PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ATOR GLOBAL ESTREIA PEÇA EM GARANHUNS

A Companhia P’ Atuá de Belo Horizonte convida os moradores da região para as apresentações do espetáculo São Franscisco de Assis à Foz com o ator e diretor Glicério Rosário (foto). Conhecido nacionalmente pela elogiada interpretação do personagem “Setembrino”, na novela Cordel Encantado, Glicério traz pela primeira vez a Garanhuns seu trabalho solo em teatro. A encenação será nos dias 10 e 11 de abril, quarta e quinta, às 20 horas, no SESC-Garanhuns. 

As apresentações na cidade fazem parte da turnê do espetáculo por cinco municípios que integram o Vale do Rio São Francisco, com patrocínio do Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES – Edição 2012. Considerando que a encenação integra Homem e Rio traçando o itinerário que vai de Assis, cidade originária do Homem São Francisco, até a Foz, local de deságue do Rio São Francisco; o projeto pretende fazer um percurso análogo, incluindo cidades integrantes da trajetória “nascente-foz” do rio.

A montagem tem como fonte inspiradora o romance O pobre de Deus, de Nikos Kazantzakis, e O Irmão de Assis, de Inácio Larrañaga. No processo de criação o grupo se valeu, ainda, de materiais diversos sobre a vida de Francisco (filho de Pedro Bernardone, rude e abastado comerciante de Assis, e Dona Picá, mãe extremamente amável e de fervor religoso); e de estudos e debates sobre a sobrevivência do Rio São Francisco. Evitando o lugar comum de reconstituir lendas da vida do santo ou de lançar um discurso sobre preservação ecológica, a encenação funde os dois São Franciscos, "homem" e "rio", para falar de Amor. 

Na história do homem que encontra vários percalços em direção a Deus, os mesmos elementos sugerem sentidos ampliados no percurso do rio que encontra obstáculos para chegar ao mar. Conceitualmente e esteticamente, a montagem une o sertão e a cidade italiana de forma anacrônica, dando atemporalidade e universalidade ao conceito de amor. A montagem propõe uma reflexão para este tempo de conflitos políticos, geográficos, religiosos, culturais; para este tempo em que os desenvolvimentos materiais e intelectuais aumentam a distância entre as pessoas. O Amor é apresentado como símbolo de elevação e integração. 

Reconhecido e respeitado ator, diretor e dramaturgo de Belo Horizonte, em seus 20 anos de atividade teatral, Glicério Rosário recebeu vários prêmios. Por sua atuação em São Franscisco de Assis a Foz foi premiado pelo SESC-SATED-MG/2009 como MELHOR DIRETOR, premio que divide com Geraldo Otaviano, e MELHOR ATOR; a peça recebeu ainda o prêmio de MELHOR ESPETÁCULO. A encenação investe nas potencialidades expressivas do ator, nas soluções a partir das possibilidades vocais, corporais e criativas do intérprete, e em cenário e figurinos despojados, de variadas simbologias. (O release nos foi enviado gentilmente por João Valadares).
Cartaz da apresentação em Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA