PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OS ESTADOS UNIDOS SE CURVAM AO BRASIL

Dois anos atrás, Victor Bahia ia ganhando a vida  entregando pizzas para os alunos da Universidade de  Berkeley, vivendo em bairros pobres e esquivando-se as autoridades de imigração. Esses dias, ele toca dois negócios, entre freqüentes viagens para a praia em sua cidade natal (Salvador) e churrascos com a família numa nova casa em um subúrbio tranquilo.

Mas ele não voltou porque tinha realizado o sonho de muitos imigrantes: ganhar dinheiro suficiente nos Estados Unidos para começar vida nova em casa. Ele desistiu da Califórnia porque se convenceu de que o Brasil ofereceu melhores oportunidades, crescendo muito mais do que os EUA em crise.

E, como muitos outros que têm cada vez mais feito a viagem de regresso, ele descobriu que a realidade superou de longe suas expectativas.

“Eu nunca planejei sair, realmente. Eu adoro aquilo lá “, disse Bahia, 25 anos . “Mas minha mãe e todos no Brasil me diziam que a economia (no Brasil) estava explodindo como nunca antes, e todo os empregos  tinham sumido na área da baía (de S. Francisco, não na de Todos os Santos). É a mesma razão que a maioria dos brasileiros que  eu conheço que  também foram embora”.

Desde que a crise econômica atingiu os EUA em três anos, a economia brasileira continuou a crescer, e a moeda, o real, se valorizou consideravelmente em relação ao dólar. A taxa de desemprego no brasil é a mais  baixa em termos históricos, e as rendas, especialmente das classes média e baixa, estão subindo rapidamente. Em muitos setores, os trabalhadores brasileiros ganham mais do que suas congêneres dos EUA. (Matéria publicada no Jornal Los Angeles Times).

Agora conosco, como diria o meu compadre Ronaldo: Ainda tem gente que acha que Lula e Dilma não fizeram nada. Fizeram sim e o Brasil tem avançado, apesar de inúmeros problemas, inclusive os de corrupção – que não é só do Governo, está entranhada por todo canto. Precisamos reeducar os políticos e os eleitores, os empresários, os advogados, os médicos, os jornalistas e os professores. Não todos, é claro, existe também gente decente, que não se acha o máximo porque passa o outro pra trás. Pena que a Folha de São Paulo e o Estadão não tenham a mesma visão de Brasil do que esse jornal dos Estados Unidos. Pena que para avaliar a Universidade Rural, extensão Garanhuns, meu amigo Rafael Brasil não vá conversar com os professores e estudantes, prefira transcrever o reacionário Reinaldo Azevedo, que nunca veio aqui nem sabe como é a nossa cidade.

Ora, a UFRPE e a UFPE, que existem há décadas têm inúmeros problemas, imagine as unidades criadas quatro anos atrás. Devemos apontar os problemas dessas universidades, cobrar providências às autoridades e propor soluções, não tentar desqualificá-las, exterminá-las, porque são criação do PT. Os interesses dos estudantes e da sociedade devem estar muito acima de partidos políticos e ranços pessoais.

10 comentários:

  1. Eu não resisti. A manchete é de um jornalista que quer ser lido e comentado. “Os Estados Unidos se curvam ao Brasil”. Eu diria: Menos, Roberto, menos. Ou talvez, mais Roberto, mais. Pois no sentido da reportagem, não são os Estados Unidos que se curvam, mas o mundo todo, pois dizem que a população de japoneses em São Paulo, não para de crescer pela volta dos que foram para o Japão. Isto se dá com a Europa também.

    O mundo está em crise, desde 2008, e aqui ela passou como um “marolinha”, como disse o apedeuta. Isto aconteceu depois do melhor período positivo da economia mundial nos últimos tempos, o qual ele aproveitou para surfar na onda do sucesso eleitoral, ao preço de submeter o país aos pés de muitos ditadores de republiquetas latino americanas e de países asiáticos e africanos.

    Hoje, a Dilma está colhendo os frutos da lambança. Ainda temos algum fôlego devido ao gasto com reservas em dólares (obrigada, Zezinho) e pela subserviência do contribuinte brasileira que nem luta mais contra o aumento de impostos e a farra com o dinheiro público, encantado com esta cantilena de “nunca na história deste país”.

    Até quando? Eu sou otimista, mas meu otimismo já está cansando, ao ver uma mulher na presidência, refém das piores forças políticas que este país já teve. Já falei muito dela, mas ela teve momentos de sabedoria, que já voltaram ao normal. Agora é a governabilidade que se quer.

    Eu pergunto governabilidade para que? Para irmos pró brejo ou para o mar de lama ou sairmos deles?

    Quanto à educação, eu vejo todo mundo apontar os problemas, enquanto os lulistas e petistas, que estão no comando, é que dizem dela maravilhas. Enquanto nossos alunos saem das escolas com o mesmo nível de aprendizado do apedeuta.

    O problema é que nosso complexo de vira-lata quase nos exige que fiquemos alegres com uma manchete como esta. Devemos é procurar um bom analista.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. Será que Capoeiras contribuiu com isso?

    ResponderExcluir
  3. Daqui uns dias Estados Unido vai importar o bolsa família de Lula e da Dilma.

    ResponderExcluir
  4. O Zezinho de Caetés e o Altamir Pinheiro, Têm duas frases pronunciadas por eles que eu acho emblemáticas: "Ou o PT controla a mídia, ou a mídia extingue o PT" e "Para o Brasil dar certo, o PT tem que dar errado", respectivamente.

    ResponderExcluir
  5. Eu não me regozijo com esta matéria de modo algum.
    Prefiro ver uma potência como os Estados Unidos bem ao invés de decadente.Os Estados unidos foram e são exemplos de sociedade organizada e de instituições fortalecidas com base na igualdade e na justiça.Lá um cidadão por mais rico que seja tem seus direitos e deveres preservados.

    Acho que a "guerra ao terror" implantada pelo governo BUSH teve reflexos negativos e ajudou a levar a bancarrota a maior economia mundial.TRILHÕES de dólares foram gastos em duas guerras e o contribuinte americano viu sua economia degradar-se ano após ano.Esse ano o ataque as torres gêmeas farão 10 anos,e a partir deste evento sinistro os Estados Unidos entraram em duas guerras simultâneas torrando bilhões e bilhões de dólares,agora esta conta esta sendo cobrada.

    Mas creio na capacidade e organização da sociedade americana.

    E quero dizer que estou muito feliz de nosso país estar sobressaindo a esta crise mundial,precisamos melhorar muito,mas estamos no caminho certo.Para estarmos onde estamos tivemos grande colaboração do governo de Itamar Franco,passando pelos dois mandatos de FHC e solidificando nossa economia com o LULA.Todos tem grande parcela de contribuição á sociedade brasileira.

    E te digo Roberto Almeida que o professor FAÉ é muito rabugento e tenta a todo custo desmerecer o presidente LULA,é muita pequenez deste cidadão.
    Aqui não estou a defender o PT de maneira alguma,penso inclusive que a sociedade e as instituições democráticas deste país deveriam unir-se e tentar erradicar este mal maior que nos assola que chama-se CORRUPÇÃO.

    FHC e LULA deveriam fazer(pois tinham á época grande popularidade e apoio político) as reformas necessárias para melhorar nosso sistema político e tributário,mas como são políticos e não estadistas preferiram eleger seus candidatos.Quem perdeu com isto foi a nação brasileira e esta conta chegará em breve.

    Por que não fazem como os ex-presidentes americano que ao saírem do governo fundam seus institutos e procuram ajudar no que for preciso seu país.Aqui ITAMAR queria voltar a ser presidente de toda maneira,como não conseguiu tornou-se senador.SARNEY e sua figura perpétua não sai da presidência do senado de forma alguma.FHC posa de bom mocinho mais vivia a meter-se nos assuntos relacionados a presidência ora presidida por LULA,este também não larga o osso e faz um governo paralelo ao de DILMA sua pupila.
    ISTO É UMA VERGONHA NACIONAL.

    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  6. Claro que não concordo com as posições da Lucinha, até pelo jeito desdenhoso como ela trata o Lula. Caso ela se informe melhor o auge do crescimento mundial ocorreu na segunda metade da década de 90, como resultado em grande parte, do incrível aumento da produtividade advinda da informática. E o Brasil pouco se aproveitou dessa fase. O que o Brasil aproveitou mesmo foi o crescimento do consumo de commodities na carona do crescimento da China. Mas, isso só, não explica o crescimento do país. É copiar muito o que a mídia sugere que simplifica a questão e não aponta o que realmente aconteceu. Foi por um direcionamento político que o Brasil diversificou a pauta de exportação abrindo novos mercados. Lembro muito bem das discussões na tv de pessoas que eram contra o Brasil deixar de priorizar os EUA e a Europa, isso não faz nem 5 anos. Também não foi por sorte ou onda que o Brasil não entrou de vez na alca como o México fez. Para quem lembra, no final da década de 90 os bons moços dos analistas econômicos eram a Irlanda e o México. Veja o que aconteceu com eles. Também não foi por onda que se construiu uma pauta de investimento sério no pré-sal. Os geólogos sabiam dessa camada, mas a ousadia de ir até lá dependia de uma certa independência com as opiniões conservadoras. Também não foi por onda que a política do BC foi na direção de aumentar nossas reservas externas. Muito menos foi por onda que se criou uma política séria de expansão do ensino técnico e superior principalmente em direção ao interior do país. É sempre bom lembrar que os antigos donos do poder tinham uma visão excessivamente centralizada no eixo RJ-SP, essa visão se espelha na mídia. E talvez essa seja a última barreira a vencer para o Brasil realmente crescer. Quebrar o monopólio da mídia do Rio e SP deveria ser a questão da hora para nós aqui mais ao norte.

    ResponderExcluir
  7. Meu deus do ceu. Zeca barbosa e einstein de volta a esse blogue. Vou ali tomar uma NEOSALDINA pra ver se escapo. Pense no saco...............

    ResponderExcluir
  8. Roberto o Brasil está vivendo um grande momento ,todos os governos que passaram fizeram um pouco pra o Brasil chegar onde está hoje desde o marechal deodoro da Fonseca .Mas vou comentar de 1986 com o governo do sarney pra cá.O Sarney criou o plano cruzado e o congelamento de preços por um ano mas os empresários fizeram com que o plano caísse,por que?porque queriam vender os seus produtos com àgil e assim voutou a inflação.Em seguida veio o Collor ,que pra tentar controlar a inflação escondeu o dinheiro dos poupadores ,sua maior besteira,depois o escandalo caiu aí vem o Itamar o verdadeiro criador do plano real que continuou com o FHC ,que pra mim na verdade Roberto nossa moeda ainda seria o cruzeiro mas por um grande marketing político eleitotal deram o nome de REAL pra se contrapor ao dollar e vem os quatro anos do primeiro governo FHC com o REAL valendo mais que o dollar ,uma moeda super valorizada e as exportações não existiam mas as pessoas achando uma maravilha em seguida mais um mandato a FHC .O primeiro dia após a eleição o banco central fez uma alta desvalorização do REAL por que o sonho de moeda forte tinha acabado e o BRASIL quebrou .Em 2003 vem o LULA que não criou nem um plano mirabolante ,mas que tirou o BRASIL da dependência dos EUA e da EUROPA e saiu mundo afora vendendo o que o BRASIL tinha de bom, ai vem uma parte da imprensa golpista querendo derrubar o LULA mas ele não caiu e se reelegeu mais forte ainda e hoje o nosso BRASIL é conhecido e respeitado no mundo todo.por isso comento que todos fizeram uu pouco ,mas o que o LULA fez .Roberto desculpe ae eu passei do limite ,mas algumas pessoas não querer enchergar o que o LULA fez pelo o BRASIL è demais.

    ResponderExcluir
  9. O einsten é uma personalidade dúbia, disse que a corrupçao é um grande mal,mas no entanto é o babao mor da cleptocracia caetesense.Vai entender!

    ResponderExcluir
  10. Quando a gente vota em um candidato por mais amigo que ele seja e por mais que a gente goste dele (a) ou não, não tira o direito e a liberdade da gente criticar seus erros, pois o governo representa um conjunto de pessoas que têm a responsabilidade de mudar e preservar os bons costumes e de fazer as coisas andarem corretamente.

    Eu sempre tenho dito que 0s 16 anos de FHC e LULA nós tivemos alguns avanços e alguns retrocessos.

    Avanços:

    As políticas públics implantadas por Fernando Herique Cardoso( Bolsa familia, Pronaf, Créditos via Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) e os Bancos privados têm impulsionado a nossa economia.E as privatizações do setor de Telecomunicações.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal, a Criação do CPMF( que tanto o PT queria que fosse permanente), o Plano Real e as políticas Públicas herdadas do Governo passado foram aproveitadas por Luiz Inácio Lula da silva.

    O maior retrocesso que este país teve fora quanto às REFORMAS POLÍTICAS ( a maior de todas), A REFORMA PREVIDENCIÁRIA, A REFORMA TRIBUTÁRIA E A ADMINISTRATIVA.

    Elas não foram aprovadas e não serão por Dilma Vane Rousseff.

    Por que elas não serão aprovadas?. Por que a classe política representada por todos os partidos e por todos os políticos não têm interesse em aprová-las.

    Essas Reformas não têm que depender do Poder Executivo patavina nenhuma.A iniciativa tem que partir do poder Executivo através de um esboço de um Projeto de Lei.

    Entretanto, quem tem que aprová-las são o CONGRESSO NACIONAL que é quem tem o poder de FAZER, DEBATER,DISCUTIR,aprovar ou rejeitar os Projetos.

    O resto é conversa fiada.

    Por que a Presidenta vai ficar a vida toda discutindo com um Congresso que ganha exatamente muito dinheiro para aprovar ou rejeitar os Projetos.

    Muitos querem tirar proveito com barganhas e mais barganhas.

    Cabe a Presidenta governar o País procurando por ordem na casa e fazendo uma limpeza diante dos erros cometidos por aqueles que ganham bem e tem o dever cívico de zelar pelo patrimônio público brasileiro.

    O resto é conversa fiada repito sempre.

    PROFESSOR -José Luz de Carvalho Irmão.
    Lagoa do Ouro -PE.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA