PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FNDE PARABENIZA SÃO BENTO PELA MERENDA ESCOLAR

Durante a visita da equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizada no período de 04 a 07 de outubro de 2011, o município recebeu elogios pelo compromisso com a educação dos seus discentes. O objetivo era avaliar a qualidade da merenda escolar, tendo em vista que o município foi selecionado, dentre os municípios brasileiros, para receber o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2011.

Segundo avaliação do FNDE, São Bento do Una encontra-se entre os 38 municípios brasileiros selecionados para ganhar o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2011, no que diz respeito à qualidade da merenda escolar, envolvendo pré-requisitos como armazenamento, cardápio e preparo da merenda escolar. 

As técnicas do FNDE, Valéria Helena Goudinho Lopes e Maégela Lourenço fizeram vários questionamentos aos membros do Conselho de Alimentação Escolar- CAE, sobre a assistência prestada pelo município a este conselho e sobre os recursos financeiros na questão da merenda escolar, a resposta veio da presidente do CAE, Anailda Maria Braga Vilela Marino, “o conselho é bem assistido pelo município e o cardápio é bem aceito pelos alunos” disse.

Outro ponto importante foi ressaltado pela conselheira do CAE, Maria Nasaré Simão Valença: “a aquisição direta de produtos alimentares da Agricultura Familiar, desde o mês de setembro deste ano, passou a fazer parte do cardápio escolar no nosso município”. Diante do exposto as técnicas parabenizaram o município pela comprometida administração e pela oferta de duas refeições servidas durante cada turno de ensino. A alimentação escolar interfere efetivamente na aprendizagem, destacou Valéria Helena Goudinho Lopes.
É importante ressaltar que os cardápios são elaborados de acordo com as necessidades nutricionais e respeitando os hábitos alimentares da região e que a nutricionista do município, Manoela Lúcia de Melo, vem fazendo um levantamento do número de estudantes que são acometidos por patologias que exijam cardápios especiais e que após a apresentação do laudo médico serão incluídos nas escolas

Outras iniciativas positivas foram expostas às técnicas, uma é o Programa de Formação Continuada Formação pela Escola, específica para conselheiros, e a existência de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Vigilância Sanitária e CAE. “Estas parcerias viabilizam o acesso dos conselheiros às escolas e ainda implica em melhoria no transporte da merenda”, enfatizou a diretora do Departamento de Gestão Escolar, professora Gerusa Moraes Cavalcante.

Todo esse processo passa pelo crivo do Secretário Municipal de Educação, Eraldo Gleidson da Costa Virães, que tem dado total apoio e incentivo no processo de melhoria da alimentação escolar. “Uma merenda escolar de qualidade é um bom investimento, é saúde aliada à educação, é a garantia de um maior retorno no processo de ensino aprendizagem, porque uma criança bem alimentada, com certeza, aprende mais”, acredita o Gestor Público Pe. Aldo Mariano. (Texto da jornalista Adriana de Moraes Cavalcante).

2 comentários:

  1. Parábéns Todo o Governo Municipal!!!

    ResponderExcluir
  2. Deixem os professores e alunos falarem sobre a merenda.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA