PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

REITOR GARANTE FEDERAL EM GARANHUNS

Talvez o pequeno grupo de pessoas presentes na prefeitura hoje à tarde nem tenha parado para pensar que Garanhuns viveu um momento histórico nesta quinta-feira. O prefeito Izaías Régis, a vice Rosa Quidute, o deputado federal Fernando Ferro, secretários, o presidente da Câmara, Audálio Filho, demais vereadores e parte da imprensa da cidade receberam o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro. Este, acompanhado de alguns professores da instituição, anunciou de forma muito clara que a UFPE vai se instalar no município, possivelmente ainda este ano, com um curso de pós-graduação na área de Gestão Pública. "Será um MBA (Mestre em Especialização de Negócios), com opções de formação na Gestão da Saúde e da Cultura, por exemplo", informou o reitor na conversa com os repórteres presentes.

Anísio Brasileiro apresentou essa primeira proposta aos governantes do município, deixando claro, porém, que não pretende trazer um pacote pronto para Garanhuns. Começou a discutir o projeto com o prefeito e seus secretários e deseja estabelecer uma discussão também com a sociedade. É possível que num outro momento a Universidade Federal instale outros cursos no município, inclusive na área de graduação.

IZAÍAS - A visita do reitor da UFPE foi marcada por uma solenidade bem informal, aberta pelo prefeito Izaías Régis, que mais uma vez dispensou o paletó. O gestor expressou sua satisfação em receber o dirigente de uma das maiores universidades brasileiras, frisou o fato dele ser garanhuense e lembrou que o mesmo administra um orçamento de R$ 1 bilhão.

O prefeito agradeceu a presença do deputado federal Fernando Ferro e confessou estar orgulhoso porque Garanhuns hoje tem um dos seus filhos à frente dos destinos da Universidade Federal. Lembrou do ex-presidente Lula e destacou que muitos garanhuenses atualmente exercem funções importantes por todo o Brasil, seja na medicina, engenharia, direito ou outras áreas. "A vontade que eu tenho de fazer por Garanhuns é tanta que até tenho medo de não realizar tudo", salientou Izaías, acrescentando que não se pode perder as oportunidades de promover o desenvolvimento da cidade.

FERRO - O deputado federal Fernando Ferro também usou da palavra e recordou que a iniciativa de atrair a Federal para Garanhuns começou na campanha eleitoral de 2012. Lembrando que veio morar na cidade ainda pequeno, tendo estudado nos colégios locais, o parlamentar do PT chamou a atenção para o potencial cultural da Suíça Pernambucana. "Sinto-me feliz, honrado e orgulhoso por participar deste momento", afirmou, numa referência à instalação da UFPE no município. O representante pernambucano na Câmara Federal ainda elogiou o "entusiasmo" do prefeito na sua luta para que as coisas aconteçam na cidade.

ANÍSIO - O reitor da Universidade Federal fez questão de citar nominalmente o nome de Izaías, Rosa, cada secretário e vereador presente ao gabinete do Palácio Celso Galvão. Anísio Brasileiro fez questão de recordar de suas origens, informando que nasceu na Praça João Pessoa, próxima ao centro, e foi aluno do Colégio Diocesano de Garanhuns. Falou de sua mãe, professora do Colégio Henrique Dias e disse que sua esposa, Socorro, também é garanhuense e estudou em escolas locais.

Anísio agradeceu a presença de Fernando Ferro, esclarecendo que tem uma amizade com o deputado de cerca de 40 anos. "Nos conhecemos desde a juventude aqui em Garanhuns e moramos juntos em casa de estudante no Recife", completou. O reitor fez questão de apresentar a pequena equipe da Universidade que estava com ele na visita a prefeitura. Um deles, o professor Paulo Cristóvão de Lima, também é garanhuense e uma de suas filhas estuda na Unidade Acadêmica local da Universidade Rural.

O reitor, o prefeito, o deputado e demais presentes sentaram depois para uma "reunião de trabalho", para que mais coisas possam ser anunciadas em benefício de Garanhuns. "O futuro começa hoje", disse Anísio, fazendo uma referência a uma citação de Izaías, quando este previu que a cidade estará completamente diferente daqui a 10 anos, por conta dos cursos de nível superior implantados no município nos últimos tempos.

9 comentários:

  1. Tudo bem é um prazer mais Faculdades em Garanhuns. OK! Mas o que a população precisa mesmo é de Industria Sr. Prefeito para os pais de família pobres desempregados ,trabalhar e ganhar o pão de cada dia com dignidade, ter seu emprego,e poder com dignidade da pessoa humana poder educar os seus filhos e serem os futuros cidadões, com os valaores sociais do trabalho. isso sim pode melhorar a nossa Garanhuns assim erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdade sociais, promover o bem de todos

    ResponderExcluir
  2. Os fatos que já aconteceram em Garanhuns positivamente em matéria administrativa vem demonstrar o quanto a União faz a força.

    E é essa força motriz e positiva que faltava ao povo de Garanhuns para dar a largada rumo ao desenvolvimento sustentável.

    São fatos desta natureza que nos faz relembrar daquelas palavras tão sábias pronunciadas pelo Exm° Sr. Prefeito, Izaías Regis, " Garanhuns precisa pensar Grande e Forte".

    ResponderExcluir
  3. Deveria instalar um Mestrado em Informática aqui! Tem várias turmas da Licenciatura em Computação formadas pela UPE e esse ano terá a primeira turma de Ciência da Computação se formando na UFRPE e os jovens vão ficar batendo cabeça na cidade, por falta de empregos na área de informática, outros migrarão para as capitais assim deveriam fomentar a geração de empregos no setor de informática dentro da cidade! Pois esse negócio de bacia leiteira vocês estão vendo aí no que dá né 10 anos pra criar um rebanho pra perder tudo em um ano de Seca!!! Temos que mudar a matriz de produção da cidade investindo em tecnologia!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Izaias e sempre acreditei e vou acreditar no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre O Colégio Diocesano em destaque por ter formado grandes Homens e Personalidades por todo Brasil.

    ResponderExcluir
  6. excelente!

    Gena Brito e Marcela Kariny pelo facebook

    ResponderExcluir
  7. Participei da reunião e o convênio Prefeitura X UFPE vai ser assinado dia 03/05/ 20013. Muitas novidades para a nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuaremos torcendo positivamente para essa concretizaçao, a região ganhará muito se conseguir um novo campus com cursos de graduação e especialização etc., espero que este convênio esteja realmente caminhando para isso.
      Parabéns a todos os envolvidos.
      Ana Paula

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA