Não é fácil ser do bem. A história deixa isso muito claro. Três dos personagens mais carismáticos que passaram por essa terra, pregando a paz, a convivência pacífica entre as pessoas, o fim dos preconceitos e a ligação com o Criador, tiveram um triste fim. Ninguém tem dúvidas de que eles estavam certos, no entanto grande parte da humanidade continua a se inclinar para o mal, prefere o sangue à comunhão com os irmãos ou a celebração junto à natureza. O dinheiro e o poder se sobrepõem à inteligência e as boas intenções.
Quantos realmente seguem o exemplo de um dos três listados abaixo?
Jesus Cristo ou Jesus de Nazaré - Filho de José e Maria, filho de Deus. Pregava o bem, a simplicidade, a justiça e sobretudo o amor. Ensinava a perdoar, chegando a dizer que se alguém lhe batesse ofereceria a outra face. Condenou os ricos, a opulência, a ganância e a injustiça. Foi crucificado com 33 anos enquanto um ladrão vulgar, Barrabás, foi perdoado e aclamado pelas massas.
Martin Luther King – Pastor e ativista político americano. Inspirado em Gandhi, liderou movimentos contra a discriminação racial nos EUA sem que se fizesse o uso da violência. “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele”, foi uma das frases marcantes desse pacifista. Foi assassinado a tiros, em 1968, antes de completar 40 anos de idade.
Mahatma Gandhi – Líder indiano que lutou pela independência do seu país, explorado pela Inglaterra, fazendo uso da filosofia da não violência. Fez várias greves de fome para levar sua luta à frente, defendeu a simplicidade, o amor, a valorização das roupas e dos costumes indianos. Foi vitorioso em sua luta sem nunca usar outra arma que não a de gestos e dar o seu exemplo de vida. A Índia já era independente quando foi morto a tiros, por fanáticos hindus. Tinha 78 anos.
Três grandes lições de vida humana.Foram ceifadas pela truculências dos homens rebeldes, verdadeiros hipócritas.
ResponderExcluirLutar pela paz sempre foi uma tarefa dificílima para qualquer cidadão de bem que quer ver o seu povo feliz.
Eu senti na minha pele o que é lutar contra os truculentos da vida.
Por pouco eu não perdi a minha vida em 1990.Foi Deus que atuou nas horas mais difíceis que passei.
Quem pratica o bem, quem semeia a verdade,quem procura somente aconselhar é taxado de doido, safado, vagabundo, idiota e outras coisas mais.Isto eu pude constatar numa briga de família recentemente.
Professor Zeca Barbosa ( Lagoa do Ouro-PE)
zecabarbosafilho@hotmail.com