PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EM QUE MÃOS VAI FICAR A SECRETARIA DE CULTURA?

Uma matéria publicada no blog sábado passado (ver abaixo) sobre a disputa pela Secretaria de Cultura do Município, obteve ampla repercussão na cidade. Recebemos até o momento 65 comentários sobre o assunto e um e-mail de um garanhuense que se identificou como José Cidadão, também interessado em debater a questão. Este último texto, por nos parecer ter sido escrito com muita seriedade, levantando pontos importantes a respeito do assunto, é reproduzido abaixo e espero que sirva para enriquecer a discussão.


A CULTURA NÃO PODE FICAR NAS MÃOS DE QUALQUER UM

Uma reunião, que o prefeito Izaías disse não ter previamente agendado, foi realizada por alguns poucos artistas de Garanhuns, visando a Secretaria de Cultura, com um ou outro já demonstrando interesse no cargo.
Sendo informado da reunião, o prefeito se fez presente e, “inteligentemente”, aproveitando o momento, deixou uma missão nada fácil com aqueles que ali estavam: quero que indiquem três nomes e um desses (possivelmente, acho eu) será o secretário dessa pasta (tão complicada de administrar).
Conclusão, virou uma corrida louca para o cargo. Até agora, que eu saiba, 6 ou 7 pessoas já estão fazendo campanha em prol dos seus nomes. Já aparecem nas redes sociais apoios aos possíveis “secretariáveis”, se é que podemos dizer assim.
Se não houver uma consciente união dessas pessoas envolvidas com a arte e cultura em nossa cidade, isso não vai dar em nada.
Não basta fazer arte e cultura para assumir um cargo como esse, que o prefeito parece estar “deixando” nas mãos desses poucos que estão interessadíssimos em fazer parte desse processo.
É preciso que esse secretário ou secretária tenha a consciência e a decência da responsabilidade da pasta.
Por que será que Ronaldo Cesar não aguentou ficar mais tempo no departamento de cultura?
Saúde, educação e segurança têm sido a tônica de todos os governos municipal, estadual e federal e pouco se faz por essas prioridades.
Imaginem vocês, em que lugar fica sempre a cultura.
Mas falemos sobre nossa realidade. Caso os envolvidos nessa “eleição”, que a mim me parece mais uma pseudo democracia, não tenham discernimento o bastante, no que pese a sua importância, e que sobressaiam apenas seus interesses pessoais, Garanhuns continuará sem a mínima representatividade na área cultural.
Se a discórdia e a ganância pelo cargo forem predominantes nessa reunião, marcada pra terça-feira próxima, o prefeito Izáias certamente vai dizer à população artística que a missão, supostamente dada, não deu em nada e que ele vai indicar o nome que achar conveniente para a secretaria em questão.
Há muita gente inteligente e até capaz para o cargo, mas precisamos ver se além da inteligência e capacidade, tem caráter, pensamento coletivo, respeito aos artistas e à cultura de nossa cidade, desinteresse pessoal doentio e compromisso com Garanhuns.
Por que será que pessoas como Jonas Lira, Paulo Gervais, Jeferson Fitipaldi, Carlos Janduy, Roberto Almeida, Maurilinho, Gerson Lima, Jane Ávila, Marcos Freitas e outros respeitados nomes que não lembro agora, não colocaram nem colocam seus nomes numa empreitada dessas? Acho que é porque eles sabem das limitações que iriam ter num cargo como esse e que um salário de 9 mil reais não deve comprometer seus ideais e dignidade.
Prefeito, cuidado pra que essa democracia não incida em erros anteriores. É louvável que o senhor queira, talvez não totalmente, que a pasta da cultura seja entregue ao mais “articulado” desses que estão se propondo ao cargo. Abra o olho pra não se arrepender. Quem menos tem condições pode até ganhar mais votos, e aí?
Cultura pode não ser prioridade nesse país, mas é importante demais pra ficar na mão de qualquer um.
Que Garanhuns tenha sorte de ter um ótimo secretário ou secretária de cultura, pois mesmo em meio as dificuldades que todo mundo já conhece, é preciso (e como é preciso) fazer alguma coisa, como por exemplo, transformar o teatro Luiz Souto Dourado num espaço decente para espetáculos, pois nem luz e som são adequados, segundo a classe teatral (a não ser durante o festival de inverno, porque a Fundarpe é obrigada a trazer. Fora o desconforto que há naquelas cadeiras, que podiam ter pelo menos um acolchoado ou coisa assim); apoiar e valorizar dignamente os artistas locais nos grandes eventos de Garanhuns e outros que acontecem no estado e no país. Preservar o que ainda resta de verdadeira cultura em nosso município.
Torço de verdade pra que nossa cidade tenha dias melhores em todos os seus setores

7 comentários:

  1. Amigos de Garanhuns tenho visto vários postulantes ao cargo e várias pessoas que "se quer" fazem arte opinando nesse momento sem o menor critério de escolha. O prefeito Izaías Régis deixou a missão para os ARTISTAS DA CIDADE (Garanhuenses) escolherem entre eles o que irá representá-los, vários nomes vem surgindo : Auderjan de SÃO JOÃO, MÁRCIA FELIX de SÃO JOÃO e outros que já participaram de gestões passadas. Esses critérios já excluem uma boa parte desses interessados.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Almeida, essa pessoa que fez esse sensato comentário e disse tudo ou quase tudo sobre a situação, parece estar mesmo preocupada não só com quem vai assumir a secretaria de cultura, mas também com todos as outras, pois assim como eu, você e outros cidadãos que amam (de verdade) esta terra de Simoa, querem o melhor pra nossa cidade.
    Como o prefeito Izaías parece muito preocupado em fazer uma boa gestão, tem que realmente pensar também com cautela sobre a pasta da cultura.
    Roberto, caso você possa e queira responder, inteligente, sério e antenado como você é, diga francamente, o que pensa sobre essa situação.
    Você aceitaria um cargo como esse, já que foi citado pelo José Cidadão?
    Tereza Amaral também não seria um ótimo nome?
    Será que o prefeito já leu essa interessante matéria que você publicou, assinada poe este cidadão?
    Agora uma mais difícil: o que será que está passando pela cabeça de Izaías em relação a essa pasta?
    Você vai amanhã pra essa tal reunião, acompanhar tudo de perto?

    Pra terminar, quero dizer que o seu blog é um dos poucos que eu sempre dou uma olhada, pela credibilidade e imparcial. Portanto, queria muito ver sua opinião sensata sobre tudo isso.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não é fácil essa escolha para Secretaria de Cultura, é preciso gostar do que vai fazer, conhecer sobre gestão, e ter um bom currículo. O secretário que assumir essa pasta vai discutir com secretários de Estado e eventualmente também com o Ministro da Cultura,há muitos recursos disponíveis em Recife e Brasília para a Cultura. Portanto o escolhido, tem que ter além de alguns predicados, ser uma pessoa de bom nível intelectual. Tivemos em 2008 o melhor gestor dessa pasta, em todos os tempos,que me desculpem os próximos,mais igual jamais, chama-se Givaldo Calado, um excelente administrador, que com uma equipe de alto nível, revolucionou essa pasta em Garanhuns, infelizmente foi afastado do cargo porque estava causando ciumeira, é assim sempre: Quando o homem é muito bom, tira o homem se não "ele" ofusca, alguns desinformados, invejosos, e incompetentes. O Centro Cultural que nunca teve água, passou a ter,era um brinco, elogiado por todos que o visitava, seu expediente que antes encerrava-se as 13 horas, passou para ás 21 horas, recebíamos turistas, até aquela hora, foi criado o salão verde para exposições, trocados todas as louças e o chuveiro que há anos não funcionava, um relógio centenário que estava jogado as traças, foi recuperado,e colocado a entrada do Centro Cultural, iria-se tombar prédios históricos, que nunca foram tombados, correndo-se o risco hoje de serem demolidos. O busto de Simoa Gomes na rua do mesmo nome, hoje abandonado,foi erguido e homenageado, inclusive a Banda Manoel Rabelo pestigiou, tocando hinos em homenagem a essa mulher, porque sem ela nada disso existiria. A linda Banda de Música Manoel Rabelo, foi um sucesso em nossa cidade,porém o ex-prefeito com sua "inteligência ímpar"simplesmente destruiu esse patrimônio querido do nosso povo, era comandada pelo seu Diretor Eronides Tenório,um grande amigo que tenho, e um grande diretor,ex gerente do Banco do Nordeste, e o nosso inesquecível maestro de saudosa memória. Limpamos todo o cemitério que estava entregue as traças, era proliferador de dengue, os vasos cheios de água, tive oportunidade de perguntar a alguns moradores se a dengue havia aparecido naquela rua, e a resposta foi: Todos nessa rua tiveram dengue, alguns mais de uma vez, daí a necessidade de uma limpeza geral e assim fizemos. Recuperamos alguns mausoléus importantes de pessoas de grande notoriedade em Garanhuns, como o primeiro prefeito de Garanhuns o maior cantor que Garanhuns já teve Augusto Calheiros,entre outros também de relevada importância na nossa História. Se fosse agora enumerar outras obras comandadas por Givaldo Calado e realizada por sua excelente equipe, ficaria a escrever por longo tempo.Portanto sr. prefeito essa escolha é muito importante para Garanhuns, temos esperança que o sr.selecionará um ótimo nome para essa tão importante pasta.

    ResponderExcluir
  4. Tereza Amaral, Paulo Gervais, Carlos Janduí e até Ronaldo César são nomes interessantes, já a Márcia Felix não a conheço, mas não ouvi coisas boas sobre ela. Disseram-me que é tão esperta quanto a Lilian do Sesc. Será verdade?
    Desculpem se falei demais nesse comentário.

    Zezito

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Sr. Edmar R. Dias, só sabe o valor e importância dessa pasta para a nossa cidade quem faz e participa da cultura com C maiúsculo, essa pasta não pode ser ocupada por pessoas que fazem uma ou outra atividade cultural.

    Precisamos na verdade de um verdadeiro executivo, um homem de visão ampla e com singular habilidade de relacionamento com outros executivos da cultura, secretários e ministério.

    Alguém que não tenha a motivação de está à frente dessa secretaria pelo salário a receber, ou mesmo pela vaidade de ocupar tal cargo. Alguém que queira na verdade mostra trabalho e deixar um legado para as gerações futuras, pois uma sociedade sem historia e sem cultura não tem futuro e nem educação.

    Alguém que tenha a capacidade de ouvir todos os produtores culturais de todas as áreas dessa tão fascinante e importante tema, as suas variedades são quase incontáveis de tão rica e plural que é a cultura.

    Queremos um gestou que seja capaz de reunir toda a classe artística e cultural de nossa cidade em torno de um ideal incomum promover amplamente as nossas diversas atividades culturais, e não pessoas que queiram surrupiar o erário público sobre o pretexto de está fazendo um trabalhou cultural como tem acontecido muitas vezes quando certos “produtores culturais” procuram o poder público para conseguir recursos para supostos trabalhos.

    O melhor nome para esse novo desafio e horizonte que se abre em nossa cidade é daquele que deu origem a está pasta em nossa cidade com o lema Um Novo Olhar para a Cultura. Dr. Givaldo Calado de Freitas é a pessoa mais indicada e apropriada para está afrente desse desafio, é um executivo preparado, membro da academia de letras, pessoa que não precisa desse salário, um homem que ama nossa cidade e conhece como poucos a nossa historia e cultura.

    Givaldo Calado vez milagre naquela gestão assumiu uma secretaria que nem existia não tinha nem sede nem uma estrutura física e financeira, a prefeitura inadimplente pela inércia e incompetência do anterior prefeito.

    Lembro-me da sua posse quando na ocasião ele me falou pedido reserva que para poder comprar equipamentos e matérias para a secretaria deve que usar o seu credito no comercio.

    Prof. e Escritor Luiz Manoel de Assis Bandeira


    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar os senhores Edmar R. Dias e o Prof. e Escritor Luiz Manoel de Assis Bandeira, pelo alto nível das duas explanações, descrevendo com invejável brilhantismo, a importância dessa pasta para nossa cidade. Cultura,foi escrita pelos senhores, com letra maiúscula. Sr Prefeito, tenha a sabedoria dos notórios, e faça a melhor escolha para Garanhuns. Professora Lídia Ramos

    ResponderExcluir
  7. Agora que lí essa matéria. Unde se lê" Por que será que pessoas como Jonas Lira, Paulo Gervais, Jeferson Fitipaldi, Carlos Janduy, Roberto Almeida, Maurilinho, Gerson Lima, Jane Ávila, Marcos Freitas e outros respeitados nomes que não lembro agora, não colocaram nem colocam seus nomes numa empreitada dessas?"
    Em momemnto algum ví Tereza amaral ou Cirlene colocarem seus nomes na disputa. Cirline ainda mandou uma nota, mas Tereza continua em seu lugar trabalhando, sem se pronunciar.Alguém perguntou se ela se interessava? Acho que nãoooooo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA