CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS E O VOTO URBANO

Zé da Luz é um bom político na periferia e na zona rural. Na eleição de Garanhuns, em outubro, o candidato do PHS venceu a disputa quando computados somente os votos de Iratama, Miracica e São Pedro. Obteve 2.430 votos, contra 1.817 de Izaías Régis (PTB), uma diferença pró humanista de 613 votos. Mas a maioria da população local mora na área urbana e as práticas políticas que funcionam nos grotões falham em bairros digamos mais politizados da Suíça Pernambucana. Somente na Cohab II o petebista teve quase mil votos à frente do seu concorrente, tornando inútil a magra vitória nos distritos.

6 comentários:

  1. Zé da Luz é um, ou melhor, foi um candidato assistencialista que priorizava o valor do voto unitário, aquele voto de troca, escambo. Falo isso pois acompanhei o desenvolver desta política, fiquei com “medo” de me deparar com o tal candidato e meu voto ter algum valor econômico. Já nestes sub-municipios o poder de compra de voto é impressionante, pois não pensa no macro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai um grupo de pessoas honestas e sinceras visitando casa em casa propagando e educando o povo a não vender o voto.

      No palanque aparece 4 pessoas e dizem publicamente que o voto não é para ser vendido.Não venda seu voto,vote em quem trabalha e tem serviços prestados a seu povo.Essas palavras foram pronunciadas por Lenivaldo Barros, Ageilza Couto, Dr. Pedro Pinto Filho e por Zeca Barbosa.

      Faltando 3 dias para as eleiçõpes aparecerem os verdadeiros compradores de votos de todos os partidos e tendências diversas e vão aos sítios e as Ruas fazerem totalmente o contrário, isto é, comprar o voto com a maior cara de pau.

      Precisamos sim, resgatar a dignidade de 42 anos atrás, quando essa praga era combatida por José Gonçalves de Melo, Aristides Nery Monteiro, Nelson Soares de Souza e por esse Professor JOSÉ LUZ DE CARVALHO IRMÃO, conhecido por Zeca Barbosa.

      Em grande parte o Agreste Meridional resolveu mudar combatendo, justamente, essas práticas espúlias da nossa politica.

      Excluir
    2. Saudações amigo. Concordo com você quanto as postulações a cerca da compra de votos. Realmente, aqui em Miracica, por exemplo, foi possível observar esses atos irrisórios. Inclusive, um primo meu, foi comprado por 1 litro de pitu e 2 litros de coca-cola. Porém, não consegui compreender sobre quem você se refere ao falar de "sub-municípios". Acredito, caso esteja se referindo aos distritos, que é uma palavra de conotação muito forte e de suposições insignificantes, pois fazemos parte do município e é assim que gostaríamos de ser considerados: como garanhuenses. É graças a tantos discursos - não falando só sobre Miracica, mas de todos os outros do município - que se têm um olhar e uma disparidade muito grande em relação a nosso respeito. Como se nós não existíssimos e tivéssimos que aceitar a realidade tal qual estamos passando, sem perspectiva de vida, sem uma política pública consistente e apenas paliativa. Não somos terreiro de ninguém. Somos cidadãos e gostaríamos de ser tratados como tais. Vale ressaltar ainda que, não seria viável considerar que todos aqui não pensam no macro. Não se pode generalizar. Eu e tantos outros, bem instruídos e também não instruídos, não nos deixamos ser comprados, pois, sabemos o quanto são importantes nossos votos. Gostaria de justificar que não estou passando sermão em ninguém, só estou querendo falar por muitos outros que também gostariam de ser reconhecidos e não são. Peço desculpas pelas palavras e caso esteja errado. Um abraço pra todos.

      Excluir
  2. 70% da população de Caetés encontra-se na zona rural e ainda ocorreu muita compra de voto por parte de Sampainho, filho de Zé da Luz, e assim mesmo eles perderam em Caetés. Na minha opinião, a vida política de Zé já era.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a principal oratória no mundo e principalmente no Brasil de hoje, chama-se educação, o sujeito que estuda é uma pessoa informada, e o povo quer que seja em Caetés ou Garanhuns está estudando, portanto se informando. Enquanto a população não conhecia as estripulias desse grupo liderada por esse ilustre das trevas, eles iam se dando bem, mas esnobaram tanto que fugiu aos seus controles e chegou ao conhecimento dos verdadeiros donos do poder e como o povo não gosta de ser esnobado, deram-lhe um não bem grande da melhor forma, nas urnas. O hospital Dom Moura, a direção dessa unidade de saúde, que fez campanha abertamente para o mestre das trevas, está ai tendo que se explicar, foi exonerado pelo Sr. Eduardo Campos (governador) nada menos do que o tesoureiro da Srª Emília. Tem burburinhos que esse cidadão está sendo procurado pela PF, quer dizer que ele fazia tudo sem assinatura da diretora? só os tolos acreditam. Henrique Boa Vista.

    ResponderExcluir
  4. Izaias não vai poder se render ao capricho do PT e de Bartolomeu Quidute, pois assim sendo será um fracasso sua gestão colocar pessoas sem qualificação e só para receber os salarios vai ser um tiro no pé, espero que nosso prefeito que tanto lutou e que o povo que nele votou não se decepicione, agora se ele se cercar de incompetentes ai sim ele terá muito que explicar ao povo. o PT é uma prova de incompetencia irei provar assim que esses ratos tomarem conta de secretarias. Paulo Bernardo - Boa vista

    ResponderExcluir