PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O PRIMEIRO DIA DAS AMERICANAS

Quando a Americanas inaugurou sua primeira loja em Recife, há 40 ou 50 anos atrás, foi uma festa. O prédio da Rua dos Hospício ficou todo enfeitado e os moradores da cidade compareceram em grande número para prestigiar a novidade. Atualmente, a Loja de Departamentos é apenas mais uma em meio a tantas, a maioria localizadas nos Shopping Centers. Outras tradicionais, que marcaram época - Caso da Viana Leal e Mesbla - desapareceram.

Garanhuns, hoje, viveu um dia um pouco semelhante aquele da capital do Estado décadas atrás. Pela manhã, uma pequena multidão se postou em frente a Lojas Americanas, que iria abrir as portas pela primeira vez na Suíça Pernambucana. O fato foi registrado nas rádios, nos blogs, um carro de som percorreu os bairros divulgando a boa nova e os habitantes da cidade - de muitos municípios vizinhos também - formaram uma massa compacta para conferir as ofertas e os preços baixos praticados pelo estabelecimento comercial.

À tarde, por volta das 14h, o repórter foi pessoalmente conferir o fato. Já nas imediações do Restaurante Garoa, deu para sentir uma movimentação diferente naquela parte da cidade. A calçada do lado direito da Avenida Santo Antônio registrava um movimento incomum de pedestres, o trânsito estava complicado como o de cidade grande e dezenas de pessoas seguiam na mesma direção.

A maioria, claro, seguia em direção à nova loja. Dentro da Americanas, observei que o estabelecimento estava lotado e pobre de quem precisou passar pelo caixa do andar térreo. A fila era enorme. A sensação era de estar em outra cidade, até porque todas as filiais desse empreendimento têm o mesmo padrão. Tanto faz você estar em São José do Rio Preto (interior de São Paulo), no Rio de Janeiro, Maceió, Caruaru ou Recife, a Americanas é a mesma. Cores, arrumação das prateleiras, distribuição dos produtos, roupas dos funcionários, promoções... Tudo segue um mesmo padrão. Então, não é besteira ou distração ter a sensação de se encontrar em outro lugar.

Encontrei alguns conhecidos, outros rostos me eram completamente estranhos e na minha secção preferida, de discos e DVDs, não resisti a fazer a primeira compra na Loja Garanhuns. "Casablanca", o grande clássico do cinema Mundial, peguei pensando em Tiago, que dias atrás demonstrara um grande desejo de conferir o famoso filme. A adaptação de "Grande Sertão: Veredas" pelos cineastas Geraldo e Renato Pereira trouxe por curiosidade intelectual minha mesmo. Por fim o DVD "O Coração do Homem Bomba", do ótimo Zeca Baleiro, um dos melhores cantores do Brasil revelado nos anos 90. Muitos compraram roupas, livros, artigos de casa, eletrodomésticos... Eu preferi investir em cultura. Calças e camisas podem esperar.

Bonito o clima festivo na Avenida Santo Antônio. Boa a opção de ter a Americanas. Alguns dirão: que provinciano! É mesmo, e daí?

Um comentário:

  1. bom para a cidade e as cidades vizinhas contando com maior número de emprego e maior comodidade e variedade de artigos sem precisar ir tao longe.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA