PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS GANHA DUAS UNIDADES DO SAMU

O Governo Municipal de Garanhuns recebeu nesta sexta-feira (22), duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As unidades serão expostas para a população na próxima segunda-feira (25) em frente ao Palácio Celso Galvão. A instalação do serviço no município foi uma das prioridades do Prefeito Izaías Régis desde que assumiu a Prefeitura em janeiro.

O prefeito Izaías recebeu as chaves das duas unidades das mãos do Governador Eduardo Campos, ontem (21), na abertura do Encontro Juntos por Pernambuco que reúne prefeitos dos 184 municípios pernambucanos.

Garanhuns recebeu uma unidade do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) também conhecida por UTI-Móvel (equipada com oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal). E uma unidade USB (Unidade de Suporte Básico) que conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador.

O município tem até 90 dias para implantar o serviço. “Este é o prazo máximo que o Ministério da Saúde estipula para implantarmos o serviço, com a capacitação dos profissionais, estrutura física. Mas a nossa expectativa é que possamos colocar o serviço em funcionamento bem antes disso, tudo dependerá do tempo de contratação e treinamento dos profissionais” explicou o prefeito Izaías.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.




Fotos: 1) Modelo dos veículos utilizados no SAMU; 2) Governador Eduardo Campos entrega as chaves dos carros ao prefeito Izaías Régis.

24 comentários:

  1. Maria Elisabeth Fagundes22 de fevereiro de 2013 às 17:10

    Posso testemunhar a ação rápida do socorro efetuado pelo SAMU, no acidente que sofri. Graças a DEUS!

    ResponderExcluir
  2. SÃO BENTO DO UNA JÁ TÊM SAMU FAZ UMS CINCO OU SEIS ANOS, GARANHUNS SÓ CONSEGUIU AGORA FOI? PENSE NUNHA SUIÇA PERNAMBUCANA!!! RSRSRSRSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  3. vamos aguardar agora a seleção de profissionais, que seja de forma justa, por concurso ou por seleção de curriculos!

    ResponderExcluir
  4. A saúde me parece melhorando bastante aqui na terrinha, Hospital Regional Dom Moura, melhora a olhos vistos, o prefeito tem se dedicado, a saúde especialmente, inclusive com ajuda substancial do nosso Governador, ganhamos nós, ganha Garanhuns inteira. Tomara que essa parceria, com Eduardo Campos continue e Garanhuns, dê um salto de desenvolvimento, é o que todos esperamos.A saúde vai melhorando, é fato, esperamos que melhore ainda mais, e outras áreas também dê seu sinal de vida.SAMU, é um avanço importante e significativo para todos aqui na nossa terra querida.

    ResponderExcluir
  5. EM 1987 EU COORDENEI UMA SECA EM LAGOA DO OURO NA ADMINISTRAÇÃO DO EX-GOVERNADOR DR. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR.NA ÉPOCA PENSE COMO AS COISAS ERAM DIFÍCEIS,A IGNORÂNCIA DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS ERAM MUITO GRANDE.

    EM 1989 FUI AO PALÁCIO DAS PRINCESAS EM RECIFE ENTREGAR UM ABAIXO-ASSINADO COM 3.146 ASSINATURAS PEDINDO O ASFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS.

    EM 1989 FIZEMOS UMA REUNIÃO DA UVAM (UNIÃO DOS VEREADORES DO AGRESTE MERIDIONAL) EM LAGOA DO OURO PEDINDO O ASFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS.

    EM 1991 FUI AO PALÁCIO DO GOVERNO AO LADO DO EX-PREFEITO NATANAEL ALVES DA SILVA E OS DEMAIS VEREADORES PEDIR O ASFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS AO EX-GOVERNADOR DR. JOAQUIM DE FRITAS CAVALCANTE.

    EM 2000 FUI AO PALÁCIO DO GOVERNO EM RECIFE ENTREGAR UM ABAIXO-ASSINADO COM 5.000 ASSINATURAS AO EX-GOVERNADOR DR. JARBAS VASCONCELOS PEDINDO O ASFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS.SOMENTE EM 2001 FOI QUE O ASFALTO CHEGOU.FOI UMA BÊNÇÃO.

    DE 2002 A 2012 AO LADO DE VÁRIOS COMPANHEIROS( VANDERLEA, CARLOS FERREIRA, IVETE MACHADO, MAELSO MACHADO) E TODOS OS PRESIDENTES DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS NOS REUNIMOS MENSALMENTE PARA PEDIR E APROVAR VÁRIOS PROJETOS NO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE LAGOA DO OURO.

    DURANTE TODO ESSE TEMPO RECEBEMOS BANHEIROS,CISTERNAS,KIT DE TRAÇÃO ANIMAL,POSTOS DE RESFRIAMENTO DE LEITE,AÇUDES,BARRAGENS E REIVINDICAMOS A OPERAÇÃO TAPA BURACO VÁRIAS VEZES E O RECAPEAMENTO DO ASFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS.

    AO LER O TEXTO ACIMA BEM ESCRITO E ATUAL VEMOS O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO SE REUNIR COM TODOS OS PREFEITOS DE PERNAMBUCO NO TOTAL 184 MUNICÍPIOS E DE VÁRIOS PARTIDOS DIFERENES( PMDB,PSB,PT,PSDB,PDT,PCdoB,PV,PR,PTB,PMN) TODOS COM O ESPÍRITO DESARMADO PENSANDO SOMENTE NO BEM DO SEU POVO E CONSEGUIR OBRAS E AÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA OS SEUS MUNICIPIOS.

    POIS BEM, PERDEMOS UMA ESTRADA ASFALTADA EM 1990 QUANDO O EX-VEREADOR EDIVALDO FELIPE SANTIAGO FOI AO PALÁCIO DAS PRINCESAS E CONVERSOU COM O EX-GOVERNADOR CARLOS WILSON CAMPOS E TROUXE A NOTÍCIA PARA O EX-PREFEITO NATANAEL ALVES DA SILVA DE QUE SE ELE APOIASSE O PAI DELE A DEPUTADO FEDERAL ELE CONCLUIRIA E FAZIA O ESFALTO DE LAGOA DO OURO A GARANHUNS.O EX-PREFEITO NATANAEL ALVES DA SILVA NÃO TOPOU POR SER FIEL AO SEU PARTIDO, O PFL NA ÉPOCA.

    TODOS OS EXEMPLOS QUE EU ESCREVEI ACIMA FOI PARA MOSTRAR O QUANTO A IGNORÂNCIA FOI BRUTAL DURANTE TODO ESSE TEMPO QUANDO VÁRIOS PREFEITOS FICARAM ENCURRALADOS EM SEUS MUNICÍPIOS E NÃO IAM A NENHUM ENCONTRO DOS ADVERSÁRIOS EM BUSCA DE NADA PORQUE ERA FEIO E NÃO SERIA ATENDIDO POR SER ADVERSÁRIO.

    DR. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR FOI QUEM IMORTALIZOU E IMPLANTOU AS AÇÕES DE GOVERNO QUANDO LEVOU ELETRIFICAÇÃO RURAL PARA O PRETO, O BRANCO,O POBRE, O RICO E PARA OS QUE VOTARAM CONTRA ELE.

    FINALMENTE, TRABALHEI COM TODOS SEM DISCRIMINAR NINGUÉM E FIZ UM TRABALHO VOLTADO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA O POVO DE LAGOA DO OURO.DEIXEI, PORTANTO, TODAS AS COISAS PEQUENAS E MESQUINHAS E FUI EM BUSCA DE PROJETOS PARA LAGOA DO OURO.

    AS MINHAS AÇÕES FORAM CONCRETIZADAS QUANDO EM 2008 FIZ UM LEVANTAMENTO PARA TRAZER PARA LAGOA DO OURO A CONSTRUÇÃO DE 72 CISTERNAS.E SOMENTE NO FINAL DE 2011 E TERMINADA EM 2012 FORAM QUE A MESMAS FORAM CONSTRUÍDAS.MAS A META FOI CONCRETIZADA E 0 SONHO REALIZADO. MUITOS NÃO QUERIAM,DESISTIRAM DE RECEBER A CISTERNA PROMETIDA POR MIM, PELO PRORURAL VIA MINISTÉRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL(MDS) E BANCO MUNDIAL.

    MEU CARO, ROBERTO ALMEIDA,VOCÊ VEM CONTRIBUINDO ATRAVÉS DE SEU BLOG PARA QUEBAR ESSA RUPTURA ENTRE O BEM E O MAL, ENTRE A IGNORÂNCIA, A PREPOTÊNCIA E A HUMILDADE,ENTRE OS QUE PENSAM GRANDE DOS QUE PENSAM PEQUENO.

    PARABÉNS GARANHUNS,AGORA SIM, VOCÊS DÃO UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA.



    ResponderExcluir
  6. exscelente prefeito Izaias ....

    ResponderExcluir
  7. o SAMU é de suma importânia para nossa querida GARANHUNS.

    ResponderExcluir
  8. Esses veículos que estão chegando as cidades do SAMU, não são méritos dos prefeitos e do governador não, lembre-se que outras cidades já tem, e que tudo isso estava previsto pelo então presidente LULA, este sim olhou pelo nordeste. Não vamos achar agora que esses prefeitos são a salvação, e nem que estão fazendo algum favor para nós, isso é mais que obrigação.

    ResponderExcluir
  9. Edmar Barros Ribeiro Dias23 de fevereiro de 2013 às 14:53

    Garanhuns na saúde tem melhorado sistemáticamente, nesses últimos meses, o Dom Moura está de parabéns, pelo bom atendimento e pelo nível técnico dos seus colaboradores, Médicos, enfermeiros, funcionários de toda ordem etc.Agora o SAMU, chegando a Garanhuns, sei que prestará um ótimo serviço a nossa região. Parabéns.
    há 37 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Izaias Regis pela bela ação e força de vontade de muda a situação em que se encontra a nossa cidade, sabemos das dificuldades. Que isso sirva de inspiração para toda as classes sociais de nossa cidade como Empresários, vereadores etc. Quando o homem quer ele pode ele faz!

    Isnaldo Barbosa de lira.

    ResponderExcluir
  11. A SAÚDE EM GARANHUNS TEM MELHORANDO ONDE????.HOSPITAL QUE FUNCIONAVA DE FACHADA, FOI FECHADO. E NÃO TEM NEM ESPERANÇA DE VOLTAR A FUNCIONAR, ESPERO QUE O SR. PREFEITO EXIJA DE EDUARDO UM HOSPITAL DA MULHER, E MAIS DUAS NOVAS UPAS. UMA(PARA ATENDER OS BAIRROS (BOA VISTA, ALUISIO PINTO, JOÃO DA MATA, COHAB 2 E CENTRO) E A OUTRA PARA ATENDER OS BAIRROS(INDIANO, LIBERDADE, PARQUE FENIX, LACERDOPOLIS E VILA DO QUARTEL). E ATRAVÉS DE ARMANDO MONTEIRO PEDIR UM HOSPITAL FEDERAL DE ALTA COMPLEXIDADE.
    TEM CIDADES MENORES COM MAIS UPAS QUE GARANHUNS, POR QUE TANTO DESCASO, E ISO AI IZAIAS TÁ NA HORA DE REIVINDICAR MESMO. PARABÉNS.
    LUCAS SAZNER - HELIOPOLIS

    ResponderExcluir
  12. O povo de Garanhuns precisa saber que o SAMU de Garanhuns existe desde 2008 em folha e que até funcionários recebem seus salários vindos do SAMU. Pense 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e agora 2013 o SAMU já existe e ninguém nunca tinha visto uma viatura andando pela cidade. Garanhuns perdeu muito cmo Luiz Carlos de Oliveira que manuseou bem os recursos do SAMU. Zé Ciço

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo Roberto, gostaria que você elogiasse menos o atual prefeito Izais, porque ele não tem quase nenhum mérito a respeito do SAMU, esses veículos já estavam para chegar bem antes da eleição para prefeito, inclusive, não sei se você sabe, mas alguns anos atrás, teve uma reunião com todos os secretários de saúde da região, para saber quais cidades gostariam de receber, e nossa querida cidade nem se pronunciou, a única que se manifestou foi Lagoa do Ouro. Inclusive a ex-diretora do Dom Moura, que na época era secretaria em Caetés falou: "- se Lagoa do Ouro vai querer Caetés também vai querer". POR ISSO, O MERITO DESSAS VIATURAS DA SAÚDE SÃO DE TODOS OS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO, E NÃO DO PREFEITO. Ele vem lutando e muito em busca de recursos para nossa cidade, mas de a CESAR O QUE É DE CESAR, ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  14. Dizem por ai que estas ambulâncias não chegaro aqui a muitro tempo atrás, porque o secretario de saude que tinha mania de grandesa não queria que viessem porque a adminsitrassao do programa era em Caruaru, e este tipo de pulitico que faiz com que garanhuns cada vez mas fique longe de caruaru e petrolina.Devia ir era prezo uma desgrama dessa.

    ResponderExcluir
  15. Brincadeira é uma faixa no centro da cidade agradecendo ao vereador Gil PM pelo SAMU!kkkk
    Gil nada contra vc, mas ai ja é força de mais!!!

    ResponderExcluir
  16. quem conseguiu as viaturas foi o izaias bom prefeito voto e aprovo valeu izaias agora e so esperar a seleçao dos profissionais qualificados.

    ResponderExcluir
  17. realmente essa pessoa falou correto, esses vereadores estão querendo apareçer com um mês de mandato, não é por aí não, vocês pensam que a população é feita de gente besta é, agora Alcindo Melo e Gil PM, voçês também vão dizer que fizeram requerimento pedindo a UPA pra garanhuns, daqui a dois meses está funcionando, pode preparar as faixas queridos que com certeza do jeito que voçês gostam de apareçer a UPA tá chegando por aí.

    ResponderExcluir
  18. Franklin Stem Santos da Silva9 de outubro de 2013 às 17:34

    Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

    4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    ...e mais...

    Arritmia doidona dá AMIODARONA...

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    ...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
    ...DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas... É verdade!

    ResponderExcluir
  19. Franklin Stem Santos da Silva18 de janeiro de 2014 às 14:06

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
    Graduado... Dr. Médico - 100%
    Graduado... Dr. Enfermeiro - 70% do Dr. Médico
    Graduado... Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro
    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde - 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde - 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

    ResponderExcluir
  20. Franklin Stem Santos da Silva14 de maio de 2014 às 22:03

    Não julgar o próximo

    Um médico entrou num hospital apressado, depois de ter sido chamado para uma cirurgia urgente. Ele respondeu à chamada imediatamente e mal chegou trocou-se e foi direto para o bloco operatório. Pelo caminho encontrou o pai do rapaz que ia ser operado a andar para trás e para a frente à espera do médico. Quando o viu, o pai gritou:
    -”Porque demorou este tempo todo a vir? Não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem o mínimo de sentido de responsabilidade?”
    O médico Dr. José, sorriu e respondeu serenamente:
    -”Peço-lhe desculpa, não estava no hospital e vim mal recebi a chamada… Agora, gostaria que você se acalmasse para que eu também possa fazer o meu trabalho.”
    -”Acalmar-me?!?! E se o seu filho estivesse dentro do bloco operatório, você também ficaria calmo? E se o seu filho morresse o que faria?”, disse o pai visivelmente agitado.
    -”Ficar nesse estado alterado e de nervos não vai ajudar nada, nem a si, nem a mim e muito menos ao seu filho. Prometo-lhe que farei o melhor que sei e consigo dentro das minhas capacidades”, disse o médico Dr. José.
    -”Falar assim é fácil, quando não nos diz respeito.”, murmurou o pai entre dentes.
    Passadas algumas horas, a cirurgia terminou e o médico Dr. José e a enfermeira Drª Maria, saíram sorridentes de encontro ao pai.
    -”A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos salvar o seu filho! Se tiver alguma questão pergunte à enfermeira Drª. Maria.”
    Sem esperar pela resposta, o clínico prosseguiu caminho visivelmente apressado. O pai irritado dirigiu-se à enfermeira Drª. Maria e desabafou:
    -”O médico Dr. José é mesmo arrogante… Será que lhe custava muito ficar aqui mais uns minutos para eu lhe questionar em relação ao estado geral do meu filho?”
    A enfermeira Drª. Maria, um pouco abalada e quase a chorar respondeu-lhe:
    -”O filho do Dr. José morreu ontem num acidente rodoviário. Ele estava no funeral quando o chamamos para a cirurgia do seu filho. Agora que a cirurgia terminou e o seu filho foi salvo, o Dr. José, voltou para o funeral a correr para prestar a última homenagem ao filho dele.”

    Pense Nisso: NUNCA JULGUE!

    ResponderExcluir
  21. Franklin Stem Santos da Silva28 de maio de 2014 às 13:55

    VIDAS DEDICADAS A SALVAR E TRANSFORMAR VIDAS

    Doutor Medico: Profissional responsável por diagnóstico, medicação do paciente.

    Enfermagem: É dividido em quatro categorias: Parteiro, Auxiliar, Técnico e Doutor Enfermeiro.

    Parteiro: Faz partos, acompanha a gestante e o neonato.

    Auxiliar: Quase não existe mais. São responsáveis por cuidados elementares do paciente, como banho e medicação.

    Técnico: Responsável pelas técnicas de tratamento do paciente. O técnico coloca em pratica a prescrição do Doutor Enfermeiro e do Doutor Médico.

    Doutor Enfermeiro: Faz consulta de enfermagem, responsável pelo tratamento do paciente, focado no bem estar físico social e psíquico do paciente. Fornece apoio emocional, administra /gerencia hospitais, presta cuidados, prescreve cuidados. É o profissional que mais entende sobre vacinas, organização de centro cirúrgico, feridas... profissional multifacetado, com valores baseados na bioética, ser Doutor Enfermeiro é lidar com a maior obra-prima: o corpo humano.

    RESOLUÇÃO COFEN-256/2001
    Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros

    ResponderExcluir
  22. Franklin Stem Santos da Silva1 de junho de 2014 às 08:52

    SOMOS TODOS DOUTORES...

    NÃO É ESQUISITO... Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?

    Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!

    O CERTO É ASSIM:

    Dr. José
    Biomédico



    Drª. Maria
    Enfermeira



    Dr. José
    Médico


    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  23. Franklin Stem Santos da Silva14 de dezembro de 2014 às 10:20

    Para todos que fazem à UPAE Garanhuns

    QUE NESTE NATAL,
    eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
    e fazer por eles uma prece de paz.

    Que eu possa lembrar dos que odeiam,
    e fazer por eles uma prece de amor.

    Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
    e fazer por eles uma prece de perdão.

    Que eu lembre dos desesperados,
    e faça por eles uma prece de esperança.

    Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
    e faça uma prece de alegria.

    Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
    e faça por ele uma prece de fé.

    OBRIGADA SENHOR...
    Por ter alimento,
    quando tantos passam o ano com fome.

    Por ter saúde,
    quando tantos sofrem neste momento.

    Por ter um lar,
    quando tantos dormem nas ruas.

    Por ser feliz,
    quando tantos choram na solidão.

    Por ter amor,
    quantos tantos vivem no ódio.

    Pela minha paz,
    quando tantos vivem o horror da guerra.


    Feliz Natal, Com JESUS e um 2015
    com Muita Luz e Bênçãos do Céu.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA