PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ALCATRAZ - FILMES INESQUECÍVEIS 60º

ALCATRAZ - FUGA IMPOSSÍVEL

O universo das prisões tem rendido ótimos filmes ao longo do tempo. Acredito que há uma curiosidade, por parte do público, a respeito da vida das pessoas atrás das grades. A maioria certamente nem desconfia o que realmente acontece por lá. No cinema e nos livros é que muitos descobrem um misto de fascinação e o horror no dia a dia dos encarcerados.

Dois dos melhores trabalhos nesta área – Um Sonho de Liberdade e Expresso da Meia Noite – já foram enfocados nesta série. Assim como o brasileiríssimo Massacre no Carandiru, bom filme baseado no livro do médico Dráuzio Varella.

Outro longa inesquecível relatando os sofrimentos de um detento é Pappilon, com o saudoso Steve Mcqueen. No mesmo nível está Alcatraz – Fuga Impossível, com direção de Don Siegel tendo Clint Eastwood no papel principal.

Clint, como já tivemos oportunidade de escrever nesta série, começou como ator e terminou se consagrando também como diretor. Antes de brilhar por trás das câmeras fez sucessos em filmes de ação e faroeste. Só com Don Siegel participou de cinco longas: Meu Nome é Coogan, Os Abutres têm Fome, Perseguidor Implacável, Buguilied e o citado Alcatraz.

Siegel deve ter sido um dos principais mestres de Eastwood, na consolidação de sua carreira de bom ator e diretor.

Em Alcatraz, que está praticamente no mesmo nível de Expresso da Meia Noite, Pappillon e Um Sonho de Liberdade, o cineasta americano narra a história de Frank Morris, que é levado para uma prisão isolada, da qual nenhum homem jamais havia fugido.

O longa é baseado numa história real e mostra de forma competente a dureza a que eram submetidos os prisioneiros em Alcatraz, a promiscuidade e a disputa entre os detentos, assim como as arbitrariedades cometidas pelo diretor da fortaleza e seus subordinados.

Desde o momento em que chega, Morris é avisado que nenhum homem jamais conseguiu fugir de Alcatraz. A prisão ficava afastada das cidades, com toda segurança necessária e ainda cercada pelo mar. O cinéfilo é conquistado pelas imagens, pela interpretação dos atores e pela história desde o início. E fica a imaginar que é mesmo impossível sair daquele lugar tenebroso.

Frank Morris (Eastwood), porém, desde o início imagina um meio de escapar da prisão. Enfrenta seus primeiros inimigos dentro do presídio, chega a ser castigado na solitária após reagir a uma agressão e tentativa de assassinato, mas consegue fazer amizades e obter informações necessárias para bolar um plano.

Ele e um pequeno grupo de prisioneiros traçam um projeto ousado de fuga e segundo o próprio Morris as chances de êxito são mínimas.

Usando a inteligência, a habilidade e contando um pouco com a sorte, no entanto, os detentos conseguem saltar as várias etapas, escapando das celas, das grades e dos muros. Usando botes improvisados eles vão ao mar e simplesmente desaparecem.

São procurados por centenas de policiais, mas ninguém consegue saber do paradeiro dos fugitivos. O diretor de Alcatraz, encrencado, tenta se mostrar convencido de que os prisioneiros morreram, porém seus corpos não são encontrados.

Fica evidente que Frank Morris e seus parceiros conseguiram escapar com sucesso e a fortaleza inexpugnável perde a credibilidade. Pouco tempo depois é fechada pelo Governo dos Estados Unidos.

Não existe muita informação disponível sobre este filme, o que não dá para entender, pois é uma excelente obra cinematográfica. Até mesmo o elenco é enumerado em todos os sites apenas com o nome dos atores, sem citação do papel correspondente. Tiver que escrever quase tudo, portanto, baseado apenas no que vi no filme. O trabalho é de 1979, mas tive oportunidade de rever recentemente.

Clint Eastwood naturalmente é a grande estrela do longa metragem e junto com o diretor Don Siegel é o maior responsável pela qualidade do trabalho. Podemos sustentar, porém, que o restante do elenco é de alto nível. O diretor, os demais prisioneiros, os guardas, todos cumprem bem o seu papel e fazem deste não só um grande filme de prisão, mas uma produção acima da média em qualquer gênero. Poderia ser mais lembrado, contudo o Clint tem tanta coisa boa em sua filmografia como ator e diretor, que possivelmente isso ofusca um trabalho ou outro.

FILMES JÁ COMENTADOS NESTA SÉRIE:


  1. Casablanca
  2. O Grande Ditador
  3. A Noviça Rebelde
  4. Um Sonho de Liberdade
  5. Os Brutos Também Amam
  6. Sociedade dos Poetas Mortos
  7. Janela Indiscreta
  8. Suplício de Uma Saudade
  9. ET – O Extraterrestre
  10. A Bela da Tarde
  11. E O Vento Levou
  12. Horizonte Perdido
  13. Gladiador
  14. Silêncio dos Inocentes
  15. Ladrão de Bicicletas
  16. Cidade de Deus
  17. Sexto Sentido
  18. Titanic
  19. O Segredo de Brokeback Mountain
  20. Central do Brasil
  21. Um Estranho no Ninho
  22. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
  23. 2001 – Uma Odisséia no Espaço
  24. Cinema Paradiso
  25. A Felicidade não se Compra
  26. Peg Sue – Seu Passado a Espera
  27. Perfume de Mulher
  28. Tropa de Elite
  29. Rain Main
  30. O Poderoso Chefão
  31. Em Algum Lugar do Passado
  32. Luzes da Cidade
  33. Eles não usam Black-Tie
  34. O Planeta dos Macacos
  35. 2 Filhos de Francisco
  36. A Queda – As Última Horas de Hitler
  37. Forrest Gump
  38. Filadélfia
  39. O Exorcista
  40. A Testemunha
  41. Adorável Professor
  42. Gandhi
  43. Mandela – A Luta pela Liberdade
  44. O Pagador de Promessas.
  45. O Expresso da Meia Noite
  46. As Pontes de Madison
  47. Ben Hur
  48. Encurralado
  49. Amadeus
  50. Carandiru
  51. Os Dez Mandamentos
  52. A Mão que Balança o Berço
  53. O Óleo de Lourenzo
  54. Coração Valente
  55. Vidas Secas
  56. Uma Linda Mulher
  57. Ghost
  58. 10 obras primas contemporâneas
  59. Anatomia de um crime.
  60. Alcatraz – Fuga Impossível

2 comentários:

  1. Caro Roberto,

    Eu acompanho sua série, pois sou uma admiradora do cinema. Hoje, com meus afazeres domésticos já não freqüento mais as salas de exibição, mas estou me preparando para ir assistir ao Planeta do Macacos novo, que dizem ser bom tanto quanto o primeiro além das sofisticações tecnológicas modernas.

    Eu ainda não estou na faixa de idade que me permita a meia entrada. Que pena. Meu velho, já, então pagamos, sempre uma e meia. Eu não espero que venho logo a pagar só uma por nós dois. E quando isto acontecer eu o mando tirar meu ingresso. Tenho horror as filas da terceira idade.

    Esta semana recebi de presente um filme que penso você ainda não comentou, mas tenho certeza que o assistiu que é o My Fair Lady, que aqui parece que ficou como Minha Querida Dama, onde a Audrei Hepburn dá seu show particular como atriz e para mim é um exemplo de cinema em todos os sentidos. Vou ver e curtir mais uma vez o way of life do britânico e suas corridas de cavalos.

    Parabéns por sua série, que nos faz reviver um pouco esta nobre arte. Para não fugir do meu tema principal, se o Planeta do Macacos fosse no Brasil, como seria o nome daquele macaco é um conspirador nato? Parece que seria Zé ....

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela lista de filmes, sei que outros virão, mas, não deixe de ver "A lista de Schindler", um dos filmes mais bonitos que assisti.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA