PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

BOM NOME DA MPB FAZ SHOW EM GARANHUNS

Cantor Marcos Assumpção

O texto abaixo é uma colaboração ao Blog do professor Carlos Janduy:

Marcos Assumpção é um talentoso artista que apareceu em âmbito nacional no final da década de 90, quando então participou do show “Balaio do Sampaio”, em homenagem ao cantor e compositor Sérgio Sampaio (quem lembra? Eu quero é botar meu bloco na rua...) ao lado de Luiz Melodia, Lenine, Zé Renato, Jards Macalé, Zeca Baleiro, Paulinho Moska... E por aí vai. Ainda por essa época, conheceu Flávio Venturini, Dalto e Jaime Alem, que foi arranjador de um dos seus CDs.

Em 2009, o fluminense de Niterói lançou o CD "A Flor de Florbela", com poemas de Florbela Espanca, todos musicados por ele. (Pra quem não está lembrado quem é Florbela, trata-se de uma poetisa portuguesa (1894-1930), que se foi cedo, aos 36 anos de idade, mas que deixou uma obra densa e admirável. “Fanatismo” e “Fumo”, por exemplo, foram sonetos musicados por Raimundo Fagner.)

Deste disco de Marcos Assumpção, provavelmente, a que mais tocou foi “Se Tu Viesses Ver-me”, mas a que eu não deixo de ouvir nunca é “O Fado”. A melodia que ele colocou é linda, com nuances comoventes, e o soneto... É brincadeira:

Corre a noite, de manso num murmúrio,
Abre a rosa bendita do luar...
Soluçam ais estranhos de guitarra...
Ouço, ao longe, não sei que voz chorar...

Há um repouso imenso em toda a terra,
Parece a própria noite a escutar...
E o canto continua mais profundo
Que uma página sentida de Mozart!

É o fado. A canção das violetas:
É o fado. Almas de tristes, almas de poetas,
Pra quem a vida foi uma agonia!

Minha doce canção dos deserdados,
Meu fado que alivia desgraçados,
Bendito sejas tu! Ave Maria!...

Florbela tem hoje seus versos admirados em todos os cantos do mundo, diferentemente do que aconteceu quando ainda viva, época em que foi praticamente ignorada pelos apreciadores da poesia e pelos críticos de então.

Nesse trabalho, que veio acompanhado do livro “Dois Olhares sobre Florbela Espanca”, instrumentos eruditos, barrocos e renascentistas foram utilizados nos arranjos. Achei simplesmente uma pérola. Antes eu já conhecia algumas composições dele, mas depois desse disco eu procurei conhecer ainda mais a sua obra. “Colo”, “A Trilha”, “A Porta” e “O Tempo em Nós”, por exemplo, são canções que eu gosto muito.

Pois é, neste dia 19 de abril, a partir das 20h30min, ele vai se apresentar aqui em Garanhuns, no Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti), com sua banda.

Nem precisa dizer que vale a pena conferir o show de Marcos Assumpção, que além de excelente intérprete, inclusive de nomes como Chico Buarque, Belchior, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Almir Sater, Paulinho Pedra Azul, Jorge Vercilo, é escritor, instrumentista e um dos grandes compositores da MPB, com letras e melodias maravilhosas.

Estou ficando cada vez mais chato e mais exigente: esse é um dos poucos artistas que vêm pra nossa cidade, sem ser no Garanhuns Jazz Festival nem no Festival de Inverno de Garanhuns, que podem me fazer sair de casa para assistir a um show musical. No meu caso, será a idade chegando?

4 comentários:

  1. Estaremos lá Janduy! Boa dica Professor.

    ResponderExcluir
  2. Indicação de Carlos Janduy certamente é coisa boa!
    Eu vou também, prof. Cláudio. Gosto de uma boa música.

    Alex Júnior

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito das poesias de Florbela Espanca. Musicadas então devem ser sensacional. Será que ele vai cantar músicas desse disco????

    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Não é a idade chegando que nos torna mais seletivos em relação a muitos aspectos culturais e também de convivência.

    Falando em relação a música nacional eu me incluo no seu grupo, pois, infelizmente temos visto e ouvido uma decadência enorme na boa música brasileira, a mídia, 100% culpada nisso tudo, vende-se por migalhas e leva ao público ouvinte o pior que pode existir na musicalidade nacional, premia como "música e melhor cantor do ano" verdadeiros disparates e empurram "timpanos" abaixo música da pior qualidade e contribuem para a degeneração intelectual dos jovens brasileiros.

    Ainda bem que restam alguns lutadores que preservam a boa música nacional.

    Agradecemos, nos sofridos ouvintes da boa música, por tão boa dica.

    Meu caro Janduy, quem é bom só pode indicar algo melhor.

    Fabio Lima

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA