PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A VEZ DE GARANHUNS

O governo de Luiz Carlos de Oliveira é mal avaliado pela população de Garanhuns, porém alguns setores funcionam bem na atual administração. O secretário de Comunicação, Carlos Eugênio, fez o que pôde na sua área, mas terminou vencido pela inércia de alguns companheiros da equipe. Ponto ainda para sua atuação na área de esportes, com a promoção de muitos atletas da cidade e o Prefeitura Presente, elogiado até por candidatos da oposição.

Outro setor que funciona de maneira quase que perfeita é a AESGA. Eliane Simões transformou uma faculdade acanhada num gigante universitário. Só o Curso de Direito já é motivo de orgulho para Garanhuns, uma vez que está no ranking dos melhores de Pernambuco, suplantando inclusive o de Caruaru, muito mais antigo. Alguns questionam a professora, fazem insinuações. Nenhuma consistente ou com provas. Se toda empresa pública no Brasil funcionasse como a Autarquia Municipal já estaríamos no primeiro mundo.

Recebi notícias esta semana de que o trabalho de Eber Frias no Instituto de Previdência de Garanhuns é exemplar. Segundo fui informado,  hoje a entidade é um exemplo no Estado. Administrado com honestidade e competência, deixa os servidores tranquilos quanto ao futuro e dá um bom exemplo dentro da própria cidade. Vejam como são as coisas: o mesmo Frias que foi sofrível na Secretaria de Obras dá um show na previdência. Isso prova que ele tem qualidades, apenas antes estava no lugar errado.

Tirando esses bons exemplos nas outras áreas a situação não é das melhores. A Secretaria de Ação Social tem pouca ação, a de Saúde é capenga, o secretário de Obras é reconhecidamente esforçado e a Secretaria de Direitos Humanos em Garanhuns ninguém consegue saber porque foi criada. Termina por castigar os que passaram por lá, principalmente o Alfredo Goes que é um cara decente, mas vai fazer o quê nesse setor com menos visibilidade do que o Conselho Tutelar? Melhor seria que no seu lugar funcionasse uma Secretaria de Cultura com alguém competente.

A Secretaria de Educação conseguiu uns índices favoráveis por aí, mas não convence. Numa cidade do porte de Garanhuns dá para se fazer uma verdadeira revolução numa área dessas. A professora Josevalda, de Capoeiras, tem muito o que ensinar aos que comandam esta área hoje na Suíça Pernambucana. Além do mais tem umas coisas esquisitas. O município gastou quase R$ 200 mil com a Bienal de Livros e não se sabe em que, uma vez que era um evento privado, promovido com a participação de grandes editoras do Brasil.

Diante do que escrevemos, fica bastante claro porque o povo de Garanhuns está clamando por mudanças. Os moradores da cidade querem pavimentação, saneamento e áreas de lazer nos bairros. Ninguém aguenta mais o Mercado 18 de agosto, o Pop Shop e a Ceaga parecendo um lixão. As mães querem creches, escolas de tempo integral, condições de trabalho e melhor atendimento nos postos de saúde.

Os comerciantes e as pessoas da classe média que estão diariamente no centro da cidade querem que a Avenida Santo Antônio receba um "trato". Os pontos turísticos, as belezas de Garanhuns precisam ser ressaltadas de alguma maneira. Temos o Pau Pombo, o Cristo do Magano, o Centro Cultural,  a Mãe Rainha, o Castelo de João Capão, as sete colinas, as fontes de água mineral, as igrejas e o Seminário São José, o Monumento Rosa dos Ventos, o Castainho, Timbó com uma das igrejas mais antigas de Pernambuco e muitas outras coisas, mas que uso se faz desses pontos, verdadeiros patrimônios históricos e culturais do município? Alguns locais estão literalmente abandonados.

Esperamos, cheios de esperança, que o próximo prefeito de Garanhuns tenha mesmo amor pela cidade. Monte uma equipe formada por pessoas capazes e honestas. Que o novo governante tenha um olhar especial sobre esta terra. Queira fazer as coisas. Seja um gestor e ao mesmo tempo uma pessoa carinhosa, que cuide da cidade e seus moradores como um bom pai ou uma boa mãe zela por seus filhos.

Chegou a vez de Garanhuns. Se o sucessor de Luiz Carlos tiver uma visão macro e a determinação de fazer, trabalhando em sintonia com o sentimento das massas,  que vão às urnas no próximo domingo.

Como diz o hino do município "Salve as Sete Colinas"! Acho que não há mal em terminar esse texto pensando em Deus, no Criador, no Regente do Universo e pedindo a ele que olhe por Garanhuns. Que ilumine os moradores e os governantes, que dessa vez tudo dê certo. Saravá!

10 comentários:

  1. Caro Roberto no nosso hino tem "Salve Garanhuns" realmente salve, pois necessitamos com urgência, e como diria o hino britânico "God save the queen" podemos mudar para God save Garanhuns!

    Abraão César

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não consigo entender o Roberto Almeida, falar que um dos secretários atuais de Garanhuns ganhou alguns pontos porque "promoveu" alguns atletas, só pode ser brincadeira, qualquer um pode fazer isto, mas precisamos fazer mais, precisamos colocar o municipio no rumo do desenvolvimento profissional. Temos que virar esta mania de enxergar o umbigo e falar que está tudo bem. Temos que colocar técnicos nas secretarias......, basta disso, de colocar apadrinhados, amigos ou conhecidos, ten-se que escolher por cv., por conhecimento e por qualificação. E cada um deve ser especialista na secretaria que for indicado para, colocar um administrador em duas secretarias também é uma atitude pouco producente e que não existe, é mesmo muita mesmice e falta de um gestor de conhecimento, então se o próprio prefeito não tem as qualificações necessárias para ser o gestor desta cidade....como pode saber escolher os secretarios....., nunca !!! E certamente que a cidade continuará andando de pés amarrados ou para trás.

    ResponderExcluir
  3. PARECE QUE O ANÔNIMO LEU SÓ UMA FRASE DO TEXTO.

    ResponderExcluir
  4. Teresa Cristina Dias4 de outubro de 2012 às 17:54

    Gostei da mistura de catolicismo com as religiões africanas no final

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Roberto Almeida, o senhor falou de quase todas as secretarias municipais, exceto da secretaria de finanças, pois lá existe uma mulher de brio, de pulso forte e que colocou as finanças em dia, a atrasos nos pagamentos como em todos os municipios, por conta do FPM, o senhor sabe disso, pois isso a Senhora Lenice, merece um comentario especial, merece um reportagem especial.
    Juca -boa vista

    ResponderExcluir
  6. O caminho é sem volta caro Roberto, não há lugar mais para amadores na politica.
    Administração Pública é feita com gestão técnico-profissional, compromissos com aquilo que se propõe, metas a serem atingidas permanentemente e principalmente, com equipe esvaziada de apadrinhamento e aplicada em realizar,no minimo, o papel que lhe é dado.

    Gustavo Vilar
    Garanhuns-PE

    ResponderExcluir
  7. O Secretário Eber Frias é um excelente profissional. Tudo funciona coretamente por lá, agora o Diretor Humberto Granja... Hum... Izaías Prefeito, observe este homem, não deixe ele lá. Ele dificulta o sevidor de se aposentar, se for por ele, o mesmo quer que você trabalhe 5 anos a mais, ou até mesmo 10 anos. Fique atento Sr. Izaías!

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto,
    Fazer análise de um governo é necessário que se tenha conhecimento de tudo que acontece dentro do Municipio, Garanhuns não pode ser comparada, com Municipios do porte de Capoeiras, não estou falando aqui contrário a professora Josevalda,nem tão pouco ao trabalho do municipio, porém acredito que são realidades difentes. Primeiro se observa que para se analisar deve-se conhecer o antes 1997 a 2012 a Secretaria de educação cresceu muito nestes ultimos anos, se tem propostas e que contribui para o crescimento educcional, porém os índice de educação não se observa de uma hora para outra,Nas escolas municipais todas elas tem alunos inclusos, professores capacitados e isto faz a grande diferença. Sobre a Bienal todos os municipios foram convidados a participarem de um event que só na capitais tem e cada professor recebeu bônus e todos os outros municipios foram onvidados par fazerem o mesmo e não quizeram. Acredito enfim que se torna necessário quando for fazer uma avaliação observar o passado para entender como está agora. Tenho Dito

    ResponderExcluir
  9. Caro Cláudio, sou servidor aposentado do município e conheço de perto as virtudes e o trabalho do nosso companheiro Humberto em todas as funções pelas quais ela já passou. No instituto de previdência, seu cargo de diretor previdenciário é de destaque especial, pois é ele que analisa as condições para que o servidor municipal possa aposentar-se, assinando atá a portaria junto com o diretor presidente. É um profissional mais do que eficiente que compõe o time daqueles que diariamente arregaçam as mangas para zelar por aquilo que o servidor terá de mais sagrado quando terminar a sua carreira: a garantia de um aposentadoria segura e tranquila. Já estive com o mesmo diversas vezes para também tratar de questões relacionadas a minha aposentadoria, quando ainda estava em atividade, e percebo que aquilo que o senhor chama de 'dificultar', nada mais é do que a responsabilidade e preocupação em orientar o servidor, para que este, muitas vezes movido por ansiedade, não se precipite em busca de uma aposentadoria proporcional, vindo a sofrer perdas em sua remuneração. Me desculpe, mas senti-me no dever de esclarecer-lhe aquilo que talvez o senhor não conhecesse. Um abraço. Henrique.

    ResponderExcluir
  10. A AESGA tem que funcionar muito bem mesmo!
    Apesar de ser pública, tem uma mensalidade que não é pra qualquer um ...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA