GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

ESTUDANTES DENUNCIAM MEDICINA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma audiência pública foi realizada hoje pela manhã em Garanhuns para discutir os problemas do Curso de Medicina da cidade, da Universidade de Pernambuco, UPE. A reunião, dirigida pelo promotor Alexandre Bezerra, contou com a participação do prefeito Luiz Carlos e Oliveira, deputado Izaías Régis, o presidente da Câmara Municipal, José de Vilaço e o professor Clóvis Gomes, representando a Universidade. Também prestigiaram as discussões os vereadores Ary Júnior, Marcelo Marçal e Sivaldo Albino.

Em nome dos 39 alunos do Curso, quase todos eles presentes, falou o estudante Carlos Roberto Bezerra de Fraga. Ele fez um relato objetivo da situação da faculdade, deixando claro a falta de condições da instituição. Não existe biblioteca, nem salas suficientes, os laboratórios não foram construídos e até professores para o próximo período da turma ainda precisam ser contratados. Isso se o Governo do Estado realizar o concurso necessário em tempo hábil.

Carlos Roberto disse também que o Dom Moura, escolhido para funcionar como Hospital Escola, não tem as mínimas condições de receber os estudantes, fato segundo ele reconhecido pela própria direção da unidade de saúde regional. "O que a gente escuta é que o Hospital serve apenas para que as pessoas não morram na calçada", cutucou.

Já no final da Audiência Pública o jovem até se emocionou ao falar das dificuldades que ele e seus colegas estão tendo para estudar e ter uma formação adequada como futuros médicos. "Tenho um colega que veio de Barbalha fazer o vestibular e dormiu no chão aqui em Garanhuns", citou o estudante, informando que quase todos da turma são de fora, se esforçaram para realizar seu sonho e estão sofrendo pela falta de condições oferecidas pela Universidade.

Os problemas descritos pelo aluno deixaram preocupadas as autoridades, que se pronunciaram de forma solidárias aos estudantes. O prefeito Luiz Carlos enfatizou que Garanhuns não pode ter um curso de faz de conta e o deputado Izaías Régis prometeu levar a questão à Assembleia Legislativa e ao governador Eduardo Campos. Anunciou a intenção de envolver a Comissão de Educação do Legislativo Estadual na discussão do assunto e convocar uma Audiência Pública na Casa de Joaquim Nabuco para debater as questões do Curso de Medicina.

O vereador José de Vilaço, presidente da Câmara Municipal, também demonstrou solidariedade com os estudantes. O promotor Alexandre Bezerra registrou seu protesto porque o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, convocado para a reunião, preferiu se ausentar. O representante da UPE na Audiência, Clóvis Gomes, justificou algumas das falhas do Curso culpando a burocracia do Estado e a demora nos processos de licitação.

No final a vereadora Leda Maria, em nome da FAMEG, usou da palavra e propôs uma parceria entre a instituição a Faculdade de Medicina de Garanhuns (entidade privada) e a UPE. Segundo ela a instituição tem laboratórios e toda estrutura disponíveis para atender aos estudantes da escola pública. Ela convidou o promotor, as demais autoridades e os estudantes para conhecer as instituições da FAMEG.

Os alunos do Curso de Medicina da UPE estão em greve a cerca de três semanas, protestando contra a falta de estrutura da Faculdade local.

16 comentários:

  1. Prezado Roberto Almeida,

    Parabéns pela clareza da matéria muito bem escrita.

    Abraços,
    Fátima Farias

    ResponderExcluir
  2. Tá provado. Não tem ninguém de peso para pedir por garanhuns.

    ResponderExcluir
  3. OS ESTUDANTES TÊM QUE PARTICIPAR MESMO DA LUTA.NINGUÉM PODE E NEM DEVE FICAR CALADO ESPERANDO A HORA ACONTECER. TEM QUE IR A LUTA E PROCURAR TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS PARA SE CONSEGUIR ATINGIR A META DE UMA EDUCAÇÃO DA MEDICINA COM QUALIDADE.

    QUANDO NÓS ESTUDANTES DA CASA DO ESTUDANTE DE PERNAMBUCO EM 1987 FECHAMOS A RUA HENRIQUE DIAS EM RECIFE EM PROTESTO AS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DA CASA,EU JUNTAMENTE COM OS COLEGAS XEPEIROS, FOMOS A LUTA E TÍNHAMOS COMO COMPANHEIRO O ENTÃO ADVOGADO DR. PEDRO DE ASSIS QUE HOJE RESIDE EM GARANHUNS.

    VEM VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.

    ResponderExcluir
  4. Todo apoio aos estudantes de medicina, faculdade de mentira não.

    ResponderExcluir
  5. Temos que aderir a luta desses estudantes porque ela é nossa também. Como pode Garanhuns dá 93% dos seus votos ao excelentíssimo governador Eduardo Campos, e ele dá as costas a nossa cidade? Cadê o Inocêncio? Cadê o Ferro???

    ResponderExcluir
  6. Está aí mais um caso de pura politicagem que não leva em conta as vidas dos estudantes e muito menos a carência de profissionais de medicina da região. Tanto o Sr. Eduardo Campos quanto os seus companheiros de ideias e de ideais somente se preocupam em agradar aos seus correligionários, sem dar a mínima para a populaçãoe, muito menos para a Educação em qualquer nível, querendo da segunda apenas os números que lhe permitam receber prêmios e elevar seus índices para a sonhada candidatura à presidência da República. Ele pode manter com o dinheiro público uma faculdade de faz-de-contas, mas os estudantes não podem viver assim e nem devem ser os futuros médicos de mentira que a continuidade desse absurdo vai acabar gerando.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns alunos da UPE-Medicina-Garanhuns. Ao povo das sete colinas, está aí o resultado dos votos que a população garanhuense deu ao senhor Eduardo Campos, está mais uma vez provado que esse senhor odeia Garanhuns e a saúde de uma forma geral, deixa uma diretora de perfil politico e odiada por boa parte da população de Garanhuns, só de pirraça! no social, é a área mais carente de atenção por pate do governador, a saúde, ele tem a oportunidade de reverter esse quadro com a formação de novos profissionais e não o faz, por pirraça politica e arrogância. Agora são muitos bons em divulgar estatística mentirosa com fins politico junto ao povo, basta ver a propaganda que vem sendo veiculada nas emissoras de rádio, dizendo que o índice da criminalidade vem caindo, é a mentira mais absurda, é só acompanhar os programas polícias, o que mais se ouve é assassinato, assalto, roubo, estupro, todo tipo de mazela, mas para o excelentíssimo senhor governador e sua turma, o pacto pela vida é um sucesso. Fica aí minha indignação, meu protesto com esse governo que só tem olhos pro seu staff politico, minha solidariedade com todos alunos do curso de medicina-UPE-Garanhuns, e a certeza que todos nós estamos perdendo e ficando mais pobres por causa da pobreza do ilustre que colocamos no palácio dos Campos das Princesas, temos muitos motivos para refletirmos em quem devemos votar. Um abraço aos nossos jovens estudantes de uma forma geral e boa sorte, espero que no futuro tenham uma mentalidade diferente dessas que aí estão, esse país mais que nunca precisa de vocês. Henrique - Boa Vista - Garanhuns.

    ResponderExcluir
  8. "ISTO É UMA......VERGONHA" !!!!

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS POR MAIS UMA VEZ IZAÍAS RÉGIS,NOSSO DEPUTADO DE GARANHUNS,DEFENDENDO SEMPRE OS INTERESSES DA SOCIEDADE DE GARANHUNS.
    CEDÊ TU LÉO DIAS E OS OUTROS DEPUTADOS LEVARAM NOSSO VOTOS DE GARANHUNS,ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO.
    VIVA A PRESENÇA DO DEPUTADO IZAÍAS.
    LEONILDA.

    ResponderExcluir
  10. a descrição dessa faculdade lembra muito a de uma faculdade da Bolívia que passou em uma reportagem do Fantastico! Pelo visto não é só lá na Bolívia que tem faculdade sem estrutura!

    ResponderExcluir
  11. Tenho certeza que Izaías na segunda -feira estará ne AlEPE,fazendo um pronunciamento para que o governador tome alguma posição.
    Assim que se Trabalha Izaías.Você é único deputado que está em Garanhuns,com a cara na rua,todos ver Izaías.E,cadê os politicos estrangeiros,politicos canajura,politicos copo do mundo,politicos filho de papai,politicos dos vereadores que apoiaram deputados de fora e colocaram sua parte de dinheiro no bolso,venderam a consciência do povo feito porco na balança no peso.

    MArta

    ResponderExcluir
  12. tem camarada que está ai que não sabe nem que é uma faculdade.Aliás não sabe ler nem falar direito.
    Beta.

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADOOOOOOO!!!POR TUDO IZAÍAS RÉGIS AGRADEÇOMOS A SUA PRESENÇA.
    TORCENDO POR VOCÊ SER O NOSSO PREFEITO
    SERÁ MELHOR ASSIM,VOCÊ É O MAIOR EXEMPLO DE PARLAMENTAR;TRÊS MANDATOS E FICOU SUJO.FICHA LIMPINHA DA SILVA.
    POXA! DEPUTADO IZAÍAS ESSE CAMARADA DA LUZ, QUE QUE SER CANDIDATO É O DA LUZ VERMELHA? PROIBIDO DE SER CANDIDATO A PREFEITO?

    O TRIBUNAL DE CONTAS QUE TER UMA CONVERSAR FRANCA COM ELE
    MATEUS...

    ResponderExcluir
  14. O deputado que os sues seguidores fazem elogios parece que apos o inicio das aulas jamais foi a referida Escola,tanto o proprio eo Prefeito ja se pronumciaram para abertura do curso de emfermage. Esta claro que com essa atitude publica representa a falta de acompanhamento do que ocorre em Garanhuns.O fato se repete mais uma vez, caso o Ministerio publico Dr. Alexandre como o verdadeiro oorgao que se preocupa co o futuro de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  15. A situacao do curso de Medicina da U P E, ja `e publico e tnotorio para toda a cidade, menos para o Sr. Prefeito e o Deputado. Houve necessidade do movimento dos estudantes ja saturados com asituc~ao para que o Promotor dr. Elexandre,a exemplo das pracas chamace o feito a ordem.

    ResponderExcluir
  16. PAULO CAMELO, COMENTA: Duas curiosidades nesse Movimento Estudantil por melhores condições de ensino no curso de Medicina da UPE/Garanhuns:
    1 - Ausência das entidades estudantis, D.A e DCE, deixando os estudantes à deriva;
    2 - Não culpar os políticos, especialmente o governador Eduardo Campos

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA