PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LIVRO REVELA OS ESCÂNDALOS DE SERRA E FHC

O jornalista Amaury Ribeiro Júnior, com passagem pelo Globo e outros importantes veículos de comunicação do país, escancara os escândalos do governo Fernando Henrique e das campanhas de José Serra, dois políticos graúdos que são personagens de ponta no livro A Privataria Tucana. A investigação bombástica do repórter rendeu 343 páginas e a partir de hoje o volume estará à venda nas principais livrarias do país.

Amaury Júnior cita uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 90, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado.

O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Marin Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos.

A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada pela revista Carta Capital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira.

Entrevistado pela revista Carta Capital, Amaury explicou como reuniu os documentos para produzir o livro e afirmou: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.

TRECHOS DA ENTREVISTA

Carta Capital: Por que você decidiu investigar o processo de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso?

Amaury Ribeiro Jr.: Em 2000, quando eu era repórter de O Globo, tomei gosto pelo tema. Antes, minha área da atuação era a de reportagens sobre direitos humanos e crimes da ditadura militar. Mas, no início do século, começaram a estourar os escândalos a envolver Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de campanha do PSDB e ex-diretor do Banco do Brasil). Então, comecei a investigar essa coisa de lavagem de dinheiro. Nunca mais abandonei esse tema. Minha vida profissional passou a ser sinônimo disso.

Carta: Quem lhe pediu para investigar o envolvimento de José Serra nesse esquema de lavagem de dinheiro?

Amaury: Quando comecei, não tinha esse foco. Em 2007, depois de ter sido baleado em Brasília, voltei a trabalhar em Belo Horizonte, como repórter do Estado de Minas. Então, me pediram para investigar como Serra estava colocando espiões para bisbilhotar Aécio Neves, que era o governador do estado. Era uma informação que vinha de cima, do governo de Minas.

Carta: Ficou surpreso com o resultado da investigação?

Amaury: A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação. Isso ficou bem evidenciado em muitas ocasiões, como no caso da Lunus (que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde), com os personagens de sempre, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) à frente.

Carta: José Serra conseguiu impedir que uma reportagem sua fosse publicada no jornal Estado de Minas.

Amaury: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo. (No texto antes da entrevista estão transcritos alguns trechos da reportagem da revista Carta Capital).

12 comentários:

  1. João Matias - Heliópolis9 de dezembro de 2011 às 15:54

    Eta diabo. Se o Serra fosse ministro da Dilma eu defenderia sua demissão. Já o governa da Dilma diria que era mais uma da imprensa. Pelo jeito não há nada de novo debaixo do sol, a não ser corrupção. E os jornalista de oposição agora dizem, tá vendo eles também roubavam, porque se importar com um roubinho de 20 milhões de Palloci ou de 2 milhoes do Pimentel. Deixa prá lá. Rouba mais faz e a devassidão continua até que chegue propina certa e todo se calam, argh...

    ResponderExcluir
  2. Tu imagina quando vier à tona as falcatruas do sapo barbudo, o Lula seu filho e tantos outros que emporcalham nossa amada pátria.

    ResponderExcluir
  3. Vai vê que essas coisas toda foram feitas por petistas usando máscaras de Fernando Henrique e José Serra

    ResponderExcluir
  4. Será que o livro ainda está dentro das comemorações dos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso?

    ResponderExcluir
  5. Tanto o PT quanto o PSDB são podres e qualquer partido que venha a governar mesmo que não seja, apodrece. O que falta ao Brasil é uma educação básica de qualidade para que as pessoas comecem a discernir o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  6. O que a população brasileira deveria fazer era fazer uma mobilização geral e permanente em todo país, exigindo das autoridades, uma auditoria séria e aberta ao conhecimento toda população sobre todas as privatizações efetuadas neste país, desde as telecomunicações, distribuidoras de energia, siderúrgicas, rodovias, mineradoras e outras, a preço de "banana" e que foram construídas, no passar dos anos, pelo suor de milhares de brasileiros, nossos pais e avós e que os insensíveis governantes que o fizeram deveriam ser severamente punidos e responsabilizados pelos danos que causaram e continuam causando a toda poulação brasileira. É simples de constatar o que estou afirmando. Vejam os valores pagos pelo telefonia móvel e a qualidade dos serviços prestados e os também oferecidos pelas concessionárias de energia elétricas e os custos que lhes são pagos e estes valores recebidos, pelos grandes grupos estrangeiros, que adquiriram essas empresas, onde investem? Aqui em nosso país? Onde? Doando algumas geladeiras para a população mais carente e divulgando como fosse uma coisa de outro mundo. Não. Necessitamos, sim, que nos sejam oferecidos serviços compatíveis com o que contratamos e que os recursos gerados sejam aplicados aqui em nosso país, para gerar renda e empregos para nossa tão sofrida população. Galileu, o visionário

    ResponderExcluir
  7. Bom este jornalista deve fazer esta investigação no governo Lula e nas contribuições
    da campanha da Dilma...

    Todos são farinha do mesmo saco, este País vive uma Falsa Democracia, é uma VERGONHA GERAL

    Thiago Mello
    Heliopolis

    ResponderExcluir
  8. A grande imprensa fez com que o petismo virasse sinônimo de ladroagem sempre poupando os tucanos agora que se sabem que ninguém é santo

    ResponderExcluir
  9. João Matias - Heliópolis10 de dezembro de 2011 às 10:43

    Para mostrar que ninguem é santo mesmo vejam a Veja desta semana sobre os dossiês do PT. Dou um no outro e não quero torna. Se os tucanos tem privataria os petista tem patifaria.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez fica esplicado para onde está indo o dinheiros dos Fundos Pensão, principalmente dos funcionários do Banco do Brasil(PREVI), é uma pena que nos governos do PT nada foi diferente. Os companheiros que morreram no golpe militar de 1964, morreram de graça. Eles lá estão, estão vendo que derramaram seu sague em vão.
    Sales/Garanhuns
    sales.garanhuns@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Todos os comentaristas acima descreveram com muita propriedade e em parte, as mazelas e as maracutaias deste país, nos governos administrados por Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva durante 16 anos.

    Quando a gente ver e ouvi todo santo dia vários governantes que antes esculhambavam os outros de corruptos, ladrões, pilantras, rei disso e rei daquilo e quando a gente menos espera estão todos juntos no mesmo palanque, faz nojo, faz vergonha, faz a gente acreditar que tudo é igual em gênero, número e grau.

    Professor Zeca Barbosa( Lagoa do Ouro-PE).

    ResponderExcluir
  12. muitos falam sem conhecimento nao sabe o tamanho nem a dimensao da Vale do Rio Doce quando foi privatizada o que foi pago por ala nao daria para comprar o cobre que tnha estocado em SERRA DOS CARAJAS resulmindo foi um presente dado por FHC.ex presidente e sociologo.QUE ajudo o brasil a crecer como rabo de cavalo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA