PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A IMPRENSA E O DEVER DA VERDADE

A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe aonde lhe alvejam ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça.

Sem vista mal se vive. Vida sem vista é vida no escuro, vida na soledade, vida no medo, morte em vida: o receio de tudo; dependência de todos os rumos; rumo à mercê do acaso; a cada passo, acidentes, perigos, despenhadeiros. Tal condição do país, onda a publicidade (imprensa) se avariou, e, em vez de ser os olhos, por onde se lhe exerce a visão, ou o cristal, que lha clareia, é a obscuridade, onde ser perde, a ruim lente, que lhe turva, ou a droga maligna, que lha perverte, obstando-lhe a notícia da realidade, ou não lha deixando senão adulterada, invertida, enganosa.

Entre as sociedades modernas, esse grande aparelho de elaboração e depuração reside na publicidade organizada, universal e perene: a imprensa. Eliminai-a da economia desses sereis morais, eliminai-a, ou envenenai-a, e será como se obstruísseis as vias respiratórias a um vivente, o pusésseis no vazio, ou o condenásseis à inspiração de gases letais. Tais são os que uma imprensa corrupta ministra aos espíritos, que lhe respiram as exalações perniciosas.

Um país de imprensa degenerada ou degenerescente é, portanto, um país cego e um país miasmado, um país de ideias falsas e sentimentos pervertidos, um pais que, explorado na sua consciência, não poderá lutar com os vícios, que lhe exploram as instituições. (Texto do jurista baiano Rui Barbosa, lido pela primeira vez no Brasil em 1920).

3 comentários:

  1. Parabéns Roberto Cardozo, espero que continue assim, fazendo jornalismo com profissionalismo e responsabilidade! A mídia de Garanhuns está um nojo, sendo tendenciosa!

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  2. Póis é meu caro Roberto Almeida, e pensar que este ilustre brasileiro, foi reprovado nas urnas no começo do século xx, e por essas e outras que eu entrei na política e saí e infelismente não sinto saudades. Ainda acho que as pessoas podem e devem aprender a votar, sabemos que isso leva muito tempo. Não digo nem acredito que cada povo tem o governo que merece, todos merecemos melhores dias, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah! se os PTralhas dessem ouvido a estas sábias palavras.

    E se o MOLUSCO levasse-a á sério.

    Profº Carlos

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA