muito feliz, sobrevivi e bem. E não quero mais falar desse assunto.
Superei isso com tratamento psicológico e com trabalho. Agradeço à família, à classe artística, aos amigos que foram meu alicerce.
Carlos Zara me convidou para fazer a novela "O Meu Pé de Laranja Lima", e isso me salvou. Continuei o trabalho artístico, fui fundadora do PT, fui deputada federal duas vezes e secretária da Cultura de São Paulo.
Comecei a fazer teatro e cantar com seis anos de idade. Com oito já participava de manifestações de alunos. Era do grêmio do colégio, depois fui para o diretório da faculdade. Em bibliotecas públicas ou pegando livros emprestados lia tudo: Rousseau, Marx, Mao, Lênin, Gorki, Aristóteles. Depois, adotei o codinome de Rosa em homenagem a Rosa Luxemburgo.
VAR-PALMARES

Na adolescência escrevi textos de peças de teatro. Quando fui presa, eles levaram esses textos. Achavam que eles eram prova de crime, que depunham contra mim. Nunca mais os recuperei. Era coisa tão pouca, boba, pessoal.
Quando fecharam as portas à democracia, me senti usurpada, revoltada, aprisionada. Achei que a única saída era entrar numa organização revolucionária contra a ditadura militar. Entrei na VAR-Palmares. Fizemos aquela opção. Foi certa, errada? É difícil julgar hoje.
A minha visão era a revolução socialista: tirar poder dos militares, dos opressores, do capitalismo selvagem. Deixar a gente governar para o bem de todos, com todos participando.
Eu tinha 18, 19 anos, e achava que podia fazer tudo. Não tinha consciência do risco imenso que estava correndo. Era atriz de uma novela que explodia no Brasil, "Beto Rockfeller", estudava ciências sociais na Universidade de São Paulo e participava de uma organização clandestina revolucionária. Aí deu zebra.
O medo era a pior coisa que a gente sentia na época. Historicamente tem que se reconhecer que nós entramos numa ditadura muito mais pesada do que foi dito no passado. Isso vai sendo desdito atualmente pela Comissão da Verdade.
Hoje não tenho medo de retrocesso, mas é preciso prestar atenção em manifestações como de movimentos nazistas em vários países e no Brasil. Por exemplo? O coronel Brilhante Ustra faz parte desse movimento. Ele tem um site. Há jovens fazendo movimento nazista.
DEMOCRACIA
É um receio. É preciso ser cauteloso em relação a movimentos que podem ser prejudiciais ao avanço democrático. Mas impedir jamais, porque a gente legitima a manifestação de todos, de opiniões diversas. É preciso cuidar da democracia para que esses movimentos não cresçam.

Sou política como qualquer cidadão. Sou cidadã, atriz, socialista. O socialismo se constrói todo dia. Não temos o modelo socialista do passado, mas a gente constrói um novo. Quero continuar trabalhando como atriz e viajar mais. Poder viver essa democracia até morrer. Sonho político? Que o trabalho escravo acabe no Brasil.
Estou aqui viva e feliz. Minha vida é muito efervescente. Emendei três trabalhos na televisão. Faço o que eu gosto: ser atriz. Não vamos ficar presos no passado. O que eu tinha que dizer disse com todas as letras na época. "Revival" não tem sentido. Meu assunto hoje é [a novela] "Flor do Caribe".
Problema de audição? Tenho. É que eu fui torturada. [Fica com os olhos marejados].

20 comentários:

  1. TADINHA... TORTURADA E EXPULSA DO PT.

    P.S.: Essa cidadã nunca teve nem quis amizade com Maluf, Sarney, Collor e Renan. Apenas votou em Tancredo Neves para presidente da República. Por isso foi expulsa do ético e moralista PT. Quem te viu quem te vê, PT!!!

    ResponderExcluir
  2. Se a ditadura tivesse sido boa mesmo, nós hoje estariamos livres desses comunistas nojentos que querem acabar com a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nojento é você. Quanto você ganhou para escrever isso?

      Excluir
    2. Nojento é você. Quanto ganhou para escrever isso?

      Excluir
  3. Bete Mendes ta certíssima devemos nos preocupar com nazistas e gente ruim capaz de defender a ditadura e seus torturadores

    ResponderExcluir
  4. Não existem desculpas para torturadores, nossa pena máxima segundo nosso código penal,é a perda da liberdade por no máximo 30 anos,por transgressões ou crimes previstos em lei, não expressões, opiniões, etc. porém existem as progressões, por bom comportamento, e por outras tantas benécies, que se fosse descrever aqui e agora, levaria umas duas horas,isso para aqueles que cometem, contravenções, crimes, etc. portanto só é estabelecida à perda da liberdade,e só. Tortura não aparece em nenhum código nosso, é covardemente um ato infame, porque é covarde ou seja um manda e outros tantos se serviciam, humilham, batem dão choques e outras mazelas, e acabam com o homem,com sua vontade de viver,com sua auto-estima, nenhum desses bandidos que foram torturadores, peita tete a tete um homem, são canalhas, bestas feras, vil, patifes e outros excrementos, confiados naturalmente na "força" que está por trás. Hoje graças à Deus temos uma democracia, para esses assuntos, para outros ainda não. Convivemos com hipócritas, que falam que não existem racismo, pré-conceito e outros tipos de homofobia, como não há punição nesse país, assim como não reduzimos a idade penal, desses pseudos menores infratores e assassinos, convivemos com a impunidade oficial, e nós, nossos filhos, nossos netos, nossa família em geral, não está segura nem em casa muito menos na rua.Até quando não sei, as leis feitas pelo nosso Congresso, tem que beneficiar eles primeiros, pois a maioria deles são infratores.Quanto a população...esquece.

    ResponderExcluir
  5. A FUNÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS É DEFENDER A PÁTRIA E NÃO SE METER EM GOVERNAR UMA NAÇÃO. ATÉ PORQUE, NO DICIONÁRIO DA SAMANGADA A PALAVRA DEMOCRACIA TEM O SIGNIFICADO DE TRABUCO... NO GOLPE DE 1964(E NÃO REVOLUÇÃO DE 64), O REGIME MILITAR COMETERA DOIS GRANDES ERROS: O PRIMEIRO, PERMANECER 21 ANOS NO PODER. ERA PARA O MARECHAL CASTELO BRANCO, EM 1967, TER CONVOCADO ELEIÇÕES DIRETAS E PASSAR A FAIXA PRESIDENCIAL AOS CIVIS; SEGUNDO(ESSE FOI IMPERDOÁVEL...), SE OS MILICOS TIVESSEM FEITO, NA ÉPOCA, UMA FAXINA BEM FEITA, ESSES MALDITOS TERRORISTAS, ARROMBADORES DE COFRES E MENSALEIROS NÃO ESTARIAM AÍ FRAGMENTANDO NOSSA INDEFESA PÁTRIA; A PROVA É TANTA QUE, O SINDICATO DOS BANDIDOS BARBUDOS DO PT, NO PODER, SE TRANSFORMOU NA MAIOR FARSA PARTIDÁRIA DO PAÍS. O PT É A MAIOR FRAUDE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA NOSSA HISTÓRIA. E O PIOR: O LULA ACELEROU A DECOMPOSIÇÃO MORAL DO PAÍS. PARA “GARANTIR A GOVERNABILIDADE” O SEBOSO DE CAETÉS TRANSFORMOU A LADROAGEM GENERALIZADA EM PLATAFORMA POLÍTICA(EM DEZ ANOS DE GOVERNO ULTRAPASSARAM A CASA DOS 100 MINISTROS EMPOSSADOS). NA ATUALIDADE, O BRASIL PETISTA É UM PARAÍSO DE PATIFES, GOVERNADO POR UM COVIL DE BANDIDOS E QUE É CONTROLADO POR UM SINDICATO DE LADRÕES. NA VERDADE, O PT APODRECEU!!! TEM QUE SER CHAMADO OS COVEIROS VENEZUELANOS OU CUBANOS PARA ENTERRAR ESSA CARNIÇA QUE INVADIU NOSSA NAÇÃO. O JORNALISTA PERNAMBUCANO RICARDO NOBLAT, COSTUMA AFIRMAR QUE, FOI O PT QUEM DISSE QUE ERA UM PARTIDO DIFERENTE DOS OUTROS; FOI O PT QUEM SE ELEGEU PROMETENDO SER UM PARTIDO DIFERENTE DOS OUTROS; FOI O PT QUEM JUROU QUE GOVERNARIA DE MANEIRA DIFERENTE DOS OUTROS; ATÉ AQUI, ESTÁ SENDO IGUAL AOS OUTROS. E JUSTAMENTE POR CAUSA DISSO, PIOR... ELES TÊM CHILIQUES ESPETACULARES QUANDO PASSA UM ANDOR DA PROCISSÃO DE LARÁPIOS. O PAPO É O DE SEMPRE: É UMA TRAMA DA REVISTA VEJA, DA REDE GLOBO, DA ELITE GOLPISTA E DA IMPRENSA REACIONÁRIA, E O ROUBO E ESCÂNDALOS COMENDO NO CENTRO!!! ESSA “GERAÇÃO PT”, É FORMADA POR NADA MAIS NADA MENOS POR UNS MONSTRENGOS TEÓRICOS QUE CONFUNDEM CRIME COM LUTA DE CLASSES E BANDITISMO COM REBELDIA. É CAPAZ DE CONFUNDIR ATÉ TERRORISMO COM POLÍTICA, COMO FIZERAM COM O MENSALÃO QUE O CHAMA DE AÇÃO PENAL 470 E, CINICAMENTE, DIZ QUE NUNCA HOUVE O MENSALÃO, ADMITE, APENAS, CAIXA-2 DE CAMPANHA. ALIÁS, SE CINISMO DOESSE OS PETISTAS VIVERIAM AOS BERROS... POIS BEM, GENTE DESSE BRASIL VARONIL, NÃO SE ENGANE, VIU!!! E SABE POR QUE?!?!?! PORQUE OS PETISTAS NÃO SÃO LADRÕES DE GALINHAS. SÃO PICARETAS, TROMBADINHAS, TRAPACEIROS, MALANDROS, BANDIDOS, ARREBATADORES, BATEDORES DE CARTEIRA, VIGARISTAS, LARÁPIOS, GATUNOS, VAGABUNDOS, PIXOTES, GOLPISTAS, TAPEADORES, EMBUSTEIROS, PIVETES, TRAPACEIROS...”. NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA, O PT É LIXO NÃO RECICLÁVEL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIXO É VOCÊ E SUAS PALAVRAS, MILICO FRUSTRADO! PODE CONTINUAR VOMITANDO ASNEIRAS E PODRIDÃO, MAS MANTENHA-SE DENTRO DOS MUROS DA CASERNA, QUE É SEU LUGAR, E NÃO SE ATREVA A SAIR, PRÁ SUJAR OU DENEGRIR A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, ENTENDEU?!!! SEU TEMPO OBSCURO E TENEBROSO JÁ PASSOU, VERME!!!

      Excluir
    2. O Altamir Pinheiro botou torando,quebrando tudo,foi afoito e arrogante.Falou muito e disse muito também.Atingiu a integridade física e moral dos petistas.O homem tem realmente a língua solta e uma verborragia miserável.Todos os partidos que governaram o Brasil até hoje se enquadram dentro do esfera redondinha! Muitas verdades foram ditas.É um momento para muito reflexão!!!

      Excluir
    3. José Fernandes Costa27 de maio de 2013 23:02

      Aos burros permitam-se os coices./.

      Excluir
  6. anônimo(17:01),

    TU ME CONHECES VAGABUNDO!!! TU CONHECES MINHA IDEOLOGIA POLÍTICA COMUNA PICARETA!!! TU JÁ ME VISTE EU PUXANDO SACO DOS VERDE-OLIVA PETRALINHA ENRUSTIDO!!! PROCURA TUA TURMA, CHEIO DE PULGA!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que alguns comentários aqui comprovam a total ignorância da maior parte do povo brasileiro: um povo sem cultura e sem educação básica (básica mesmo!).
    Em alguns comentários aqui percebemos a imbecilidade de pensamentos sem nexo com a realidade, sem qualquer fundamento científico ou filosófico. Comentários apenas raivosos, enrustidos por um preconceito doentio de alguns aqui. "Petralas", "comunas", entre outros "argumentos" é o que mais se lê em comentários nesse blog por parte de pessoas que - repito - não conhecem nada!
    Criticar algo é exercício de liberdade, mas, essa crítica precisa de fundamentos. Fundamentos históricos, filosóficos, culturais, científicos, senão fica numa arenga típica de idiotas (ou idiotizados).
    Os bestiais, eternas bestas humanas, repetem a cada segundo em qualquer postagem aqui uma verborragia contra o PT, contra quem é de esquerda, contra comunistas, contra tudo que é diferente do pensamento majoritário hoje dominante (o pensamento que vem de Washington e que imbecis do mundo inteiro copiam todos os dias acreditando ser a única verdade).
    Sinto muito que algumas pessoas inteligentes (e que são raras, cada vez mais raras em Garanhuns) sintam até nojo de ver comentários aqui disponibilizados.
    O senhor Altamir Pinheiro (se é este mesmo o seu nome) faz o papel de CONVERSADOR MOR. Conversa demais, insulta demais a inteligência dos que tem inteligência. O senhor Altamir deveria fazer uma autocrítica e rever as cretinices que escreve nesse blog diariamente, pegando carona neste blog que tem muita audiência, ao contrário do seu que é de péssimo gosto (feio no visual e pobre em conteúdo).
    Garanhuns em outras épocas já teve bons contestadores, gente que sabia argumentar e debater, que sabia ser contra, que sabia criticar, sem chegar ao baixo nível deste senhor Altamir.
    O senhor Altamir nos faz ter pena de Garanhuns. Este senhor Altamir representa a intelectualidade de hoje em Garanhuns? Se representar quero um revólver agora para suicidar-me...

    ResponderExcluir
  8. Zé, CALA A BOCA, GOZO!!! Fernandes, ENTUPA-SE SUJEITO!!! Costa, RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICÂNCIA, MÚMIA PARALÍTICA!!! INÚTIL!!! VELHACO!!! PÉ NA COVA!!!
    P.S. : - Cá com meus botões... Será que às escondidas, esse veinho panaca anda exagerando na erva, héin!!!

    ResponderExcluir
  9. Prezado intelectual anônimo(11:25),

    PRIMEIRAMENTE, GOSTARIA DE PERGUNTAR: VOCÊ ANDA BASTANTE AMARGURADO, INQUIETO E REVOLTADO COM O ALTAMIR PINHEIRO, NÉ MESMO, ANÔNIMO?!?!?! VOCÊ DÁ-ME OU PASSA-ME UMA IMPRESSÃO QUE ANDOU BEBENDO NO CÁLICE DA AMARGURA, NÃO FOI MESMO?!?!?! OUTRA COISA: VOCÊ AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE ESTÁ COM O BLOG CHUMBO GROSSO(TU CHAMAS ÀQUILO DE BLOG!!!) ATRAVESSADO NA TRAQUÉIA POR ELE SER DE UM PÉSSIMO GOSTO, E AINDA POR CIMA SER FEIO NO VISUAL E POBRE EM CONTEÚDO. FOI OU NÃO FOI ISSO QUE VOCÊ DISSE?!?!?! OLHA, APROVEITANDO A DEIXA, VOU LHE PEDIR E ROGAR ENCARECIDAMENTE QUE NÃO ACESSE MAIS AS PÁGINAS DO MEU BLOG, TÁ BEM!!! FAVOREÇA-ME COM SUA AUSÊNCIA POR LÁ, SUA AUSÊNCIA VAI PREENCHER UMA GRANDE LACUNA. SE É QUE VOCÊ ME ENTENDE... SIM, INTELECTUAL, POR VOCÊ NÃO TER SIDO BATIZADO E POR ISSO NÃO POSSUIR NOME(PELO MENOS VOCÊ NÃO SE IDENTIFICOU NO BLOG DO ROBERTO), TALVEZ SEJA ATEU(NADA CONTRA!!!), DAÍ, VOU NOMINÁ-LO, TRATANDO-LHE NESSE NOSSO FEEDBACK COMO ZEUS, CONSIDERADO UM DEUS DA MITOLOGIA GREGA NO CAMPO DA SABEDORIA, DOS RESPEITADOS ACONSELHAMENTOS, DA INTELIGÊNCIA E INTELECTUALIDADE, OK!!! POIS BEM, MEU PREZADO ZEUS(GOSTOU DO NOME?!?!?!), DIZEM POR AÍ, QUE NAS FAMÍLIAS MAIS ABASTADAS, O FILHO MAIS INTELIGENTE DEVE ESTUDAR PARA SER BACHAREL, O MAIS PRUDENTE, MÉDICO, E O MAIS FEIO PADRE... ACREDITO QUE VOCÊ, NÃO ENVEREDOU POR NENHUM DESSES CAMINHOS. PREFERIU A EXUBERÂNCIA E A VASTIDÃO DO CAMPO DA FILOSOFIA, NÃO?!?!?! PELO MENOS DAR A ENTENDER!!! VOCÊ SABIA, ZEUS, QUE A FILOSOFIA É A CIÊNCIA QUE NOS ENSINA A SER INFELIZES DA MANEIRA MAIS INTELIGENTE?!?!?! TALVEZ SEJA POR ISSO QUE VOCÊ ANDA TÃO AMARGURADO COM O ALTAMIR PINHEIRO E O BLOG DELE, TÔ MENTINDO?!?!?!! JÁ NO QUE DIZ RESPEITO À INTELECTUALIDADE, A COISA MUDA DE FIGURA, COMO VOCÊ SABE MUITO BEM, POR SER UM DELES, QUE NÃO SE MEDE O VALOR DE UM HOMEM PELAS SUAS ROUPAS OU PELOS BENS QUE POSSUI, O VERDADEIRO VALOR DO HOMEM É O SEU CARÁTER, SUAS IDEIAS E A NOBREZA DOS SEUS IDEAIS. TÔ MENTINDO FILÓSOFO INTELECTUAL!!! FINALMENTE, ZEUS, GOSTEI MUITO DO SEU MODO DE ESCREVINHAR, ADOREI!!! SOU LIGADO EM GENTE ASSIM!!! GOSTARIA MUITO DE CONHECÊ-LO!!! DOU O MAIOR VALOR A ESSE TIPO DE PESSOA. NÃO POR AQUILO QUE VALE, MAS POR AQUILO QUE SIGNIFICA... QUEM SABE ZEUS, SE NAS CURVAS DO BAMBUZAL OU ENTÃO NAS ESQUINAS DA VIDA A GENTE VENHA A SE ENCONTRAR!!! COMO DIZIA O NOSSO BOÊMIO E POETA VINÍCIUS DE MORAES: A VIDA É A ARTE DO ENCONTRO, EMBORA HAJA TANTO DESENCONTRO PELA VIDA...

    ResponderExcluir
  10. Esse tal de altamir pinheiro é a boba salazar. é a gota serena em pessoa. pense no tapa de luva que esse anonimo levou. se fosse comigo eu tava ate agora escondido dibaxo do coxão dos lensol da cama ou trancado la no quintal na cazinha do cachorro.

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo agora é vítima. Esse povo quis implantar no Brasil uma ditadura de esquerda como é em Cuba. Graças a Deus as Forças Armadas não deixaram. Quantos assaltos, sequestros, assassinatos esses grupos "revolucionários" fizeram? Aqui ia ser pior do que foi em Cuba com Fidel e Che Guevara, na URSS com Lênin e Stálin e na China com Mao Tse Tung.

    Antes de tudo é importante ler dois livros: "Rompendo o Silêncio" e "A Verdade Sufocada - a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça".

    E vejam realmente o que houve nesse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS OPOSIÇÕES NO BRASIL PROPAGARAM DE QUE O LULA E A DILMA ESTARIAM COMPRADO OS VOTOS DO PP DO MALUF,DO PSD DO KASSAB,DO PTB DE ROBERTO JEFERSON,DO PSB DE PAULO CÂMARA E DO PMDB DO EDUARDO CUNHA.

      APÓS A APROVAÇÃO DO IMPEACHMENT PELA CÂMARA E SENADO HAVERÁ UM JULGAMENTO PELO STF E A DILMA SERÁ ABSOLVIDA POR NÃO TER TIDO AS SUAS CONTAS APRECIADAS E VOTADAS PELA CÂMARA FEDERAL E MUITO MENOS PELO SENADO FEDERAL.

      PORTANTO, NÃO EXISTE CRIME DE RESPONSABILIDADE JULGADO. FOI UM ATO DE REBELDIA E VINGANÇA DO EDUARDO CUNHA.TODOS VÃO CAÍREM PRO TERRA.GRAÇAS A DEUS!!!!!

      Excluir